em Canadá

Descubra tudo sobre o Canadá em 12 dicas

Para quem não quer perder tempo e aprender um novo idioma enquanto descobre o mundo, nada como algumas semanas de intercâmbio no Canadá. Você conhece pessoas diferentes, confere de pertinho a rotina do país, se familiariza com a pronúncia correta, habitua o ouvido a compreender com mais facilidade, pratica diariamente como qualquer outro habitante local e, de quebra, ainda tem contato com culturas diversas, faz amizades e conhece lugares impressionantes. É uma experiência para toda a vida, que com certeza você vai querer repetir mais vezes.

Mas por mais que você vá ter surpresas incríveis, é sempre bom pegar dicas e tentar conhecer um pouco mais de tudo sobre o Canadá, um país bilíngue (inglês e francês), banhado por três oceanos: o Atlântico, o Pacífico e o Ártico. É lá, por exemplo, que ficam as Cataratas do Niágara, as incríveis Canadian Rocks e a Canada’s Wonderland, só para você ter uma breve ideia da variedade de atrações e pontos de interesse que o esperam. Pela Descubra o Mundo você pode escolher entre 31 cursos disponíveis em seis cidades para fazer seu intercâmbio, em períodos de 2 a 48 semanas.

Faça seu intercâmbio no Canadá com a Descubra o Mundo.

Então, faça parte dessa viagem e comece descobrindo tudo sobre o Canadá em uma dúzia de dicas muito legais que separamos para você.

Descubra tudo sobre o Canadá

Dica 1. O Canadá é hoje um dos grandes mercados de trabalho para brasileiros e muitos abraçam essa oportunidade justamente depois de fazerem intercâmbio. O país precisa manter um crescimento populacional de 2,2% ao ano para sustentar seu sistema previdenciário, só que a população local reduziu sua quantidade de filhos, portanto, o país aposta nos imigrantes, preferencialmente aqueles que têm até 35 anos, para manter a máquina em funcionamento.

Dica 2. Cuidado com o frio, ele pega mesmo! Mesmo no verão, quando a temperatura em Toronto alcança fácil os 35ºC, ela pode cair consideravelmente. Portanto, casacos, blusas, meias e ceroulas de lã são opções bem legais para a sua mala.

10 motivos e dicas pra uma viagem no Canadá durante o verão

Dica 3. Por falar em mala, coloque também várias meias, principalmente aquelas meias estilo sapatilhas, as puket. Explica-se: é hábito entre os canadenses tirar os sapatos ao entrar nas casas. Mas nem espere ninguém pedir, já chegue desamarrando os cadarços da mesma forma que os locais.

Dica 4.  A capital do Canadá é Ottawa. Você vai se encantar com a paisagem de cores impressionantes e construções históricas contrastando com edifícios modernos. De cara, a Ponte Alexandra, que liga a cidade à vizinha Gatineau, impressiona. Por lá, não falta o que fazer: são dezenas de pontos turísticos e de interesse, entre eles cinco museus, parques, galerias de arte e os belíssimos Palácio Laurier e o Parlamento. Uma viagem de imersão cultural incrível para aprender tudo sobre o Canadá.

Dica 5. Montreal é outra cidade em que você pode fazer intercâmbio. Com seus 4 milhões de habitantes, é um dos principais centros culturais, comerciais e industriais da América do Norte – lá, 53% dos moradores falam tanto inglês quanto francês. A população, aliás, é considerada uma das mais bem educadas do mundo e é lá onde há a maior concentração de universitários.

Curso de Inglês no Canadá, confira os 13 melhores

Dica 6. A Descubra o Mundo além de informar tudo sobre o Canadá, também oferece intercâmbio em Toronto, a maior cidade do Canadá e o centro de vida cultural e intelectual da porção anglófona do país. Como um dos principais centros financeiros do mundo, é também uma das mais diversificadas, com cerca de 49% da sua população não-nascida no Canadá. Mas atenção: desde 2012 ela é também a que tem o maior custo de vida do país, por isso vá preparado.

Dica 7. Você também pode fazer intercâmbio em Calgary, que fica a 80 km das famosas Montanhas Rochosas (ou Canadian Rocks). Seu charme reside em ser uma verdadeira ilha em meio à vasta pradaria, com um estilo de vida extremamente atraente – e frio. Fundada em 1875, é lá que ficam as sedes das principais empresas petrolíferas.

Dica 8. Se você escolher Vancouver para fazer intercâmbio enquanto descobre tudo sobre o Canadá, estará em uma das três melhores cidades do mundo para se viver devido a seus programas de sustentabilidade, inclusão e acessibilidade. A população é bastante reservada e cerca de 30% dos habitantes da região metropolitana são formados por chineses, que vivem em guetos.

Au pair Canadá: tudo que você precisa saber

Dica 9. Para quem gosta de natureza, o intercâmbio em Victoria terá um prazer a mais. A cidade, que é a mais antiga do oeste canadense, recebeu esse nome em homenagem à Rainha Victória. A apenas 25,7 km ou uma hora de ferry-boat de Vancouver, Victoria tem algumas das mais belas paisagens do Canadá. Pertinho da cidade, montanhas, lagos e ilhas são um charme a mais. O curto inverno com pouca neve e o verão com temperatura média de 27ºC torna o lugar ainda mais atrativo. Lá você poderá descubrir tudo sobre o Canadá, sem passar muito frio.

Dica 10. Para quem vai ficar em casa de família (homestay), vale a dica: canadense janta cedo, lá pelas 18h, 19h no máximo, e esta é a principal refeição do dia. Por isso, cai bem avisar sempre que não for participar do jantar em família.

Dica 11. O transporte público canadense é extremamente eficiente, mas sai caro comprar bilhetes unitários. A dica é comprar passes mensais disponíveis no início de cada mês. Se não conseguir, compre cartelas com vários tickets, que também sai mais em conta.

Intercâmbio Canadá: valores para cursos de 1 mês até 1 ano

Dica 12. O horário comercial no Canadá varia de acordo com a cidade, mas na maioria delas é de 9h30 a 21h de segunda a sexta-feira e de 9h às 17h aos sábados e domingos. Quase não há feriados, à exceção do Canada Day (1º de julho), Natal, Boxing Day (primeiro dia útil após o Natal) e Ano Novo. Todos os (poucos) demais sempre caem em uma segunda-feira.

E então, que tal fazer um intercâmbio e descobrir tudo sobre o Canadá? Divida as suas impressões com a gente nos comentários!

Comentários