em Canadá

Como trabalhar no Canadá: visto ou permissão de trabalho?

Trabalhar no Canadá é uma opção que tem atraído diversos brasileiros. E os motivos são muitos: o país oferece algumas facilidades de imigração, é muito desenvolvido e com alta qualidade de vida, bastante tolerante com imigrantes e, além de tudo isso, muito bonito e agradável de se viver.

No entanto é importante entender algo: não é nada recomendável partir para o Canadá em busca de emprego sem um visto ou uma permissão para trabalhar lá. E é isso que vamos explicar nesta postagem: não tem como trabalhar no Canadá legalmente e de forma viável sem um visto de trabalho ou permissão de trabalho.

E mais: é preciso ter um nível de inglês muito avançado! Se você quer arrumar trabalho no Canadá, aprenda inglês imediatamente!

E a maneira mais rápida de se fazer isso é com um intercâmbio de inglês, de preferência no próprio Canadá.

Aliás, como você vai ver mais adiante, uma das maneiras de trabalhar no Canadá com permissão legal é fazendo cursos de pós-graduação por lá. Veja a seguir mais detalhes e faça seus planos. Trabalhe no Canadá, mas faça isso da maneira certa!

Faça seu intercâmbio no Canadá com a Descubra o Mundo.

Veja também: As TOP 14 opções de escola de inglês em Vancouver!

Como trabalhar no Canadá

A duas maneiras verdadeiramente realistas de trabalhar no Canadá envolvem pedidos de Visto de Trabalho ou a Permissão de Trabalho para estudantes universitários.

Vamos começar pelo mais difícil:

Visto de trabalho no Canadá

Para conseguir isso, uma empresa canadense terá que solicitar o visto para você trabalhar lá. Portanto, você teria que conseguir arranjar um emprego antes de partir para o Canadá, o que não é exatamente fácil, concorda?

Agora, há como trabalhar no Canadá se você for funcionário de uma empresa multinacional que tenha filial no Canadá (ou uma empresa canadense com negócios no Brasil) e ela pedir o visto de trabalho porque quer que você trabalhe lá, em outras palavras: vai transferir você para o Canadá.

Neste caso, as vantagens são enormes: você terá todos os benefícios profissionais, como seguro saúde, descontos em cursos no país, poderá matricular seus filhos em escolas públicas, abrir conta em bancos e outras.

Mas provavelmente não seja esta a opção mais viável para todo mundo. Neste caso, você pode tentar a permissão de trabalho no Canadá!

Saiba mais: Trabalhar em Toronto: aproveite a força desta cidade

Como trabalhar no Canadá com permissão

Há algum tempo atrás até estudantes de intercâmbio de idiomas podiam pedir permissão de trabalho no Canadá. Isso não acontece mais desta forma, é preciso estar matriculado em um curso universitário ou em uma pós-graduação que permita que você trabalhe no Canadá depois de pedir a devida permissão de trabalho. É o chamado Post-Graduation Work Permit (PGWPP), que significa permissão de trabalho após a graduação.

O PGWPP dá direito aos alunos que se formaram em uma instituição universitária do Canadá a fazer parte do mercado de trabalho canadense. E mais, ela ajuda graduados em universidades desse país a se qualificar para residência permanente no Canadá através do processo chamado de Express Entry. A autorização de trabalho não poderá ter mais que 3 anos após o final do curso. Em alguns casos também será permitido trabalhar fora do campus da faculdade enquanto faz o curso, mas somente se os horários não conflitarem com suas aulas.

Mas, antes de conseguir essa permissão, você terá que entrar em uma faculdade ou curso de pós-graduação canadense, o que não é exatamente fácil.

Para entrar em uma escola superior no Canadá você terá que fazer diversos testes e passar por diversas provas, entre outras providências, você terá que:

  • Ter inglês fluente e poder comprovar isso.
  • Evidentemente estar com seu passaporte em ordem.
  • Fazer testes de proficiência em inglês, como IELTS ou TOEFL.
  • Fazer outros testes específicos da área de ensino da faculdade.
  • Enviar comprovantes e diplomas devidamente traduzidos.
  • Cartas de recomendação de professores.
  • Em alguns casos, entrevista pessoal.

Todas estas exigências vão depender da faculdade que você escolher, é claro!

Veja mais: 10 dicas para conseguir uma bolsa de estudos no Canadá

Fique atento: se você conseguir ser aceito em um curso de graduação ou pós-graduação, solicite logo a permissão para trabalhar no Canadá durante os estudos. Você só poderá trabalhar por no máximo 20 horas semanais, mas já é um primeiro passo em busca de contatos profissionais e uma maneira de solidificar um bom currículo com experiências no país e, assim que conseguir a sua Post-Graduation Work Permit, já estará pronto para arrumar um trabalho no Canadá rapidamente!

Confira também: Aproveite as oportunidades de emprego no Canadá

Depois destas dicas, já sabe como trabalhar no Canadá? Se você tem este objetivo, percebeu que ter inglês fluente será fundamental. E fazer um intercâmbio de inglês no próprio Canadá já será uma grande vantagem. Mas se preferir pode procurar outras cidades de outros países com bons cursos de inglês para isso. Nesse caso, use nossa ferramenta de busca de cursos de inglês no exterior e encontre a escola de intercâmbio que tem mais a ver como você:

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

Comentários