em Austrália

Cidade de Adelaide, um universo de coisas para se fazer

Aqueles que gostam da mistura equilibrada entre calmaria e agito devem considerar a cidade de Adelaide (na Austrália) . Localizada em uma das extremidades do Golfo de São Vicente, a capital do estado de South Australia tem aproximadamente 1,2 milhões de habitantes e oferece um pouco de tudo aos moradores e visitantes: centenas de cafés, praias, museus, bares, parques, jardins, vinícolas, sol, montanha. O que fazer em Adelaide? A gente conta tudo!

Gostaria de fazer um  intercâmbio na Austrália?

Cidade de Adelaide (na Austrália), a beleza verdadeira

Sydney e Melbourne vivem uma eterna disputa. Mas foi a cidade de Adelaide (na Austrália) que atraiu todas as atenções ao aparecer na lista dos consagrados guias Lonely Planet como uma das melhores cidades para visitar em 2014. A publicação afirma que Adelaide é naturalmente descolada e, assim, se tornou a “perfeita cidade-sede”, abrigando alguns dos mais populares eventos esportivos e festivais de artes e gastronomia do país.

O que fazer em Adelaide (na Austrália)? Praias infinitas e uma beleza deslumbrante

Por ali, são vários quilômetros de praias facilmente acessíveis, a menos de meia hora de carro do centro. Glenelg, localizada em Holdfast Bay, Henley e Aldinga Beach são algumas das mais populares praias da cidade de Adelaide (na Austrália).

Glenelg Beach| Adelaide, Austrália
Glenelg Beach na cidade de Adelaide (na Austrália)
O que fazer em Adelaide?

O que fazer em Adelaide para surfistas

Point de Pondalowic e Yorke Peninsula são ótimas para surfistas, já que concentram as melhores ondas do estado. Um pouco mais a oeste, seguindo pela rodovia principal até a Eyre Peninsula, existem outros bons locais para surf. O Point Sinclair é o mais famoso deles.

Ao norte da Cidade de Adelaide (na Austrália), uma região montanhosa (Mount Lofty) aos poucos vai abrindo espaço para a vegetação desértica do Outback australiano. Aliás, suba até o mirante do monte. A paisagem é de tirar o fôlego, especialmente no fim do dia, quando as luzes lá embaixo começam as ser acesas.

Vista do Monte Lofty | Adelaide, Austrália | Foto: Our Naked Australia
Vista do Monte Lofty
O que fazer em Adelaide, Austrália
Foto: Our Naked Australia

Adelaide e sua natureza espetacular

A cidade é cortada de leste a oeste pelo Rio Torrens, compondo um “T” com a King Willian Street. Em ambas as margens do rio, há belíssimos parques e jardins (aliás, Adelaide é uma das cidades mais verdes do mundo!)

O espetacular Botanic Garden contém uma das maiores estufas do Hemisfério Sul, com uma exibição de plantas de florestas tropicais, incluindo orquídeas, palmeiras e samambaias. Vale admirá-lo aos poucos, sem pressa. Não deixe de ir também ao Adelaide Zoo para se divertir e aprender sobre as diversas espécies australianas como cangurus, coalas e pássaros nativos. Se quiser interagir e ganhar uma foto com um desses bichinhos nativos, não deixe de ir ao Gorge Wildlife Park, fica a 30 minutos da cidade.

O que fazer em Adelaide? Um dos programas preferidos dos moradores de Adelaide é frequentar as áreas verdes da cidade: seja para praticar esportes, relaxar nos gramados ou fazer um picnic entre amigos. Essas cenas são vistas com frequência no Elder Park, um parque público grande, com uma ótima vista da cidade. O local, cortado pelo Rio Torrens, é sempre escolhido para festivais e festas públicas. Aliás, passear pelas margens do rio, indo do Elder Park até a praia de West Beach, onde o rio desemboca, é uma delíciapara quem gosta de andar. São cerca de 15 km e você também pode ir de bicicleta, se preferir. A ciclovia é ótima.

Para quem quer fazer um Churrasco em Adelaide

Se a ideia for relaxar entre amigos na cidade de Adelaide (na Austrália), um bom vinho local não pode faltar – ainda mais se estiver rolando o famoso australian barbie (o churrasco australiano, que comumente é feito nas churrasqueiras públicas).

A Austrália é a quarta maior exportadora de vinho no mundo e o estado de South Australia é responsável por mais da metade da produção. A boa notícia para quem for à cidade de Adelaide (na asutrália) é que as principais vinícolas estão a alguns minutos dali – como a Barossa Valley, localizada a 60 km do centro – e são ótimas opções de passeios curtos de um dia.

