em Canadá

Saiba como conseguir visto para morar no Canadá: Express Entry

O Canadá é um país com grande abertura para imigrantes de todo o mundo. Estudantes e até famílias buscam oportunidade no país e querem saber como conseguir visto para morar no Canadá.

Entre os países com melhor qualidade de vida e ensino, morar no Canadá é um objetivo possível, mas que que vai depender da sua organização financeira e forte propósito no exterior.

Reunimos as principais dúvidas sobre como conseguir  visto permanente no Canadá para pessoas que tem interesse em começar uma nova vida no país.

Se você pretende passar um bom tempo no Canadá, uma boa maneira de iniciar seu relacionamento com o país é por meio de um intercâmbio de idiomas.


Intercâmbio Canada 728x90

Saiba mais: 13 melhores escolas de intercâmbio no Canadá

Como conseguir visto para morar no Canadá

Confira as principais informações de como conseguir visto permanente no Canadá.

1- Preciso ter emprego para ir morar no Canadá?

Essa é uma dúvida frequente e a resposta é não.

Claro, seria ótimo ir para o país com um emprego garantido, mas se não for o caso, isso não é um empecilho.

Interessados em morar no Canadá podem conseguir o visto mesmo sem emprego no país e ao chegar procurar uma oportunidade.

Não é fácil e vai depender muito de cada pessoa. A proficiência no idioma e a capacidade empreendedora de criar oportunidades fará toda a diferença.

Não estamos falando de abrir o próprio negócio necessariamente, mas de ir atrás do emprego e disponibilizar-se ao mercado.

O custo de vida no Canadá não é baixo e quem não tiver um emprego no país vai precisar de uma boa poupança para ir se mantendo.

Veja também: Como calcular o custo de vida no Canadá

2- Programas ajudam no processo de trabalhar e estudar no Canadá

O Express Entry é um programa do governo canadense que atende diversos públicos como estudantes, profissionais, família e refugiados.

Ele pode ser muito útil no processo de como conseguir visto para morar no Canadá.

Para participar da seleção vai precisar ter no mínimo o nível intermediário nos idiomas falados no país: o inglês ou o francês.

O processo de como conseguir visto para morar no Canadá vai ser burocrático e exigir uma série de documentações.

A boa notícia é que o país está mais receptivo para imigrantes estrangeiros e se você preencher os requisitos, pode levar em torno de seis meses para finalizar todo processo.

O Canadá, embora seja um país grande, possui uma população pequena, de 35 milhões de habitantes.

Por conta disso, a mão de obra está em falta. Para suprir essa demanda, o país abre portas para imigrantes que desejam morar no país.

Ao escolher como processo de imigração o Express Entry – ou outros programas ligados ao governo – vai precisar preencher um questionário em inglês ou francês.

É importante decidir em qual cidade pretende viver no Canadá e os seus objetivos no país, pois a partir disso a agência irá sugerir as melhores opções e traçar o seu perfil.

Antes das perguntas é preciso informar qual a nota alcançada no teste de proficiência.

Confira: Como saber se meu inglês é básico ou intermediário?

3- Próximo passo: Cadastro no sistema canadense

Após ser comprovada a sua compatibilidade no programa, será enviada uma ficha para registro no banco de dados canadense.

No formulário você irá acrescentar as experiências profissionais, acadêmica e nível de conhecimento nos idiomas francês e inglês.

A nota de proficiência deve ser mencionada, se ainda não tiver feito o teste, esse é uma dos primeiros passos de como conseguir visto no Canadá.

Isso vale para estudantes, trabalhadores ou qualquer público com interesse em imigração legal para o país.

Os seus dados serão incluídos num ranking que o colocará a disposição das empresas canadenses interessadas no seu perfil profissional.

4- Como conseguir visto permanente no Canadá?

Após ser aprovado em todos os critérios anteriores, a o processo de como conseguir um visto permanente no Canadá fica mais acelerado.

Os primeiros colocados no ranking irão preencher o formulário no próprio site.

A instituição vai informar todos os documentos necessários para o seu caso, comprovantes, passaporte, declaração de renda e outros.

Esse processo varia para cada pessoa. O próximo passo de como conseguir visto permanente no Canadá será o pagamento da taxa de Direito de Residência Permanente.

5- Prepare uma boa poupança

O processo de visto e imigração para o Canadá vai exigir uma série de gastos com tradução de documentos, taxas, exames médicos e outros.

Tenha um bom planejamento financeiro nessa fase e prepare-se principalmente no caso do visto permanente ser aprovado e ir morar no país.

Você vai precisar de uma quantia guardada para se manter até conseguir um emprego.

Após efetuar o pagamento de todas as taxas e enviar a bateria de documentos solicitados, você vai aguardar a decisão do Escritório de Cidadania e Imigração do Canadá (CIC).

O processo entrará em análise e vai depender de uma série de fatores. Caso seja necessário, a instituição entrará em contato agendando uma entrevista para esclarecer dúvidas.

Ter parentes próximos que moram no país com visto aprovado ou com cidadania pode ser uma maneira de como conseguir visto permanente no Canadá mais facilmente..

Ao ser aprovado, tanto o visto provisório quanto o permanente dão acesso aos mesmos direitos e deveres dos cidadãos canadenses, exceto ao voto ou a concorrência a cargos políticos.

Interessado em estudar e trabalhar no exterior?

Agora que você já sabe como conseguir visto para morar no Canadá, confira dicas de alguns países onde é possível estudar e trabalhar legalmente fazendo um intercâmbio de idiomas:

Veja estes depoimentos de quem fez intercâmbio na Canadá e adorou:

Comentários