em Alemanha

7 filmes que você precisa assistir antes de conhecer a Alemanha

Se você pretende fazer um intercâmbio na Alemanha, certamente está ansioso para mergulhar de cabeça na história e na cultura deste interessante país. Então, não deixe de conferir a nossa lista de filmes que se passam em terras germânicas e comece hoje mesmo a sua imersão. Acredite, há muita coisa bacana para ser vista antes da sua viagem!

7 filmes que você precisa assistir antes de conhecer a Alemanha

1 – Adeus, Lenin! (2003)

Às vésperas da queda do Muro de Berlim, Alex Kerner vive com sua mãe, Christiane. Quando Christiane vê o filho participar de um comício anti-comunista, ela entra em coma e perde os eventos de 1989. Depois que acorda, os médicos avisam que qualquer evento chocante pode fazê-la ter um ataque cardíaco. Então, a família passa a fingir que o comunismo ainda existe na Alemanha.

2 – A queda: as últimas horas de Hitler (2004)

Em 1942, o jovem Traudl Junge consegue seu emprego dos sonhos: secretário de ninguém menos que Adolf Hitler. Três anos mais tarde, porém, o império de Hitler se resume a um bunker. Traudl narra os últimos dias do líder nazista, onde ele se enfurece contra traidores que habitam apenas a sua imaginação e tenta comandar exércitos que já não existem.

3 – Os Edukadores (2004)

O filme conta a história de Peter e Jan, dois amigos que invadem casas de pessoas ricas, bagunçam tudo e deixam bilhetes avisando que os seus dias estão contados. Eventualmente, a namorada de Peter pede a Jan que ele a ajude a dar uma lição em um empresário a quem ela deve dinheiro. Os dois invadem a casa dele, mas acabam deixando evidências para trás.

4 – A vida dos outros (2006)

Na Alemanha Oriental, o oficial Hauptmann Gerd Wiesler é designado para espionar o dramaturgo Georg Dreyman e descobrir se ele é leal ao Partido Comunista. No entanto, Wiesler acaba descobrindo que o motivo da espionagem é outro: o Ministro da Cultura cobiça a namorada de Dreyman, a atriz Christa-Marie Sieland, e está disposto a eliminar o seu rival para ficar com ela.

5 – Cupido não tem bandeira (1961)

Baseado em uma peça de teatro escrita pelo dramaturgo húngaro Ferenc Molnár, esta comédia acompanha a vida de C.R. MacNamara, executivo da Coca-Cola que trabalha na porção oriental de Berlim e corre o risco de ser despedido caso não consiga evitar que a filha do seu chefe se case com um comunista. Imperdível!

6 – Cabaret (1972)

Em Berlim, a cantora de cabaré Sally Bowles conhece Brian Roberts, que está concluindo a universidade. Apesar da confusão Brian sobre sua sexualidade, os dois se tornam amantes. Porém, a chegada do playboy Maximilian von Heune complica um pouco as coisas. Um triângulo amoroso se desenrola entre eles durante o colapso da República de Weimar e a ascensão do partido nazista.

7 – Corra, Lola, Corra (1998)

Manni faz parte de uma quadrilha de contrabandistas e esquece 100 mil marcos em um vagão de metrô. Ele tem apenas 20 minutos para contornar essa situação e telefona para Lola, sua namorada, pedindo ajuda. Assim, Lola sai correndo pelas ruas de Berlim para tentar encontrar uma solução e salvar a vida de Manni antes que ele faça alguma besteira.

E então, quais desses filmes você já assistiu? Quais ainda vai assistir? Conte para a gente nos comentários!

Comentários