em Austrália

Intercâmbio em Brisbane: para quem quer o melhor!

Intercâmbio em Brisbane é realmente algo que você tem que experimentar. Duvida? Veja aqui tudo que você tem que saber para se convencer a escolher Brisbane para intercâmbio.

Brisbane, com 1 milhão de habitantes, é a terceira maior cidade da Austrália e a capital de Queensland, conhecido como o “Estado Ensolarado”. Ela se diferencia das principais cidades australianas pelo fato de ter sido construída um pouco mais afastada do oceano. Mas a falta de praias não deixa menos interessante fazer intercâmbio em Brisbane.

A cidade, cortada por rios, tem uma infraestrutura preparada para facilitar a prática de esportes. Pode-se correr pelos calçadões, jogar futebol, críquete, golfe ou rúgbi nos campos públicos, pedalar pelas margens do rio Brisbane e até surfar, nadar ou mergulhar na praia artificial do parque de South Bank.

Aliás, quem fizer um intercâmbio em Brisbane, pode dar os primeiros passeios ali mesmo, no bairro de South Bank, que fica na margem sul do rio. A área é lotada de atrações, como uma curiosa praia artificial, parques, uma roda gigante (“The Wheel of Brisbane” – a vista lá de cima é ótima!). O South Bank Parkland, sempre limpo e bem cuidado, conta com um grande jardim, espaço para piquenique, churrasqueira elétrica, um pequeno templo budista, além da tal praia artificial de 2000 m². E sim, parece de verdade, com areia e tudo!

Praia artificial de South Bank | Brisbane, Austrália
Praia artificial de South Bank
Intercâmbio em Brisbane, Austrália

Brisbane: intercâmbio com muita diversão

Mas o que mais impressiona por ali é o complexo cultural que abriga dois dos mais importantes museus da cidade: o Queensland Art Gallery e a Gallery of Modern Art (GoMA).

Aos domingos, vários mercados de pulgas e feirinhas surgem ao redor da cidade. Um dos mais interessantes fica na Little Stanley Street, em South Bank mesmo. É o Young Designers Market, que expõe cacarecos locais de todos os tipos, cheios de cores e criatividade. Outro mercado nesses moldes é o South Bank Lifestyle Market, aberto às sextas, sábados e domingos.

Young Designers Market | Brisbane, Austrália
Young Designers Market
Brisbane, Austrália

Para quem busca algo mais tradicional, o reduto das compras é a Queen Street Mall, que funciona como uma espécie de shopping a céu aberto, recebendo mais de 26 milhões de visitantes ao ano. O local não é só o espaço das marcas (nacionais e internacionais), mas também ponto de encontro e de lazer, já que abriga também restaurantes, cinema, mercados e hotéis. E ai, já está com vontade de fazer seu intercâmbio em Brisbane? Calma que temos muitas outras razões para te mostrar.

Queen Street Mall | Brisbane, Austrália
Queen Street Mall
Intercâmboi em Brisbane, Austrália

Vida noturna: mais um bom motivo para fazer intercâmbio em Brisbane

O bairro de Fortitude Valley, perto da área central de negócios, é onde a vida noturna acontece. Os estudantes se encontram ali, na região próxima a Brunswick Street, onde há dezenas de pubs e casas noturnas. Sextas-feiras costumam ser os dias mais animados. Fique atento às regras locais: após às 3h da manhã, nenhum cliente pode permanecer nos pubs e clubes. A idade para consumo de álcool é 18 anos e é preciso comprovar a idade com o passaporte.

Se quiser algo mais light, confira a programação da Opera Queensland, palco de renomadas apresentações de ópera, musicais e concertos. Por outro lado, um outro tipo de espetáculo também agrada: é aquele cujo palco é o Brisbane Cricket Ground, conhecido apenas como Gabba. Ali, os amantes do esporte têm a chance de ver de perto as partidas de rúgbi, críquete e futebol.

Outro tipo de intercâmbio em Brisbane: partir para as praias!

Brisbane serve como ponto de partida para quem busca diversão em Noosa, Gold Coast ou Sunshine Coast – belíssimas ondas e paisagens a poucos quilômetros dali.

Os dias quase sempre ensolarados são o principal atrativo para quem busca tempo firme e temperaturas agradáveis num clima subtropical. O clima de Brisbane faz muita gente a escolher como destino de intercâmbio. No inverno (junho – agosto), a temperatura fica perto dos 21°C, enquanto no verão (dezembro – fevereiro) não sobe tanto e fica próxima aos 28°C. Nos dias mais quentes, são comuns tempestades mais fortes no fim da tarde, mais ou menos como acontece em grande parte do Brasil.

Dica: Conheça o clima da Austrália

O transporte público da cidade é ideal para quem quer fazer intercâmbio em Brisbane: é impecável, seguro, eficaz e diversificado (nenhuma novidade na Austrália). As três principais opções de locomoção são ferry boats, ônibus e trens. Todos eles são ligados por um sistema integrado. Você pode entrar no site da Translink, traçar rotas e procurar as melhores opções para chegar onde quer. Funciona super bem!

