em Canadá

Como fazer intercâmbio no Canadá em 7 passos

Como fazer intercâmbio no Canadá? Esta é sua dúvida? Então saiba que está no lugar certo para saber todas as respostas que precisa. Para fazer intercâmbio, a primeira decisão a tomar é exatamente em qual país fazer o curso. Depois disso, qual cidade, tipo de curso, duração e, no caso do Canadá, você ainda pode escolher entre dois idiomas: inglês ou francês. Para ajudar você a descobrir como fazer intercâmbio no Canadá, vamos dar uma série de dicas para responder a essas e outras perguntas. Afinal, fazer um curso de idioma no Canadá é uma decisão importante em sua vida, é preciso estar atento a cada detalhe.

Faça seu intercâmbio no Canadá com a Descubra o Mundo.

Dicas de como fazer intercâmbio no Canadá

1- Escolha um idioma

Você deve saber que o Canadá tem duas línguas oficiais: inglês e francês. Isso se deve ao fato deste país ter sido colonizado por franceses e ingleses. Atualmente o Canadá é um país independente, com fortes ligações com a Inglaterra, mas sem ter deixado de lado as tradições e o legado francês.

A vantagem de estudar inglês é que esta é a língua internacional, dos negócios. E isso pode ajudar bastante em sua vida profissional e acadêmica. Por outro lado, se você já domina o inglês, desenvolver um terceiro idioma pode potencializar ainda mais seu desenvolvimento profissional, pessoal ou estudantil. Faça sua escolha, a Descubra o Mundo pode indicar diversas escolas de idioma no Canadá.

Como fazer intercâmbio no Canadá de inglês:

Você tem opções nestas cidades e escolas:

  • Calgary: Escola Global Village
  • Halifax: Escola KDGI
  • Montreal: Escolas: Miila, ILSC e ALI
  • Ottawa: Escola Sprachcaffe
  • Toronto: Escolas: PGIC, SEC, Zoni, ILSC, Global Village, Cornerstone, Tamwood, CES, KGIC e ILAC
  • Vancouver: Escolas: PGIC, SEC, Zoni, ILSC, Global Village, Tamwood, Cornerstone, KGIC e  ILAC
  • Victoria: Escolas: KGIC e Global Village

Como fazer intercâmbio no Canadá de francês:

Para este idioma, as opções se concentram em Montreal, e as escolas são as seguintes: Miila, ILSC e ALI.

Confira: Curso de Inglês no Canadá, confira os 13 melhores

2- Como escolher a cidade para fazer intercâmbio no Canadá

Você viu que seu intercâmbio em língua francesa deve ocorrer na cidade de Montreal, onde as tradições e a cultura são muito mais voltadas para a França. Agora, se você escolheu estudar inglês, verifique as características de cada cidade e veja qual combina mais com você. Confira os links e faça sua escolha:

Uma mistura perfeita, saiba o que fazer em Calgary
Cidade de Montreal, a melhor para se viver
Intercâmbio em Vancouver ou Toronto: qual escolher?
Tudo sobre Toronto: 25 dicas para amar esta cidade
12 Dicas Vancouver: tudo que há para curtir nesta cidade

3- Como escolher o tipo de curso de intercâmbio

Existem alguns tipos diferenciados de cursos:

  • Cursos preparatórios para exames: voltados para exames de certificação e proficiência em língua estrangeira
  • Curso específico para o TOEFL: este é um dos mais famosos exames de certificação
  • Curso de Idioma tradicional: você terá aulas para aprender a língua segundo seu nível de conhecimento e idade
  • Curso de Idioma para negócios: focado em ensinar o idioma para quem quer desenvolver a carreira profissional.

Além disso, você pode ter uma carga horária maior ou menor, com cursos intensivos ou semi-intensivos, nos períodos matutino, vespertino ou integral.

Veja alguns depoimentos que podem ajudar você nessa decisão:

EU FUI: relatos de um intercâmbio em Vancouver – VEC Vancouver – Canadá
EU FUI: relatos de um intercâmbio – PGIC Toronto|Curso de inglês em Toronto

4- Como decidir a duração do intercâmbio no Canadá

O tempo que você permanece no país estudando um idioma é determinante para seu aprendizado. Um curso de 1 mês, pode te ajudar a consolidar alguns conhecimentos adquiridos e aprimorar a pronúncia. Cursos de 3 meses serão bem mais adequados para isso e você já pode ter uma noção bem mais interessante da língua. Em 6 meses é bem possível que você adquira fluência e pronúncia invejáveis. Agora, se você permanecer por uma ano estudando, mergulhado na cultura do país, é bem provável que você atinja um nível próximo ao domínio total da língua.

Veja mais: Intercâmbio Canadá: valores para cursos de 1 mês até 1 ano

5- Como tirar visto para o Canadá

Estas providências devem ser tomadas com bastante antecedência. Na verdade, se seu curso for de duração menor que 6 meses, você não precisa de visto de estudante, pode tirar o de turista. Mas o visto de estudante dá a opção de trabalhar, o que pode te ajudar muito! Nesta postagem abaixo você encontrará todas as informações que precisa relativas ao visto, assim como os documentos e um passo a passo.

Confira detalhes: Visto de estudante no Canadá, 4 coisas que você precisa saber

6- Como procurar passagens para o Canadá

Sobre as passagens, o segredo é pesquisar em sites e comprar com a maior antecedência possível. Normalmente, no verão do Hemisfério Norte, junho, julho e agosto, as passagens para o Canadá são mais caras. Já fizemos uma pesquisa indicando os melhores sites para procurar passagens para Vancouver, mas os sites podem achar a melhor oferta de passagem para qualquer destino no mundo.

Veja: 4 sites para encontrar a melhor oferta de passagem aérea Vancouver

7- Como encontrar uma boa hospedagem no Canadá

Algumas escolas de intercâmbio oferecem alojamento, mediante o pagamento correspondente. Ficar em hotéis por um período muito grande, com certeza será muito caro e inviável. O ideal é procurar um apartamento para alugar e até mesmo dividí-lo com um companheiro de estudos. Nesta postagem abaixo, mostramos vários sites que ajudam a encontrar apartamento para alugar em Vancouver, mas eles também funcionam em outras cidades do Canadá.

Veja também: Veja como encontrar apartamento para alugar em Vancouver

Outra opção interessante é o au pair, modalidade de intercâmbio em que você trabalha cuidando de crianças hospedado em uma cada de família, recebe alimentação e ainda algum dinheiro e pode fazer seu curso nos horários determinados para isso.

Mais detalhes: Au pair Canadá: tudo que você precisa saber

Agora que você já sabe como fazer intercâmbio no Canadá, o que está esperando? Comece agora mesmo a tomar as providências e conte com nossa ajuda para que sua viagem seja exatamente como você planejou!

Veja mais: Dicas de intercâmbio no Canadá, para sua viagem ser perfeita

Comentários