Todas as facilidades de Adelaide

A cidade de Adelaide (Na Austrália) é plana e planejada. Portanto, perfeita para se locomover. É muito fácil passear pelo centro sem se perder e dá para fazer quase tudo andando! De todo modo, o transporte público da cidade Adelaide funciona muito bem. O sistema é o Adelaide Metro, que oferece linhas de ônibus, trens e bondes na cidade e região metropolitana. Além disso, andar de bike é muito comum. Há várias ciclovias na cidade e os estudantes usam muito as bicicletas. Ah, assim como em outras cidades do país, o uso do capacete é obrigatório.

A cidade de Adelaide na Austrália e suas construções imponentes

O boulevard mais elegante da cidade de Adelaide é o North Terrace, onde se concentram as mais importantes instituições culturais da cidade. É simplesmente uma delícia passear por ali! Além do parlamento estadual, do Adelaide Casino e do centro de convenções, essa rua arborizada abriga a Galeria de Arte de South Australia, o South Australian Museum e a State Library, biblioteca pública da cidade.

No centro, visite também a grandiosa St. Peter Cathedral e se perca nos parques em frente à catedral.

St. Peter Cathedral | Adelaide, Austrália | Foto: adelaide-australia.blogspot
St. Peter Cathedral
O que fazer em Adelaide, Austrália
Foto: adelaide-australia.blogspot

Não deixe de passear pelo Rundle Mall, que é uma rua exclusiva para pedestres. No verão, vários artistas de rua se apresentam e divertem quem passa ali.

O que fazer em Adelaide: atividades culturais

O Mercado Central, na Gouger Street, merece destaque. O local abriu suas portas pela primeira vez em 1870 e faz parte da cultura de Adelaide. Uma verdadeira mistura de cultura, sabores e cores. Programe-se para tomar um café, comprar produtos naturais e experimentar algumas iguarias locais.

Mercado Central | Adelaide, Austrália | Foto: Australian Traveller
Mercado Central
Adelaide, Austrália
Foto: Australian Traveller

A  cidade de Adelaide na Austrália e suas condições climáticas

O clima de Adelaide é ótimo: mediterrâneo, com invernos frios e úmidos e verões secos e amenos. Os meses mais quentes e secos são janeiro e fevereiro. Julho é o mais frio e chuvoso. Ainda assim, é uma cidade ensolarada praticamente o ano todo. A temperatura média durante o verão é de 29ºC e durante o inverno é de 8ºC.

Adelaide, e seu mundo de festivais

Adelaide é conhecida como “Cidade dos Festivais”. Suas alamedas espaçosas e jardins exuberantes são palco de um calendário ininterrupto de atrações. Todo tipo de aglomeração ocorre pelas ruas (sempre limpas!), especialmente no final do verão, quando o maior festival Fringe no Hemisfério Sul chega à cidade. A Adelaide Fringe é um mês com apresentações de teatro ao ar livre, exposições de arte, performances de artistas de rua, danças, exibições de filmes e música ao vivo. Outros eventos se destacam no calendário, como o WOMADelaide, o Adelaide Festival e o Tour Down Under.

WOMADelaide | Adelaide, Austrália | Foto: Says
WOMADelaide
Adelaide, Austrália
Foto: Says

Frequentemente chamada de “Little Europe”, devido à forte influência britânica, alemã e italiana, a cidade de Adelaide (na Australia) reserva ainda mais surpresas. A cerca de meia hora do centro, está a curiosa Hahndorf: uma cidadezinha toda alemã (lembra muito algumas cidades do sul do Brasil). Passe o dia por lá e não deixe de degustar um típico prato alemão, acompanhado da cerveja típica do sul da Austrália, a coopers!

Clima da Austrália? Sol o ano inteiro! Confira este post e descubra um país deslumbrante

O que fazer em Adelaide? Que tal curtir a vida noturna?

Falando em cerveja, a vida noturna de Adelaide também não decepciona. Além dos festivais e eventos, são dezenas de pubs e bares espalhados pela cidade e cheios o ano todo. Durante sua estadia na cidade de Adelaide (na Austrália), não vai faltar animação depois do pôr-do-sol. Passeie pelas alamedas da cidade, nas quais depósitos e lojas estão dando lugar a bares que servem de tudo, de tapas espanholas à culinária sérvia.

E se todas essas atrações não forem suficientes, sem problemas… É só dar um pulinho em Kangaroo Island, terceira maior ilha do país e considerada uma referência em termos de diversidade de flora e fauna. Ali, você encontrará paisagens deslumbrantes, praias belíssimas, cercadas por rochas e vales. Vale a pena se hospedar por alguns dias na ilha para explorá-la com calma. Essa é considerada também uma das melhores regiões produtoras de mel!! Hmmmm!

Kagaroo Island | South Australia
Kangaroo Island, pertinho de Adelaide
South Australia

Adelaide é assim: moderna, verde, animada, calma, plana e segura. Impossível não se sentir bem e querer ficar mais nessa mistura deliciosa de calmaria e agitação.

intercambio_em_adelaide
Adelaide, Austrália

Comentários