em Alemanha

7 motivos para fazer um intercâmbio em Berlim

A Alemanha é o décimo país mais procurado pelos estudantes brasileiros para a realização de intercâmbios, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta). Na Europa, ela perde apenas para Inglaterra, Irlanda, Suíça e Espanha.

Se o seu sonho é estudar por algum tempo fora, reunimos algumas razões para você pensar com carinho na possibilidade de fazer um intercâmbio em Berlim. A capital alemã tem todos os ingredientes necessários para tornar essa experiência inesquecível. Venha com a gente que explicamos melhor!

1 – Língua alemã

O alemão é o idioma materno de 100 milhões de pessoas e é a língua mais falada dentro da União Europeia. Também tem grande importância para o mundo acadêmico: é a segunda língua mais utilizada em publicações científicas e a terceira maior contribuinte em pesquisas. Boa parte dos engenheiros, por exemplo, domina ou pelo menos entende um pouco dela.

2 – História da cidade

Poucas capitais da Europa podem dizer que tiveram tanta importância para os principais eventos do século XX quanto Berlim. As duas grandes guerras mundiais, as longas décadas de Guerra Fria e a queda do muro são apenas alguns dos capítulos de uma história impressionante. Acredite, cada rua da cidade tem algo para te contar durante seu intercâmbio em Berlim.

3 – Cultura

Amantes de museus poderiam passar semanas visitando Berlim: a cidade conta com nada menos que 138 instituições. Há uma variedade fantástica de coleções para conhecer no intercâmbio em Berlim. As mais famosas ficam na chamada “Ilha de Museus”. A visita ao Museu de Objetos, que fica no distrito de Kreuzberg, é indispensável.

4 – Arte e arquitetura

Berlim é um verdadeiro paraíso para quem gosta de arte, não importa se você é fã das obras de Rembrandt, prefere instalações contemporâneas em um bunker da época da Segunda Guerra Mundial ou simplesmente aprecia grafites enquanto caminha pela rua. São mais de 400 de galerias de arte espalhadas pela cidade. Intercâmbio em Berlim significa bagagem cheia de arte e cultura.

5 – Gastronomia

Berlim oferece uma quantidade enorme de opções gastronômicas. Os grandes destaques são as redes de fast food, as barraquinhas de cachorro-quente e os restaurantes dedicados à culinária tipicamente alemã. Aqui vai uma boa notícia: a cidade também conta com opções de pratos típicos de outros países, ou seja, é muito difícil não comer bem por lá durante o intercâmbio em Berlim.

6 – Agitação da vida noturna

Definitivamente, Berlim não é uma cidade calma e a sua noitada pode durar o tanto que você quiser. Em Friedrichshain, existem festas que começam na sexta-feira e só terminam na tarde de domingo. Mas, se você prefere um programa um pouco mais tranquilo, Northern Neukolln, Kreuzberg e Oranienburger Strasse são os destinos certos para você no seu intercâmbio em Berim.

7 – Localização no mapa europeu

É fácil visitar diversos cidades do país ou viajar todo o continente europeu a partir de Berlim. Ao Sul, você pode fazer um cruzeiro no Rio Reno ou se aventurar na Floresta Negra. Além disso, França, Áustria, República Tcheca, Polônia, Dinamarca, Holanda e Bélgica fazem fronteira com a Alemanha, o que torna o deslocamento relativamente rápido e barato durante o intercâmbio em Berlim.

Que tal fazer um intercâmbio em Berlim? Não perca mais tempo e Descubra o Mundo com a gente!

Comentários

  • Conteúdo relacionado por Tag