em América Latina

Dicas importantes ao fazer turismo pela América Latina

Viajar é uma das melhores experiências que podemos ter. É libertador, gratificante, nos permite conhecer novas culturas, pessoas e lugares. Porém, principalmente ao viajar para um país desconhecido, é sempre bom ter cuidado!

Fazer turismo na América Latina é uma vontade crescente entre os brasileiros. Nossos países vizinhos têm paisagens incríveis, pessoas amigáveis e um preço bem convidativo! Neste artigo daremos dicas e informações sobre como fazer turismo na América Latina.

Veja também: como ir da Argentina para o Uruguai – e vice-versa – facilmente .

5 dicas essenciais para conhecer a América Latina

Tenha essas dicas em mente e aproveite ao máximo sua viagem pelo continente latino!

1 – Tenha paciência

Em países como Peru, Bolívia e Equador as coisas podem nem sempre sair como o esperado. Os ônibus estão raramente na hora, as informações são desencontradas e os planos podem mudar de última hora. Já comprei uma passagem de ônibus na Bolívia para um ônibus que não existia. No fim entrei em qualquer ônibus que ia para o meu destino e me fiz de desentendida (no estilo jeitinho brasileiro) e cheguei ao meu destino.

Muita gente perde a paciência e grita, esperneia e exige por uma organização que simplesmente não existe. Meu ponto é justamente esse, não adianta. É muito mais gratificante ir com a maré, abraçar o novo plano se há alguma mudança e rir das situações inusitadas. Fazer turismo na América Latina vale muito a pena, porém é necessária uma mudança de pensamento e uma coragem para enfrentar o novo!

2 – Tente conhecer pessoas locais

Cidades como Buenos Aires, Montevideo, La Paz, Lima, estão cheias de turistas. É impossível caminhar no centro de Cusco por cinco minutos sem escutar ofertas de tours, massagens, joias e artesanatos. Isso tem sua vantagem, mas também significa que você estará mais propenso a fazer somente os programas turísticos, e não aproveitar tudo o que as cidades tem a oferecer.

Conhecer pessoas locais é acabar em uma cidade com 200 habitantes no meio de um bosque no Uruguai, é conhecer um bar de três andares com cerveja a preço de banana em Buenos Aires, é receber um tour turístico de graça com informações bem mais interessantes do que a de qualquer agência. Para isso, ao fazer turismo na América Latina recomendo muito o Couchsurfing, uma página que reúne pessoas que amam viajar e oferecem um quarto extra, um sofá na sala ou uma companhia por uma tarde.

3 – Organize bem os dias de viagem

Muitas cidades ficam um pouco “mortas” nos fins de semana, principalmente nos domingos. Não é nada agradável chegar em uma cidade sem lugar para ficar, sem um mapa e com poucos lugares abertos para pedir informações. Sempre gosto de chegar em uma cidade nova em um dia de semana, e com a luz do sol. Assim fica fácil se ambientar e encontrar seu hotel/albergue.

Outra boa dica é tomar ônibus noturnos, se a viagem for de 8 horas ou mais. Assim, você chega no seu destino de manhã cedo, além de economizar uma noite de acomodação!

4 – Procure um Free Walking Tour

Ao fazer turismo na América Latina, sempre procure por um FWT! A maioria das cidades possui um tour gratuito, baseado em gorjetas no fim do passeio. Muitas vezes é interessante, e é uma ótima maneira de “se encontrar”, saber onde estão as ruas principais e o que vale a pena fazer. Além disso, é uma boa oportunidade de conhecer pessoas novas que tem o mesmo objetivo que você!

Conheça a imperdível cidade de Córdoba, na Argentina.

5 – Tenha alguns cuidados básicos

Não é especialmente perigoso fazer turismo pela América Latina – já fui roubada na Espanha, em uma cidade teoricamente segura e turística. Alguns cuidados, porém, são necessários ao se viajar a qualquer lugar.

Prefira sempre táxis oficiais, daqueles com placa em cima e o número da placa na porta. Se se sentir muito inseguro, faça uma chamada (verdadeira ou falsa) informando a alguém o número da placa e o nome da empresa do táxi. Nunca, em hipótese alguma, divida o táxi com alguém – se receber uma oferta a RECUSE! Muitos golpes e sequestros acontecem dessa forma.

Em albergues, procure pelos armários e tenha sempre seu cadeado para fechá-lo, guarde nele suas coisas de valor. Procure andar com seus objetos consigo, porta-dólares e pochetes são uma boa hipótese. Pode parecer estranho e nada fashion, mas é a melhor opção. Peru, Bolívia e Colômbia tem artesanatos bem legais.

Ao viajar de ônibus, não coloque seus pertences de mão na parte de cima, principalmente se for uma viagem longa e você for dormir. Prefira estar sempre com eles consigo, ou no colo ou nos pés.

Essas são algumas dicas que todo viajante deve ter em mente ao fazer turismo pela América Latina. Não se deixe convencer por quem diz que é uma opção perigosa ou desinteressante, as paisagens e cidades que você vai conhecer ficarão na sua memória para sempre!

A América Latina também é uma ótima opção para um intercâmbio. Passar mais do que alguns dias em uma cidade vai com certeza melhorar seu espanhol, ampliar seus horizontes e te colocar em contato com a cultura local! Conheça a Descubra o Mundo e faça do seu intercâmbio uma experiência inesquecível.

Leia mais e veja como é fazer um intercâmbio em Buenos Aires ou outros destinos.

Comentários

comentários