em Canadá

5 roteiros para mochilão no Canadá e dicas sobre visto

O Canadá é um país da América do Norte com clima bem definido durante as estações do ano e bastante procurado por brasileiros que querem aprender ou praticar o inglês.

Durante muito tempo foi ofuscado pelo país vizinho, os Estados Unidos, mas ganhou ascensão merecida ao abraçar um turismo rico e diversificado.

Há muito o que se fazer no país durante o ano inteiro.

Por isso mesmo, fazer mochilão no Canadá é prioridade para apaixonados por viagens e culturas, especialmente  pelos mochileiros, ou seja, quem quer seguir à risca o estilo de mochilar, que nada mais é do que viajar explorando cidades com pouco dinheiro.

Em 8 dias de viagem dá para implementar um bom roteiro para mochilão no Canadá e conhecer lugares lindos no país.

As cidades mais interessantes para fazer mochilão no Canadá são a capital, Ottawa, e as cidades Quebec, Montreal, Toronto e Vancouver, as duas últimas estão entre as mais populares.

Neste post, além de roteiros, daremos dicas de como tirar o visto para o Canadá e quando o documento não é necessário, já que através apenas da retirada do eTA Autorização Eletrônica de Viagem (Electronic Travel Authorization) brasileiros conseguem ir ao país com menos burocracia.

Que tal começar ou terminar seu mochilão no Canadá com um intercâmbio de idiomas?

Saiba mais: O que dizem os brasileiros que moram no Canadá: depoimentos exclusivos

Roteiro Canadá: clima, o que fazer e onde ir?

Bem diferente do Brasil, o Canadá tem clima bem marcado em cada estação.

A temperatura varia entre – 15º e 3ºC no inverno, que acontece entre os meses de dezembro a março. No verão, entre junho e agosto, chega a 33ºC, se parecendo com o clima tropical do Brasil.

Muitos preferem fazer o roteiro do mochilão no Canadá entre maio e junho, quando chega a primavera.

É aí que o calor é ameno por causa das temperaturas que variam entre 9ºC a 18ºC. Ou seja, a temperatura não é forte e há o frescor da primavera, com muitas árvores fazendo sombras, além da paisagem que recebe flores de cores diversas que deixam o país mais bonito.

Depois de escolher a sua estação preferida, é hora de programar o roteiro para fazer o sonhado mochilão no Canadá.

Preparamos um cronograma para 8 dias de viagem. Você pode dividir os dias conforme quiser.

Na dúvida se o Canadá é o Mochilão certo para você? Confira: Como escolher a melhor mochila para fazer Mochilão?

Montreal

  • Bairro Vieux-Montréal, conhecido como a Old Montreal. Tem construções históricas e comércio bastante movimentado.
  • Catedral de Notre Dame e Place d’Armes. A igreja é tradicional na cidade, foi construída há mais de 300 anos. Em frente está a praça principal, Place d’ Armes.
  • Quartier Chinois. Rua com muito comércio e restaurantes. Geralmente fica lotada. A região é famosa por receber a cultura chinesa, então, prepare-se para se deliciar com pratos do país asiático por lá.
  • Vieux-Port, conhecido como Porto Velho. É o Central Park do Canadá. Possui parque amplo, bonito e muito bem cuidado com gramado vivo e estrutura para receber visitantes.
  • RÈSO. É o mundo subterrâneo de Montreal com farto comércio, de muitos segmentos espalhados por 30 quilômetros de túneis.

Quebec

  • Vieux-Québec. A região é dividida em Basse Ville (baixa cidade) e Haute Ville (cidade alta) e compõe um verdadeiro point na cidade.
  • Castelo Chatêau Frontenac. Fundado no século 19, virou abrigo de um hotel de luxo. Tem 650 quartos e 77 metros de altura.
  • Rio São Lourenço. Programa clássico para visitantes e até para moradores, que podem pegar um barco para passear no Rio.

