em África do Sul

Universidades África do Sul: conheça as 3 melhores

Universidades África do Sul existem várias. Se você procura uma boa escola superior na África do Sul, saiba que existem diversas opções distribuídas pelo país. Vamos nos concentrar nas 3 mais importantes para que você possa conhecer um pouco mais sobre elas e tomar uma decisão sobre qual das universidades da África do Sul é a mais indicada para você.

Mas lembre-se: é impossível fazer um curso superior sem compreender plenamente o idioma das aulas! Por isso, muitos alunos optam por fazer um intercâmbio no país antes de iniciar seus estudos. E quanto mais tempo você passar estudando a língua antes de entrar na faculdade, melhor!

Faça seu intercâmbio na África do Sul com a Descubra o Mundo.

As 3 melhores Universidades África do Sul

Universidade de Cape Town

Tendo sido fundada em 1829, a Universidade de Cape Town (UCT) é a universidade mais antiga do país. Seu campus está localizado no chamado Pico do Diabo, na província do Cabo Ocidental. Esta universidade pública se dedica fortemente a pesquisa científica e este esforço e dedicação trouxeram como resultado um total de 5 Prêmios Nobel entre seus alunos! Outra conquista surpreendente desta instituição acadêmica é ter sido em seu hospital que o primeiro transplante de coração ocorreu, graças aos esforços de seus médicos. Apesar disso, atualmente esta universidade não apresenta um número suficiente de professores com nível PhD (doutorado) em relação ao número de alunos.

Mesmo assim, desde 2003 a UCT é considerada a melhor universidade da África no Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo. No ano de 2007, ingressou como a única universidade Africana entre as top 200 da Times Higher Education Supplement e é uma das únicas 4 universidades dentre os chamados países emergentes a constar na lista das 200 melhores universidades do mundo.

A UCT acredita que seus alunos precisam de mais que apenas uma excelente formação acadêmica, precisam ser despertados para o fato de que a consolidação democrática da África do Sul dependerá de profissionais capacitados, como eles, que poderão ser o fator determinante para o desenvolvimento e a transformação dos país.

Se você procura uma universidade na África do Sul, esta deve ser sua primeira opção.

Veja também: Intercâmbio na Cidade do Cabo: a queridinha africana em constante transformação

Universidade Stellenbosch

Das universidades da África do Sul, a Stellenbosch University é classificada como a segunda melhor. Esta universidade pública também se dedica muito a pesquisa, com boa quantidade de publicações. Foi fundada em 1863 na cidade que lhe dá o nome, apelidada de “Cidade dos Carvalhos”, devido ao grande número dessas árvores existentes por lá.

Além das instalações do campus central em Stellenbosch, a instituição também tem campi em Tygerberg, ao norte da cidade, Bellville Park, nos bairros periféricos ao leste e em Saldanha, na baía norte. Esta universidade da África do Sul é famosa por seu Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica, mas ministra cursos nas mais diversas áreas, tais como:

  • Comércio
  • Ciências
  • Artes
  • Militar

Dentre as universidades dos BRICS, esta instituição tem uma boa colocação, ocupando o 30º lugar em qualidade de ensino e o 11º em citações de pesquisas acadêmicas.

Confira alguns números sobre esta universidade:

  • Alunos: 29.393
  • Funcionários: 3.103
  • Funcionários acadêmicos: 990
  • Funcionários não acadêmicos: 2.113

Esta universidade Sul Africana também se classifica como uma das melhores deste continente tão vasto. Por isso, fica com uma boa recomendação para quem procura ensino superior na África do Sul.

Confira: Escolha estudar inglês na África do Sul

Universidade de Witwatersrand

A Universidade de Witwatersrand se caracteriza por ter diversos campi, 5 no total, na área central e norte de Joanesburgo.

Esta universidade, a 3º a ser fundada no país, tem o apelido de “Wits University”, e também se orgulha de estar em 3º lugar no ranking das melhores faculdades africanas do grupo dos BRICS, recebendo a 5º posição no que tange a pesquisas.

Tudo começou como uma Escola de Minas, fundada na cidade de Kimberley em 1896. Depois, mudou-se para Joanesburgo em 1904 e recebeu o nome de Instituto Técnico Transvaal, sendo transformada em universidade 2 anos depois.

Wits, a exemplo das outras universidades da África do Sul, tem uma forte vocação para a pesquisa, sempre voltadas para a inovação e moldadas pelo conhecimento profundo das matérias tratadas.

Dentre suas instalações, esta instituição conta com diversos museus e até um planetário e pode dar suporte acadêmico a um total de 28.000 alunos, orientados por 3.200 professores.

Pensando em estudar em uma universidade da África do Sul? Tenha a Universidade de Witwatersrand em mente na hora de escolher!

Saiba mais: Não passe sufoco. Conheça os diferentes climas da África do Sul

Além destas universidades Sul Africanas que detalhamos, existem mais 3 que você pode pesquisar:

E ai, sentindo-se confiante para frequentar uma universidade da África do Sul? Não perca tempo, mergulhe em nosso site, pesquise tudo que precisa e Descubra o Mundo!

Comentários