em Canadá

Oportunidades de estudo de medicina no Canadá para brasileiros

Estudar em uma universidade de renome e formar-se como médico é o sonho de muitas pessoas que escolhem a área da saúde como carreira. Devido à alta concorrência dos cursos no país, muitos têm procurado opções internacionais como os cursos de medicina no Canadá para brasileiros, nos quais é possível obter o tão sonhado diploma.

Se você tem esse objetivo e gostaria de estudar em uma faculdade de medicina no Canadá para brasileiros, separamos algumas dicas para ajudar você nesse momento. Confira abaixo e veja tudo o que é preciso para realizar esse sonho no Canadá!

Faça seu intercâmbio no Canadá com a Descubra o Mundo.
Veja também: University Pathway Programs: sua ponte para a universidade no Canadá

Passo a passo: faculdades de medicina no Canadá para brasileiros

Não é fácil passar por todas estas etapas, mas se você não tentar, nunca irá conseguir estudar no Canadá. Seja perseverante, tenha força de vontade e siga nossas dicas.

Proficiência

Como o Canadá é um país de língua inglesa – com regiões francófonas – você precisa checar primeiramente a abertura que elas oferecem para estudantes não nativos do idioma.

  • Intercâmbio: se você pensa em fazer um intercâmbio – ou seja, apenas parte do curso fora do país – , precisa conferir as informações específicas do edital, já que algumas universidades exigem notas menores nos exames de proficiência e cursos de idiomas paralelos à faculdade.
  • Aluno regular: agora, se você pretende ingressar regularmente em um curso de medicina no Canadá para brasileiros, é preciso ter em mente que a maior parte deles requer proficiência no idioma oficial. Os programas para alunos estrangeiros podem até ser mais flexíveis, mas é preciso ter pelo menos um bom conhecimento do idioma e ter resultados nos exames comprobatórios que forem solicitados.

Em inglês, as provas de proficiência mais comuns são o TOEFL e o IETLS. Já para o francês, a prova que mais costuma ser indicada é o DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française).

Confira: TOEFL, Cambridge, TOEIC e IELTS: conheça os testes de inglês avançado

Visto

É claro que para se mudar para outro país você precisa estar em dia com o seu visto e no Canadá não é diferente.

  • Visto temporário: quando você é aprovado em algum programa de estudos no Canadá, você pode tirar um visto de estudante temporário, que tem a duração de três meses. Nesse caso, você pode fazer a renovação quando estiver por lá pelo tempo que for necessário.
  • Agência: como o processo de obtenção do visto é bastante burocrático e você já precisa se preocupar em estudar para os processos seletivos das faculdades de Medicina no Canadá para brasileiros, é indicada uma orientação mais profissional. Se a sua universidade não dispõe de um bom departamento de auxílio e suporte a alunos estrangeiros, não hesite em procurar uma agência de intercâmbio.
DICAS:

Custos

Assim como grande parte das instituições de ensino brasileiras, as faculdades de Medicina no Canadá para brasileiros também possuem taxas que precisam ser pagas para cursar as aulas.

  • Application fee: grande parte das universidades é adepta do pagamento da application fee, que corresponde a uma taxa de matrícula e ingresso. Esse valor não costuma ser muito alto, mas não é reembolsável.
  • Tuition fee: se, no Brasil, pagamos escolas e faculdades com as mensalidades, o modo de pagamento no Canadá é chamado tuition fee. Esse valor é anual e precisa ser pago durante todo o curso e nem sempre pode ser parcelado. Vale pena conferir certinho o valor da universidade em que você está interessado, já que o montante pode pesar no orçamento por precisar ser pago de uma vez. No entanto, em vários casos, o valor costuma ser mais baixo do que o montante das mensalidades brasileiras.
Veja também: Universidade de Calgary “Um mundo melhor através do conhecimento”

Validação

Enquanto o exercício da Medicina no Brasil só requer o diploma, no Canadá é preciso fazer exames para graduados, semelhantes a que os advogados brasileiros precisam fazer na OAB (Ordem dos Advogados Brasileiros).

  • MCCEE: todos os médicos que querem exercer a sua profissão no Canadá precisam fazer o MCCEE (Medical Council of Canada Evaluating Examination). Para os brasileiros, essa prova é exigida tanto para quem faz a graduação lá quanto para quem quer fazer residência.
  • Residência: se você já se formou em Medicina no Brasil e só quer fazer no Canadá a residência ou algum programa de especialização local, precisa primeiramente ser aprovado nesse exame. Sem ele, seu diploma não tem validade no país.
Veja mais: 10 dicas para conseguir uma bolsa de estudos no Canadá

Dúvidas sobre o que é preciso para fazer um intercâmbio no Canadá? Baixe nosso e-book gratuito e esclareça tudo:

Dê uma olhada nestes depoimentos e veja como é bom fazer um intercâmbio no Canadá:

Comentários