Vancouver

  • Canada Place. Edifício ícone em Vancouver, um centro de exposições de altíssimo padrão para receber teatro, shows e outros eventos. Precisa visitar!
  • Stanley Park. Está na  lista dos melhores parques do mundo. Não deixe de visitar!
  • English Bay. Praia linda, point clássico para assistir ao pôr do sol. De lá, turistas e locais seguem para tomar um sorvetinho na famosa Marble Slab Creamery, sorveteria tradicional do pós-praia, que vende sorvetes em casquinhas coloridas e serve sabores variados e bem diferentes, como o sorvete de cheesecake.
  • Granville Island. É um bairro badalado, com opções de restaurantes, cafés e bares para um happy hour digno de qualquer turista exaustos. É lá onde estão o Dr. Sun Yat-Sen Classical, um parque belíssimo. Passe pela rua Robson Street para ir as compras, já que lá estão as melhores marcas de roupas e opções de compras da região.
  • Chinatown. Se você curte a cultura chinesa, não deixe de conhecer o bairro Chinatown, que pulsa 100% da cultura do país oriental. Comidas, lojinhas e muito mais te aguardam.
  • Grouse Mountain. Montanha enorme a 15 minutos de Vancouver para entrar em contato com a natureza.
  • Capilano Suspension Bridge. Ponte gigantesca, ótima atração para um dia de verão com muito sol.

6 meses em Vancouver, estudando inglês na Global Village

Ottawa

  • Parlamento Canadense. Ottawa é a capital, conhecida pela arquitetura de estilo europeu. O tour pelo parlamento, dado gratuitamente, é uma aula sobre  o centro urbano.
  • Rideau Canal. O Canal vira pista de patinação no inverno, atração clássica para adultos e crianças que podem alugar patins na hora para passear.
  • ByWard Market. Rua comercial para ir às compras e visitar dezenas de lojinhas com produtos e souvenirs para todos os gostos e bolsos.
  • Dows Lake Pavilion. Outro point para quem adora ou quer experimentar a patinação, principalmente caiaque e Stand Up Paddle.
  • Galeria Nacional do Canadá. Para visitar obras de grandes nomes como Rembrandt, Van Gogh, Monet, Degás, Cézanne, Klimt, Picasso e Warhol.

Toronto

  • A CN Tower. Torre de 553 metros de altura para contemplar a cidade do ponto de vista privilegiado.
  • Casa Loma. Castelo de estilo medieval suntuoso.
  • Yonge-Dundas Square. O centro de compras que parece muito com a Times Square de Nova York. Lá fica o Toronto Eaton Centre, o principal shopping da cidade.
  • Royal Ontario Museum. Maior museu de culturas mundiais e história natural do Canadá.
  • Queen’s Park. Região moderna para conhecer bem a arquitetura da cidade.
Confira em nosso blog: Como conseguir vagas no Canadá e oportunidades de emprego

Onde se hospedar? 10 hotéis baratos do Canadá

Fizemos uma selção de algumas hispedahesn baratas no Canadá

  1. The Alexandra Hotel -Toronto
  2. ByWard Blue Inn – Ottawa
  3. Nouvel Hotel & Spa – Montreal
  4. LHotel Montreal – Montreal
  5. Hotel Zero 1 Montreal – Montreal
  6. Hotel PUR, em Sain-Roch – Quebec
  7. Hotel le Priori – Quebec
  8. Samesun Vancouver – Vancouver
  9. YWCA Hotel Vancouver – Vancouver
  10. Times Square Suites – Vancouver

Visto para ir ao Canadá e o eTA

Para fazer mochilão no Canadá é preciso obter visto.

Desde 2017, a autorização eletrônica de viagem (Electronic Travel Authorization), eTA, permite a brasileiros com visto canadense atualizado, ou seja, tirado nos últimos dez anos, ou com  visto americano válido, a isenção de um novo visto para visitar o país.

Ou seja, quem já possui visto para ir ao Canadá pode pedir a autorização eletrônica pela internet através do site do governo. É preciso pagar uma taxa de 7 dólares canadenses.

Vale lembrar que a autorização pode ser deferida ou negada pelo governo canadense. Segundo o protocolo, o viajante está sujeito a uma análise obrigatória.

Caso o eTa seja aprovado, a emissão é feita e o documento passa a ser válido por 5 anos.

Visite o site o governo para obter informações sobre o assunto e preencher o formulário eTa.

Mais dicas: Saiba como conseguir visto para morar no Canadá: Express Entry

Baixe este e-book e saiba como, além do mochilão, fazer intercâmbio no Canadá:

Veja outras sugestões de roteiro de mochilão: