em Argentina

A Argentina também é país do futebol

Essa camisa tem peso… Que bom! Fãs de futebol estão em casa na Argentina, onde o assunto vai muito além das piadinhas e da tradicional comparação “Pelé ou Maradona”.

Em Buenos Aires, há cinco principais equipes, tradicionais e reconhecidas mundialmente: Boca Juniors, River Plate, Vélez Sarsfield, Independiente e San Lorenzo.  Se tiver o privilégio de assistir a uma partida de qualquer um desses times, vá em frente. Afinal, nada como conhecer um estádio em plena atividade para observar o comportamento da torcida, os gritos, a paixão e admirar o habilidoso futebol argentino.

Mas não se esqueça: vá sempre acompanhado (de preferência, com algum nativo) e tome cuidado com os hinchas – torcedores fanáticos, pertencentes a grupos parecidos com as torcidas organizadas brasileiras. Alguns estádios ficam mais afastados do centro, como o Monumental de Núñez, casa do River Plate.

Palco de grandes glórias, é um estádio antigo, enorme e imponente, com capacidade para 65 mil pessoas. Localizado no bairro Nuñez, o ideal é pegar o metrô até a estação Belgrano e, de lá, táxi. O tour inclui visita ao campo, camarotes, salas de imprensa e vestiários. Ao lado do estádio, o Museu River Plate mostra a história do clube.

Victor R. Caivano/AP Photo | Monumental de Núñez, estádio do River Plate
Victor R. Caivano/AP Photo
Monumental de Núñez, estádio do River Plate

Bem mais badalado, o La Bombonera é ponto de encontro de brasileiros. Apesar de ser mais próximo ao centro e às atrações turísticas, não é recomendável ir sozinho à região – La Boca – no fim da tarde e a noite, quando o movimento diminui. O estádio, pertencente ao Boca Juniors, também pode ser visto durante o dia em visitas programadas. Seu formato, que lembra uma caixa de bombons, e proximidade da torcida em relação ao campo impressionam. Por isso, a fama de um verdadeiro “caldeirão” em dia de jogos importantes, quando 49 mil torcedores lotam as arquibancadas.

La Bombonera, estádio do Boca Juniors
La Bombonera, estádio do Boca Juniors

O Boca detém a maior torcida da Argentina e a maior projeção internacional. Por esses motivos, atrai a atenção de estrangeiros que visitam Buenos Aires. Além do tour pelo estádio, o visitante encontra diversas lojas oficiais (e não-oficiais) que vendem camisas e acessórios do time. E que tal um hotel cinco estrelas exclusivo? Inaugurado em 2012  e administrado pela rede hoteleira Design Suites, o Hotel Boca Juniors é o primeiro hotel temático de futebol do mundo. O prédio, claro, é todo decorado com fotos, luzes, cores e telões em dias de jogos e recebe, não apenas torcedores e simpatizantes, mas também os jogadores durante as concentrações. Os hóspedes têm alguns privilégios, como visitas aos treinos, ao Museu Boca Juniors, além de ingressos para as partidas em assentos especiais.

Hotel Boca Juniors: pioneiro do setor
Hotel Boca Juniors: pioneiro no setor

Qualquer que seja a sua preferência, azul e amarelo ou vermelho e branco, saiba que, estando na Argentina, você vai respirar uma atmosfera esportiva contagiante proveniente de torcedores loucos como nós! E não se esqueça: apesar de todas as brincadeiras em uma discussão sobre futebol, a última frase é séria: “Pelé és mejor que Maradona”. E ponto. Descubra a Argentina.

Comentários