em Argentina

Você sabe como é a gastronomia da Argentina?

Apesar da proximidade, o Brasil não compartilha muitas semelhanças com a gastronomia da Argentina.

As influências da colonização espanhola mesclada com a chegada de alemães e de italianos no começo e em meados do século XX são as principais componentes dos costumes alimentares do país.

Os pratos curiosos e apetitosos dos amigos hermanos atraem pessoas de todo o mundo para estudar gastronomia na Argentina e conhecer mais do universo ligado à gastronomia da Argentina.

Confira abaixo os pratos principais da culinária de lá e prepare-se para saborear essas delícias!

Ao final do posts, confira uma relação das melhores de escolas de gastronomia na Argentina e cursos.

Faça seu intercâmbio na Argentina com a Descubra o Mundo.
Veja também: Descubra o que fazer em Córdoba, Argentina: 14 dicas

Saiba tudo sobre a gastronomia da Argentina

Carnes

Alguns dos pratos da gastronomia da argentina são parecidos com os mais comuns do Sul do Brasil, já que também são originados de costumes dos pampas argentinos, que têm condições semelhantes aos brasileiros.

A carne, por exemplo, é um dos pratos principais do país e é muito comumente acompanhada de queijos e vinhos.

Matambre:

Esse é um dos pratos mais importantes da gastronomia da Argentina. O matambre é feito com um bife cortado na região entre a costela e pele, sendo bem fino.

Ele é recheado com ovos e legumes, como em um rocambole. Depois de costurado, ele é cozido na água ou no leite e, depois disso, assado. Imperdível!

Esse é um dos pratos mais difíceis, por que é bem difícil acertar o ponto, e é um dos mais importantes feitos de quem vai ao país para poder fazer um curso de gastronomia.

Bife de chorizo com papas fritas:

A versão argentinado bife com batata frita não deixa nada a desejar. As carnes de lá são conhecidas em todo o mundo por sua qualidade e é perfeita para pratos mais sofisticados.

O ponto da carne é o segredo: lá é bem mais malpassada que a do Brasil. As papas (batatas) estão sempre presentes, fritas ou na forma de purê.

Não deixe de provar esse prato ou de aprender seu segredo se for fazer um curso de culinária da para aprender a gastronomia da Argentina.

Cozidos

Sabe os famosos cozidos espanhóis, como a paella e outros semelhantes? Eles também são importantes na gastronomia da Argentina, mas aparecem geralmente em versões com mais carne em vez de outros ingredientes tradicionais das receitas espanholas, como o grão de bico.

Locro:

Um dos pratos mais conhecidos na gastronomia da Argentina é o locro, um cozido feito com feijão, milho e abóbora.

O alimento tem um grande valor calórico e nutritivo, sendo consumido principalmente nas regiões mais frias do país, como a região próxima a montanhas.

Adaptar essa receita de acordo com a época e saber a quantidade de temperos é bastante importante e é um elemento fundamental que é aprendido quando se faz um curso de gastronomia da Argentina.

Perfeito para quem quer uma comida quentinha e apetitosa para ajudar contra o frio, não é mesmo?

Carbonada:

Esse prato pode aparentar ser bastante parecido com o locro quando se olha pela primeira vez, mas o gosto é bem diferente.

Além dos ingredientes do locro, são adicionados ingredientes como carnes e batatas, variando conforme a região e a época, e tem a textura de um guisado. As especiarias dão o toque especial: orégano, salsa, tomilho. Até mesmo vinho pode ser adicionado em algumas receitas.

Veja também: 5 destinos de intercâmbio para quem ama comer bem

Doces

E não pense você que os doces não têm vez na gastronomia da Argentina. O clima frio favorece bastante as criações que têm o chocolate como base e é um dos principais responsáveis pelas iguarias doces que são oferecidas no país.

Alfajor:

O alfajor, que já virou queridinho também para os brasileiros, é uma criação da culinária argentina e é um dos mais sucessos do país.

O doce é semelhante ao daqui, que é basicamente uma bolacha ou um bolinho recheado, mas, ao contrário do que é mais comum aqui, os alfajores de lá costumam ter sabores variados: nozes, frutas vermelhas, geleias.

Existem opções para todos os gostos! Não tem como fazer um curso de gastronomia da Argentina e não aprender esse prato, não é mesmo?

Queso y Dulce:

Não pense que mistura de queijos e doces é uma exclusividade do Brasil.

A gastronomia da Argentina também adota a combinação no Queso y Dulce, que é semelhante ao famoso Romeu e Julieta.

No lugar da goiabada, no entanto, os doces costumam ser o Dulce de Batata e o Dulce de Membrillo (marmelada).

Cursos e escolas da gastronomia da Argentina

A Argentina é famosa por uma série de escolas de gastronomia que oferecem excelenets cursos, conheça algumas delas:

Interessado em saborear ou aprender mais sobre a gastronomia da Argentina? Porque não aproveita e faz um intercâmbio de espanhol por lá?

Confira estas dicas:

Comentários