em Canadá

Relatos de um intercâmbio em Toronto – ILAC Toronto

Está afim de fazer um intercâmbio em Toronto? Então você não pode deixar de ler as dicas de quem já passou por essa experiência. É para isso que serve a seção EU FUI, criada aqui no blog da Descubra o Mundo. Hoje, conversamos com a Graziela Marchan, de 22 anos, que mora em São Paulo (SP). A Grazi passou 4 semanas estudando inglês na ILAC Toronto.

Veja o que ela achou:


 Por que você escolheu fazer um intercâmbio em Toronto?

O país sempre me chamou a atenção e Toronto é bem parecido com São Paulo, então a adaptabilidade foi melhor.

O que mais gostou e o que menos gostou de sua viagem a Toronto?

Gostei muito da cidade em si. Sempre tinha algo para fazer e, ainda assim, era uma cidade tranquila. Não há nada que eu não tenha gostado.

Art Gallery Of Ontario | Intercâmbio em Toronto, Canadá | Foto: arquivo pessoal/Graziela Marchan
Art Gallery Of Ontario
Intercâmbio em Toronto, Canadá
Foto: arquivo pessoal/Graziela Marchan

Como é o transporte público na cidade de Toronto?

Conversei com as pessoas de lá e de outros países sobre isso, e eles achavam que o transporte era “normal” e que poderia melhorar. Mas, comparado a São Paulo, o transporte público era ótimo, na minha opinião.

Conheça o transporte público de Toronto

Como é o custo de vida em Toronto?

O custo de vida em Toronto é médio. Como fui no verão, tinha um festival parecido com o nosso “Restaurant Week”, chamado Summerlicious. Alguns restaurantes tinham promoções, mas a comida era normal e o preço mediano.

Conheça os pratos típicos do Canadá

Além de estudar em Toronto, o que mais você fazia?

Durante meu intercâmbio em Toronto conheci tudo o que pude conhecer na cidade durante a semana. Já aos finais de semana eu procurava sair da cidade e viajar. Conheci Montreal, Quebec, Ottawa, Niagara City e Nova York, nos Estados Unidos.

Viagem a Nova York, Estados Unidos | Foto: arquivo pessoal/Graziela Marchan
Viagem a Nova York, Estados Unidos
Foto: arquivo pessoal/Graziela Marchan

Como é a vida noturna na cidade de Toronto?

Bem agitada. Toronto é uma grande cidade, com muitos bares, baladas e tem de tudo para fazer a noite. Muitas vezes, a própria escola faz algumas festas também (como festa de interação, festa em barco, entre outras). O legal da cidade é que os bairros são bem separados: tem o Chinatown, Little Italy, a parte portuguesa, grega… Então, dá para conhecer várias outras culturas em um só lugar. Tem comida do mundo todo, por um preço muito bom. Também há baladas para todos os tipos e gostos, mas lembre-se: a idade mínima para entrar é 19 anos e para consumir bebida alcoólica só aos 21.

Noite brasileira no Mana Bar | Intercâmbio em Toronto, Canadá | Foto: arquivo pessoa/Graziela Marchan
Noite brasileira no Mana Bar
Intercâmbio em Toronto, Canadá
Foto: arquivo pessoa/Graziela Marchan

Quais as suas dica de passeio para quem está planejando intercâmbio em Toronto?

Minhas dicas de Toronto são: visitar o CN Tower no entardecer. Paga-se um valor baixo (não chega a 30 dólares) para ter uma vista incrível da cidade toda! Há também um restaurante na CN Tower, cujo preço é um pouco mais caro, mas vale a pena, pois é um restaurante 360º.

CN Tower | Intercâmbio em Toronto, Canadá | Foto: arquivo pessoa/Graziela Marchan
CN Tower
Intercâmbio em Toronto, Canadá
Foto: arquivo pessoa/Graziela Marchan

Como estava o clima? Faz muito frio em Toronto?

Era bem frio de manhã, mas a tarde esquentava bastante. Durante meu intercâmbio em Toronto o clima ficou muito agradável. No verão escurece tarde, lá pelas 20h30, 21h30. Então, dá para aproveitar bastante o dia.

Conheça o clima do Canadá

O que você achou do curso de inglês em Toronto?

Fiz um curso de inglês intensivo na ILAC Toronto, totalizando 28 horas por semana. Gostei muito da escola, bem organizada e grande, com 4 prédios bem próximos. Aprendi muito na escola, mas sem dúvida sair pelas ruas, conversar com outras pessoas e com a família, é o diferencial para o aprendizado.

Onde você morou durante o intercâmbio?

Escolhi morar em casa de família, que ficava a 30 minutos da escola. Moravam comigo mais duas meninas e eu dividia o quarto com uma delas. O banheiro e a cozinha eram compartilhados.

Conheça 6 motivos para fazer um intercâmbio no Canadá

Você recomenda esse tipo de moradia?

Eu recomendo. Além de estarem inclusas as refeições, é uma ótima maneira de praticar o inglês, pois jantávamos todos os dias juntos e conversávamos por horas.

Quais as principais dificuldades que você enfrentou durante seu intercâmbio?

Nos primeiros dias, entender o que era falado era minha maior dificuldade (e fazer as pessoas me entenderem também). Por mais que eu me esforçasse, o nosso sotaque atrapalha bastante.

Intercâmbio em Toronto | Foto: arquivo pessoal/Graziela Marchan
Intercâmbio em Toronto
Foto: arquivo pessoal/Graziela Marchan

Cite algo que chamou a sua atenção sobre a cidade de Toronto

O que mais me chamou a atenção é que em Toronto pouco se vê nativos. Encontrava “de tudo” em todos os lugares, escutava diversos idiomas no metrô. Havia bastante brasileiro, mas espanhóis e coreanos dominavam.

Como foi o atendimento da agência Descubra o Mundo?

Desde as cotações até a volta, o atendimento foi excelente. Tive suporte durante a viagem, pois a DMI se preocupou em saber como eu estava, se estava tudo certo. Mesmo depois, ainda tive suporte da equipe.

Intercâmbio em Toronto | Foto: arquivo pessoal/Graziela Marchan
Intercâmbio em Toronto
Foto: arquivo pessoal/Graziela Marchan

ADORAMOS, GRAZI!

E se você, que acompanha o blog, tem outras dúvidas sobre o Canadá, escreva nos comentários abaixo, fazendo as perguntas para a Graziela ou para a equipe DMI. Vamos ajudar você a fazer as malas!! Descubra o Mundo.

Veja também uma outra experiência muito interessante – EU FUI: relatos de um intercâmbio em Vancouver – VEC Vancouver

Comentários