Existem dois tipos de ferry boats: os City Ferries e os City Cats. Os City Cats são barcos catamarã de alta velocidade que levam para vários pontos. Já os City Ferries, são barcos mais tradicionais, que operam em rotas mais curtas. Para longas distâncias até os subúrbios, os trens ajudam bastante e funcionam até a meia-noite.

Se preferir pedalar, alugue uma bike em uma das estações do CityCicle, espalhadas pelas ruas, e vá na fé pelas ciclovias. Mas atenção: use capacete se não quiser tomar uma multa. O uso do acessório é lei em Brisbane e no resto da Austrália.

Na beira do rio Brisbane | Brisbane, Austrália | Foto: Richard Tulloch
Na beira do rio Brisbane
Brisbane, Austrália
Foto: Richard Tulloch

É, opções de transporte não faltam… Adquira o quanto antes um cartão de transporte chamado Go Card: as passagens interligadas são mais baratas assim do que se compradas uma a uma, na hora do embarque.

Confira: Chegou a sua vez: Descubra a Austrália

Quer gastar pouco no dia a dia? Escolha Brisbane para Intercâmbio

O custo de vida em Brisbane é menor em comparação às grandes cidades da Austrália. Os bairros Auchenflower e Toowong são locais com bom custo benefício para quem procura moradia mais acessível. Apesar de não ser a cidade mais procurada para intercâmbio, não se engane: Brisbane é cheia de brasileiros, assim como Sydney e Melbourne.

Quem a conhece se encanta com as áreas verdes em abundância. Impossível não reparar (e invejar!). Além do South Bank Parkland, outros dois se destacam. Situado às margens do rio Brisbane, o City Botanic Gardens (Jardim Botânico) é o segundo maior da Austrália e um ótimo refúgio em meio à agitação dos arranha-céus.

Botanical Gardens | Brisbane. Austrália
Botanic Gardens
Intercâmbio em Brisbane. Austrália

O Roma Street Parkland também é grandioso: é considerado o maior parque subtropical do mundo localizado no centro de uma cidade. O local oferece churrasqueiras elétricas e, por isso, é muito popular entre os estudantes.

Para estreitar ainda mais a relação com a natureza, o Lone Pine Koala Sanctuary, a poucos minutos do centro, é perfeito. Finalmente aqui você terá contato com os famosos, fofos e simpáticos anfitriões: os coalas (e são mais de 130 por lá!). Mas, há outros animais a sua espera, como cangurus, demônio da tasmânia, crocodilos e muito mais. Passeio imperdível!

mum_and_baby_oyako
Coalas no Lone Pine Koala Sanctuary
Intercâmbio em Brisbane, Austrália

Brisbane, mais que intercâmbio, está cheia de atrações turísticas

Entre as atrações turísticas da cidade está o Brisbane City Hall (várias exposições temporárias acontecem ali), localizado na King George Square, bem no centro da cidade. A Old Goverment House (sede antiga do governo) é uma das heranças mais antigas do estado de Queensland. Sua construção foi concluída em 1862 e hoje funciona como casa-museu. A St. Stephen’s Cathedral é a catedral da cidade, em estilo gótico inglês, datada de 1874. Ao lado dela está a primeira igreja da cidade, St. Stephen’s Church.

Calçadas largas, ruas bem cuidadas, parques para todos os lados, museus gratuitos e prédios históricos bem conservados. Trânsito ótimo, ciclovias disponíveis e diversos espaços públicos destinados à prática de esportes. Clima bom, dias ensolarados e vida noturna animada. A terceira maior cidade da Austrália está sempre sorrindo.

É ou não é tudo o que você pediu a Deus? Vem fazer um intercâmbio em Brisbane. Descubra Brisbane.

intercambio_brisbane_cidade1


Faça seu intercâmbio em Brisbane com a Descubra o Mundo.
Assista: 5 cidades australianas em time lapse (para aumentar a sua vontade de fazer intercâmbio!)

O que você precisa saber sobre Brisbane e intercâmbio

– É a terceira maior cidade da Austrália, com 1 milhão de habitantes
– É a capital de Queensland, conhecido como “Estado Ensolarado”
– A cidade não é litorânea, mas é cortada por rios e conta com uma praia artificial (!)
– No verão, são comuns temporais e chuvas fortes no fim do dia

O que tem para fazer em Brisbane durante intercâmbio

– Interagir com coalas e outros animais diferentes no Lone Pine Koala Sanctuary
– Aproveitar os parques e as inúmeras áreas verdes da cidade
– Fazer compras no Queen Street Mall
– Praticar exercícios (como corrida, ciclismo, futebol, volei, rúgbi) em espaços esportivos públicos de excelente qualidade
– Visitar a Queensland Art Gallery, a Gallery of Modern Art, o Brisbane City Hall e a Old Goverment House

Motivos para fazer um intercâmbio em Brisbane

– O custo de vida é mais baixo em comparação a Sydney e Melbourne
– O transporte público é ótimo e interligado por ônibus, ferry boats, trens e bikes
– Brisbane é ponto de partida para belas praias, como Noosa, Gold Coast e Sunshine Coast
– A vida noturna é animada, especialmente no bairro de Fortitude Valley

Repostas para 10 perguntas frequentes sobre intercâmbio na Austrália

Comentários