em Canadá

Estudar em Quebec: como aproveitar ao máximo esta cidade

Estudar em Quebec é uma experiência transformadora. É bem provável que você caia de amores à primeira vista – não será o primeiro nem o último. Quebec, cidade fundada em 1608, conhecida também como “Velha Capital”, orgulha-se de sua história e faz questão de exibi-la em seus museus, galerias de arte, sítios arqueológicos e festivais culturais. Graças à arquitetura secular, é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco e é testemunha de duras batalhas travadas entre França e Inglaterra para conquistar esse território. Se você escolheu a cidade de Quebec para estudar, fez uma ótima escolha. Confira abaixo tudo que ela tem de bom!

Antes de partir Conheça o clima do Canadá

Estudar em Quebec é conhecer um mundo novo!

As muralhas, que um dia serviram para proteger a cidade contra invasões ainda contornam a capital, situada às margens do Rio São Lourenço.  A cidade de Quebec não é uma cidade grande. Apesar de ser capital da província de mesmo nome, não tem nem de longe estilo provinciano. O que se vê é uma atmosfera cool europeia.

Quem escolhe estudar em Quebec deve se preparar para o francês temperado por sotaques e regionalismos. Apesar do soar distante, os sorrisos doces e despreocupados dos falantes nativos exprimem um prazer contagiante pela vida.

Viaje pela história da cidade de Quebec

Quebec proporciona uma agradável viagem ao tempo. Ruazinhas de paralelepípedo, muros de pedras e grandes áreas verdes lembram o Velho Continente. O bairro parisiense de Montmartre, por exemplo, está por toda a parte… A começar pelo Funiculaire e pelas escadarias que ligam Basse-Ville a Haute-Ville – cidades “baixa” e “alta”.

Na Basse-Ville, durante o inverno, enormes esculturas de gelo invadem as ruas. Nessa parte da cidade está localizado o Museu da Civilização que apresenta exposições permanentes sobre a província. Vale um passeio também por uma das áreas mais charmosas de Quebec, o Vieux Port: o porto antigo onde uma caminhada pelo calçadão proporciona uma bela vista para o Rio São Lourenço.

Na Haute-Ville, está La Citadelle, um forte em formato de estrela localizado às margens do rio. Dentro dele, há um museu e, no verão, é possível assistir a troca da guarda. Dentro dos espessos muros da cidade alta estão antigas casas de pedra, igrejas e prédios históricos.

Acima da cidade de Quebec Antiga, no topo da colina, ergue-se o suntuoso Château Frontenac: o hotel de 650 quartos com telhados em forma de torres é um dos principais cartões postais. O tour pelas dependências é bem informativo e o último andar do edifício abriga um observatório cuja vista é espetacular.

Passeios não faltam para quem vai estudar em Quebec

Cantos pitorescos a serem lembrados: a rue Saint-Jean, cheia de prédios antigos, é um concorrido centro comercial; os melhores restaurantes estão na elegante Grande Allée; na Place d’Armes, uma das principais da cidade, se concentram artistas e músicos de rua; objetos de decoração interessantes podem ser garimpados nos antiquários da rue Saint-Paul; a Rue du Petit-Champlain, exclusiva para pedestres, é repleta de lojas charmosas e cafés.

Experimente: Conheça os pratos típicos do Canadá

Quebec: esta cidade tem até carnaval!

Outra especialidade que vai surpreender quem decidiu estudar em Quebec: o carnaval. A atividade mais inusitada do evento é o mergulho coletivo na neve vestindo apenas de maiô de banho. Sempre em fevereiro, são 17 dias de intensa programação: shows, desfiles, festas e festivais gastronômicos agitam a cidade. Esqueça tudo o que você sabe sobre o tema e se jogue – literalmente – no maior carnaval abaixo de zero do mundo!

Veja só: Como é o Carnaval no Canadá? Gelado, porém animado!

Gelada (no inverno) e bem humorada, romântica e agitada, histórica e envolvente, colonial e moderna, francesa e inglesa… Sim, escolha estudar em Quebec e se apaixone pela cidade, é inevitável. Descubra Quebec.

Faça seu intercâmbio em Quebec com a Descubra o Mundo.
Mais 6 motivos para fazer um intercâmbio no Canadá

Comentários