em África do Sul

Tudo sobre a África do Sul. Descubra suas dores e delícias

Descubra tudo sobre a África do Sul: um país que encanta quem busca um destino diferente para estudar inglês. Incrivelmente diverso e exótico, é verdade, mas, ao mesmo tempo, muito parecido com o Brasil – mais do que imaginamos!

Faça seu intercâmbio na África do Sul com a Descubra o Mundo.

Tudo sobre África do Sul e sua origem

As semelhanças têm total ligação com o passado. Se voltarmos aos tempos de escola, nos lembraremos das aulas sobre a escravidão e sobre o tráfico de pessoas para o Brasil. Entre nossos antecessores estão portugueses, espanhóis, italianos, alemães e muitos africanos! Não à toa, o continente está totalmente inserido na cultura brasileira, seja na comida, na música ou no comportamento. Infelizmente, compartilhamos também problemas parecidos: Brasil e África do Sul, com suas jovens democracias, vêm tentando se desvencilhar de questões como desigualdades sociais, desemprego, crise na saúde e destruição de riquezas naturais. [Leia mais sobre isso neste artigo publicado no site do IPEA]

Com quase 50 milhões de habitantes, o país é conhecido por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Embora 70% da população sul-africana seja negra, os habitantes são de diferentes grupos étnicos. Para se ter uma ideia, onze línguas oficiais são reconhecidas pela Constituição do país (sim, é uma mistureba!). O inglês é uma delas e é, sem dúvida, o idioma mais ouvido nas ruas, nos órgãos públicos e nos comércios – herança do domínio britânico. Mas, dentro das casas, perde espaço para outras línguas.

A partir de 1994, a África do Sul tornou-se potência emergente na economia, apesar dos contrastes sociais ainda existentes. Isso foi possível graças a pessoas como Nelson Mandela, líder político mundialmente conhecido por libertar o país do apartheid (segregação racial). Apesar de todos os esforços, o preconceito racial ainda está enraizado, mas com grandes avanços. A infraestrutura do país também melhorou muito, especialmente nos últimos anos. Ao conquistar o direito de sediar a Copa do Mundo de 2010, as principais cidades foram repaginadas.

A África do Sul é grande e, por isso, bastante heterogênea. Seu território, cercado pelos oceanos Atlântico e Índico, é cinco vezes maior do que o da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales). O clima temperado é mais um ponto que conta a favor num intercâmbio. A Cidade do Cabo, opção de 98% dos intercambistas, tem o verão seco e quente, enquanto o inverno apresenta características bem parecidas ao sudeste e ao sul brasileiro. Outras cidades procuradas por estudantes estrangeiros são Joanesburgo e Pretória, a capital administrativa do país.

Devido ao clima e a geografia favoráveis, o país tornou-se referência nos esportes radicais: o maior bungee jump do mundo, por exemplo, é sul-africano; surfe, rafting, escalada e trilhas por gigantescos parques naturais também são praticados. São atrações como essas que chamam a atenção de aventureiros das mais diversas partes do planeta em busca de emoção e adrenalina em cenários paradisíacos.

Falando dos esportes mais “normais”, a paixão nacional fica por conta do futebol e do rúgbi. No entanto, há espaço ainda para os fãs de outras modalidades, como tênis, críquete, golfe.

Mas uma das grandes vantagens em saber tudo sobre a África do Sul e em optar por um programa de intercâmbio no país está relacionada à moeda, o rand, que é desvalorizada em relação ao real. Isso reflete no custo de vida no país, que é baixo, principalmente se comparado a outros destinos como Estados Unidos e Inglaterra. Outra boa notícia: se a ideia é fazer um intercâmbio curto (de até três meses), não precisa tirar visto. Por fim, o último plus: a África do Sul é um daqueles países onde é permitido o trabalho entre estudantes estrangeiros.

Os defeitos existem, mas de maneira algum apagam a grandeza, as belezas e o charme do país – ao contrário: talvez, o tornem mais “real” e, consequentemente, mais interessante. Como diria Caetano Veloso, “cada um sabe a dores e as delícia de ser o que é”. Então, prepare-se para aprender, crescer e se surpreender. Descubra tudo sobre a África do Sul. Descubra o mundo!

 Leia também: 6 razões para você fazer um intercâmbio na África do Sul
Tudo sobre a África do Sul | Foto: Gerhard Steenkamp
Tudo sobre a África do Sul
Foto: Gerhard Steenkamp

FICHA TÉCNICA

País: África do Sul
Capitais (são 3): Cidade do Cabo (capital legislativa), Pretória (capital administrativa) e Bloemfontein (capital judiciária)
Idioma: inglês (e outras dez línguas oficiais)
Clima: temperado, parecido com o Brasil
Visto: desnecessário para quem ficar até 3 meses
Moeda: rand (desvalorizado em relação ao real)

Faça seu intercâmbio na África do Sul com a Descubra o Mundo.

Descubra tudo sobre a África do Sul neste vídeo interativo

Se você ainda está pensando em fazer um intercâmbio para estudar inglês, mas ainda não sabe para onde ir, precisa assistir a esse vídeo produzido pela South African Tourism (SAT), a campanha foi batizada de “Simplesmente Extraordinário” e mostra tudo sobre a África do Sul: suas paisagens, restaurantes, esportes, gastronomia e histórias de vida de uma forma muito moderna e inteligente. O internauta pode traçar “caminhos” e decidir o que quer conhecer (e em qual ordem), conforme as informações vão aparecendo na tela.

O melhor de tudo é que os protagonistas são brasileiros: é o casal Everaldo “Pato” e Fabiano Nigol, que também apresentam o programa de viagens no Multishow Nalu Pelo Mundo.

Para assistir ao vídeo clique aqui.

“De todos os lugares que eu viajei até hoje, a África do Sul foi o lugar mais semelhante com o Brasil. É um lugar onde as pessoas estão sempre muito felizes (…). Você vai conseguir ver um safari de verdade a 9 horas de casa.”

(Everaldo “Pato”)
Vista do alto da Table Mountain | Cidade do Cabo, África do Sul | Tudo sobre a África do Sul
Vista do alto da Table Mountain
Cidade do Cabo, África do Sul
Tudo sobre a África do Sul
Praia de Muizenberg | Cidade do Cabo, África do Sul | Tudo sobre a África do Sul
Praia de Muizenberg
Cidade do Cabo, África do Sul
Tudo sobre a África do Sul
Restaurante Pop Up Food Hall | Joanesburgo, África do Sul | Tudo sobre a África do Sul
Restaurante Pop Up Food Hall
Joanesburgo, África do Sul
Tudo sobre a África do Sul

Se você adorou tanto quanto nós deixe seu comentário abaixo. E agora chega de passar vontade em frente ao computador, né? Vá e descubra pessoalmente tudo sobre a África do Sul!


Leia também:

Comentários

comentários