em Canadá

Conheça o transporte público de Vancouver

A cidade de Vancouver é um dos destinos canadenses mais procurados quando o assunto é intercâmbio. É uma cidade multicultural e receptiva, o que atrai gente de todos os lugares do mundo. Caso você esteja pensando em fazer intercâmbio lá, vamos apresentar o sistema de transporte público da sexta maior cidade do Canadá para que você já vá aprendendo a se locomover!

Conheça o transporte público de Vancouver

O sistema

É importante saber que o transporte público de Vancouver é todo interligado. Seu nome é Translink e ele inclui ônibus, metrô (SkyTrain) e barcos (Seabus). Todos possuem a mesma tarifa, que pode ser paga na hora, o que sai um pouco mais caro, comprada adiantada em blocos de 10 bilhetes ou para o mês inteiro, sai um pouco mais barato.

Outra noção necessária é que a cidade de Vancouver no Canadá é dividida em zonas. As regiões mais próximas do centro (zona amarela) pagam uma tarifa, as um pouco mais afastadas (zona vermelha) pagam outra, um pouco mais cara, e as mais periféricas (zona verde) pagam uma ainda mais cara.

6 motivos para fazer um intercâmbio no Canadá

Os valores dos transportes públicos de Vancouver

O valor da tarifa é o mesmo para todos os meios de transporte em Vancouver, o que varia são as zonas e também para quanto tempo você compra os bilhetes. Existe também o valor de concessão, que se aplica para crianças entre 5 e 13 anos, estudantes entre 14 e 19 anos que tenham um passe especial, idosos acima de 65 anos e deficientes físicos com passe especial. Crianças com 4 anos ou menos, acompanhadas de adultos, andam de graça.

Tarifa Única (Single Fare): Válida por 90 minutos e pode ser usada em qualquer meio de transporte público.

Preço Adulto: Zona 1 $2,75, Zona 2 $4, Zona 3 $5,50,

Preço de Concessão: Zona 1 $1,75, Zona 2 $2,75, Zona 3 $3,75,

Tarifa Econômica (FareSaver): Comprando 10 passes únicos ganha-se um pequeno desconto.

Preço Adulto: Zona 1 $21, Zona 2 $31,50, Zona 3 $42.

Preço de Concessão: Zona 1 $17,50, Zonas 2 e 3 não tem desconto.

Passe Diário (Day Pass): Válido pelo dia inteiro, pode ser utilizado em qualquer meio de transporte público de Vancouver e em todas as zonas da cidade.

Preço Adulto: $9,75.

Preço de Concessão: $7,50.

Passe Mensal (Monthly Pass): Válido pelo mês inteiro, pode ser utilizado em qualquer meio de transporte público de Vancouver e comprado por número de zonas.

Preço Adulto: Por uma zona $91, por duas zonas $124, por três zonas $170.

Preço de Concessão: $52.

Intercâmbio no Canadá: 6 destinos que você tem que conhecer

Os ônibus de Vancouver

Em Vancouver, todos os ônibus são acessíveis a cadeirantes e quase todos oferecem suporte frontal para bicicletas. Existem quase 100 linhas e todas elas fazem ligação com estações de metrô. Os ônibus não têm cobrador, então caso você não tenha o bilhete único ou o antecipado, deverá pagar em moedas e no valor exato, pois a máquina que coleta a tarifa não dá troco.

O SkyTrain de Vancouver

O metrô de Vancouver se chama SkyTrain e conta com três linhas de metrô. O sistema foi construído para a Exposição Mundial de Transporte e Comunicação de 1986 e é todo automatizado. A Expo Line liga o centro da cidade à região suburbana dos distritos de Burnaby e Surrey. Já a Millennium Line fica responsável pelo norte da cidade. Por sua vez, a Canada Line, que é a mais nova das três, faz o transporte do centro da cidade para o distrito de Richmond e também para o aeroporto de Vancouver.

O Seabus de Vancouver

Para fazer o caminho do centro de Vancouver para North Vancouver, você precisará usar o SeaBus, que é uma balsa que faz esta trajetória em mais ou menos 15 minutos. Para pegar a balsa, você terá que ir até a estação de Waterfront, caso esteja em Vancouver, ou então a Lonsdale Quay, caso esteja em North Vancouver. Ambas são acessíveis de ônibus ou metrô. As balsas partem a cada 15 minutos durante o dia e a cada 30 minutos durante a noite.

Intercâmbio nos EUA ou intercâmbio no Canadá. Para onde ir?

Bicicletas em Vancouver

Vancouver possui mais de 300 quilômetros de ciclovias, sejam elas na rua ou em outras localidades. Ciclismo é uma prática muito incentivada e cultivada pelos moradores e se investe bastante em infraestrutura para isto. Os próprios ônibus da cidade possuem suporte para bicicletas em muitos casos. Então, caso o seu intercâmbio seja por um período mais longo, talvez uma bicicleta seja um bom investimento, assim você gasta bem menos em transporte nesta cidade do Canadá.

Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre o sistema de transporte de Vancouver. Agora só falta você vir fazer um orçamento com a Descubra o Mundo e ir conferir se está tudo funcionando direitinho!

Faça seu intercâmbio em Vancouver com a Descubra o Mundo.

Comentários

comentários