em Argentina

Passeios em Mendoza, tranquilidade e adrenalina.

Passeios em Mendoza, turismo com T maiúsculo! Montanhas, parques, praças, vinhedos, bares, restaurantes, estradas… naturalmente abençoada, Mendoza tem a paisagem que quiser e te leva para onde você sentir-se melhor.

Com 1.200 vinícolas – caseiras ou pertencentes a multinacionais –, e cenário montanhoso mais marcante do continente, Mendoza reúne em um mesmo destino vinho e neve (nem que seja um pouquinho!), dois dos assuntos prediletos dos brasileiros. A cidade em si é quase toda plana, mas cercada pela impressionante Cordilheira dos Andes, cujos picos permanecem visivelmente branquinhos o ano todo.

Em Mendoza, o verão é quente e úmido. O inverno, gelado e seco, com temperaturas que permanecem abaixo dos 10°C. Não é incomum nevar na cidade.

Turismo em Mendoza, aproveite o clima agradável

Com clima interiorano, intercambistas e viajantes costumam ser muito bem tratados pelos moradores, que geralmente não se importam em ajudar e dar informações. O sistema de transporte é composto basicamente por linhas de ônibus, que dão conta do recado, já que a cidade é relativamente pequena.

Apesar do tamanho, vários estabelecimentos funcionam 24 horas. O serviço público de internet é ótimo e eficiente, o que faz da cidade uma referência nesse aspecto.

A cidade também não perde em nada para Buenos Aires em relação à infraestrutura gastronômica: é fácil encontrar ótimos restaurantes, lanchonetes e cafés, com as mesmas delícias encontradas na capital: das parrilladas as empanadas. Durante as refeições, prefira sempre o vinho (claro!) a outras bebidas alcoólicas, especialmente às cervejas que, provavelmente, vão parecer sem graça a você.

mendoza cidade
Passeios em Mendoza
Turismo em Mendoza

E falando em vinho…

Passeios em Mendoza. Vinho o melhor dos prazeres

Malbec é a uva mais característica da província, mas não é a única.  Ótimos rótulos são produzidos na região com uvas Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Torrontes, Merlot, Pinot Noir e Semillon. Com tanta oferta, as produtoras começaram a investir também em novas experiências para o consumidor que vão além da degustação e incluem piquenique nas propriedades, tratamentos de spa e até exposições de arte.

A festa mais conhecida da região é a Festa Nacional da Vendimia, que atinge o clímax na primeira semana de março, quando é comemorada a colheita da uva. Lojas decoram suas vitrinas com garrafas e uma programação especial de shows, apresentações e desfiles atraem turistas de todos os cantos.

E, claro, independentemente da época, visitar uma bodega em um dos passeios por  Mendoza é obrigatório. Os mais de mil vinhedos da área são um prato cheio não só para os enófilos, mas também para os apreciadores de um bom passeio e de belas paisagens.

Passeios em Mendoza, o que mais fazer

O foco da vida cultural está na região central de Mendoza, mais especificamente nos gramados da Plaza Independencia, onde são realizados, com frequência, shows ao ar livre e feiras de artesanato em volta de uma fonte semicircular.

Outra simpática fonte está localizada a apenas uma quadra de lá, na Plaza España, que também serve de palco para eventos abertos. Quase toda a estrutura – bancos, muretas e fontes – foram delicadamente decoradas com ladrilhos coloridos. O detalhe contribui imensamente para o charme do espaço. Em uma das extremidades da praça, está o monumento do descobrimento da América.

Descubra como é maravilhoso estudar na Argentina

Bem perto dali, está o Museu do Passado Cuyano, instalado em uma mansão aristocrática do final do século 19. A casa abriga grande parte dos pertences do general San Martín, além de móveis e armas da época. Seus passeios em Mendoza vão incluir cultura, aprendizado e muita beleza.

mendoza fonte
Parque General San Martín
Passeios em Mendoza, Argentina

Seguindo pela avenida Sarmiento, a não mais que 1 km de distância da Plaza Independencia, está um dos maiores e mais belos parques da América do Sul: o Parque General San Martín. Um magnífico portão de ferro e bronze convida os visitantes a entrar. Para ter uma ideia da dimensão, o parque tem uma área de 40 hectares e abriga: 34 esculturas, 300 espécies de árvores, um lago, um zoológico (Zoológico de Mendonza), um museu (Museu de Ciências Naturais e Antropológicas), uma universidade (Universidad Nacional de Cuyo), um estádio de futebol (Estádio Malvinas Argentinas), além de jardins, teatros, clubes e centros esportivos. Lá fica também o Cerro de La Gloria, um morro de onde possível ter uma visão panorâmica da cidade. Para explorar os pontos mais afastados, vale alugar uma bicicleta.

O General San Martín foi eleito o segundo melhor parque da América do Sul (atrás apenas do nosso Ibirapuera), segundo a pesquisa ‘Traveller’s Choice 2013’, feita pelo TripAdvisor.

Sem dúvida nenhuma, o local é o ponto alto da cidade e é merecedor de várias e várias visitas, seja caminhando ou pedalando. Certamente, em cada passeio, você descobrirá um novo parque.

Outro símbolo de Mendoza é o Monte Aconcágua, a maior montanha do planeta fora da Ásia que fica a apenas 180 km de distância da cidade. Para chegar até lá, basta seguir pela Ruta 7,  estrada cercada pelos Andes (vista IN-DES-CRI-TÍ-VEL!) que leva até Santiago do Chile. Ao longo do caminho, existem diversos pontos onde é possível praticar esportes radicais como rafting, escalada, caiaque, mountain bike etc. Subir até o topo do Aconcágua é para poucos (pouquíssimos!), mas apreciá-lo em terra firma, depois de um trekking pelo Parque Provincial Aconcágua, já é uma experiência suficientemente inesquecível.

Agora, você sabe sabe o que fazer num passeio de turismo em Mendoza.

Tranquilidade de um lado, adrenalina de outro. Cidade perfeita para estudar, descansar, degustar, conviver, experimentar, arriscar. Do jeito que preferir, Descubra Mendoza.

Que tal conhecer a magia de Mendoza com a Descubra o Mundo?

Comentários