em Canadá

Conheça o PATH, a cidade subterrânea de Toronto

Durante um intercâmbio ou uma viagem, prepare-se para encarar frio em Toronto. Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são os mais gelados, com temperaturas que, muitas vezes, não passam dos – 10°C. E, sim: a sensação térmica pode ser ainda mais baixa. E como viver (bem) nesse frio?

Leia também:

PATH a cidade subterrânea de Toronto no Canadá

Você ficará surpreso ao descobrir quão preparadas são as cidades canadenses para o frio – e, consequentemente, as pessoas. Há aquecimento em todos os lugares: casas, escolas, ônibus, supermercados… Por isso, é importante vestir-se com “camadas” de blusas e ir tirando quando for preciso.

Para ninguém desanimar de “viver a vida” nos dias gelados, foi construída uma espécie de cidade subterrânea que ajuda (e muito) durante o frio em Toronto. Parece loucura, mas existe há mais de 40 anos e funciona muito bem! Estamos falando do PATH (“caminho”, em inglês) o maior complexo subterrâneo do planeta, segundo o Guinness Book. Não à toa, o sistema foi copiado por outras cidades ao redor do mundo, como Montreal.

Leia também:

PATH: o complexo subterrâneo de Toronto, Canadá | Path cidade subterrânea?
PATH a cidade subterrânea de Toronto, Canadá

Dentro do Path, a cidade subterrânea de Toronto, existem quatro pisos subsolos e quase 30 quilômetros de extensão em corredores exclusivos para pedestres. O espaço abriga estabelecimentos de todos os tipos: lojas, academias, mercados, restaurantes, cinema, estacionamentos, lavanderias, clínicas médicas… A impressão é de estar andando pelos corredores de um shopping.

Leia também:

Esse é o caminho mais rápido para o centro e, claro, o mais confortável, já que toda a área tem clima controlado artificialmente. Isso significa que, mesmo se estiver nevando do lado de fora, a temperatura do PATH subterrâneo será sempre agradável.

PATH a cidade subterrânea de Toronto, Canadá
PATH a cidade subterrânea de Toronto, Canadá

Além disso, há vários acessos estratégicos ao ambiente externo: cinco estações de metrô estão ligadas ao PATH, além de um terminal de trem, dois shoppings centers (incluindo o maior da cidade, o Eaton Centre), seis hotéis, 50 prédios e 20 garagens de estacionamento. Vários pontos turísticos também têm conexão com o subsolo, como a CN Tower, o The Hockey Hall of Fame, o The Air Canada Centre e o Rogers Centre.

As principais passagens da cidade subterrânea de Toronto, PATH correm paralelas às ruas Yonge Street e Bay Street. O ponto mais ao norte é o terminal de ônibus intermunicipais, o Toronto Coach Terminal, nas ruas Dundas Street e Bay Street. O extremo sul é o edifício do Metro Toronto Convention Centre.

Para quem não conhece, o lugar pode parecer um labirinto. Mas não se preocupe: o complexo é muito bem sinalizado e cheio de informações. No site do PATH você tem acesso ao mapa, à lista de estabelecimentos e a outras informações. Você pode também baixar o aplicativo Toronto PATH para ter tudo isso no celular.

PATH a cidade subterrânea de Toronto, Canadá | Consulte o mapa e o PATH!
PATH a cidade subterrânea de Toronto, Canadá
Consulte o mapa e o PATH!

Se pegar frio, relaxe: não há motivos para se preocupar. Basta um bom casaco e uma dose de disposição pelas ruas do PATH, a cidade subterrânea de Toronto no Canadá! Descubra Toronto.

Faça seu intercâmbio em Toronto com a Descubra o Mundo.

Comentários

comentários