em África do Sul

EU FUI: relatos de um intercâmbio na Cidade do Cabo – Cape Studies

Mais uma intercambista da Descubra o Mundo participou da seção EU FUI, dando o seu depoimento sobre a África do Sul. Dessa vez, conversamos com a Mariana Asson, paulistana de 28 anos, que estudou inglês por três semanas na escola Cape Studies. Ela amou a experiência de intercâmbio na Cidade do Cabo, que foi curta, mas muito proveitosa!

Leia abaixo o nosso bate-papo:

Faça seu intercâmbio na cidade do Cabo com a Descubra o Mundo.

Por que você escolheu fazer um intercâmbio na Cidade do Cabo?

Pelo custo benefício.

Cidade do Cabo: a queridinha africana em constante transformação

O que mais gostou e o que menos gostou de seu intercâmbio na Cidade do Cabo?

O que mais gostei foi a belíssima paisagem da Cidade do Cabo, com a Table Mountain a todo momento de fundo. O que menos gostei foi a quantidade enorme de mendigos pelas ruas.

Como é o transporte público na Cidade do Cabo? 

O transporte público que mais usei foi o mini bus, que funciona como vans que circulam em alguns bairros no Brasil. S0mente pessoas mais simples usam esse meio de transporte, mas eu usei e não tive nenhum problema. Tentava fazer tudo a pé, mas a noite preferia pegar táxi por segurança, principalmente na região de Long Street.

Intercâmbio na Cidade do Cabo | Foto: arquivo pessoal/Mariana Asson
Intercâmbio na Cidade do Cabo
Foto: arquivo pessoal/Mariana Asson

É caro fazer intercâmbio na Cidade do Cabo? Qual o custo de vida?

Achei o custo de vida baixo. Com 1 real compro quase 5 rands. Consegue-se comer e beber muito bem (pratos elaborados) por um preço bem acessível – coisa que no Brasil é quase impossível. Para morar e estudar, gastei três vezes menos do que gastaria se fosse para Europa, Austrália ou Estados Unidos.

Faça seu intercâmbio na cidade do Cabo com a Descubra o Mundo.

Além de estudar na Cidade do Cabo, o que mais você fazia?

No meu tempo livre, tentava aproveitar ao máximo e conhecer tudo. Saía da escola as 15h30 e já ia fazer algum passeio. Fechei vários passeios com a própria escola de inglês, a Cape Studies, que tinha uma programação semanal. Uma van me pegava na escola e deixava na residência. Em Cape Town há de tudo: praias incríveis (Crifton 1,2,3,4, Cape Point), montanha (Table Mountain e Lions Head), shoppings (V&A Water Front), lojinhas de bairro (Sea Point, Green Point, Town), feira livre (Green Market, Old Biscuit Mill), favela (Township – um passeio que vale muito a pena para ver o outro lado de Cape Town)… Enfim, super recomento. Eu amei!!

Intercâmbio na Cidade do Cabo | Foto: arquivo pessoal/Mariana Asson
Intercâmbio na Cidade do Cabo
Foto: arquivo pessoal/Mariana Asson

O que você achou da vida noturna da Cidade do Cabo?

A vida noturna da Cidade do Cabo é bem agitada. Tem de tudo: bar de jazz, hip hop, reggae, música ao vivo. Na Long Street você encontra uma infinidade de bares de todos os gostos. Tem um karaoke muito legal e bem frequentado que chama Dezzes e baladas (Tiger Tiger, 11 etc). Não recomendo andar a pé a noite, pois é perigoso.

Durante seu intercâmbio na Cidade do Cabo, qual curso você fez e em qual escola?

Estudei inglês na escola Cape Studies, no horário das 9h às 12h45 e depois aulas de conversação das 13h30 às 15h30. A escola é excelente, um ambiente bem familiar, que faz você se sentir em casa. Os professores são excelentes, tiram dúvidas e são muito atenciosos. Eu adorei.

Como você avalia o seu aprendizado nesse intercâmbio na Cidade do Cabo?

Acredito que seja impossível aprender inglês em três semanas, mas eu sempre fui muito travada. Entendia o que as pessoas falavam, mas na hora de falar eu travava por vergonha de pronunciar algo errado. E nesse ponto o curso me ajudou muito. Estou conseguindo me comunicar muito mais, tentando explicar com outras palavras quando não sei a palavra que quero. E claro, o meu vocabulário se multiplicou.

Onde você morou durante o intercâmbio na Cidade do Cabo?

Morei na residência da própria escola, localizada em frente a escola e em frente a um supermercado. Muito bem localizada no bairro Green Point. Eu adorei a acomodação. O quarto era enorme, com armário, limpeza diária. A residência é o point dos alunos: todas as sextas fazíamos barbecue e festas. Eu adorei!

Intercâmbio na Cidade do Cabo | Foto: arquivo pessoal/Mariana Asson
Intercâmbio na Cidade do Cabo
Foto: arquivo pessoal/Mariana Asson

Quantas pessoas moravam com você?

Enquanto estive lá, moraram mais quatro garotas: duas alemãs, uma colombiana e uma suíça. O banheiro e a cozinha eram divididos, mas isso não foi um problema. Foi bem legal! Recomendo.

Quais foram as principais dificuldades durante o intercâmbio na Cidade do Cabo?

A principal dificuldade que senti foi a de lidar com diferentes culturas. Cada um tem um jeito no dia a dia. Nós, brasileiros, abraçamos, somos mais calorosos, receptivos, e percebi muito essa diferença com o pessoal da Europa, que são mais frios. Mas isso me deu uma lição enorme de respeitar as diferenças. O clima é bem doido, venta demais, e em um mesmo dia podemos ter de tudo: chuva, frio, calor. Com relação a comida, preferi não me arriscar muito, mas a comida sul-africana é bem temperada.

Qual é sua opinião sobre os sul-africanos?

Em Cape Town, vemos de tudo: brancos, negros, jovens e idosos. Os sul-africanos mesmo tem um sotaque bem puxado e diferente do inglês que estamos acostumados, mas no geral gostam de conversar, saber o que estamos fazendo lá, de onde viemos etc.

Quais nacionalidades estavam por lá “em peso”?

Vi muitas pessoas da Alemanha e do Líbano.

Como foi o atendimento da agência Descubra o Mundo? 

O atendimento foi surpreendente. Quando cheguei em Cape Town, fui ver meus e-mails e já tinha um e-mail da equipe perguntando se cheguei bem. Fiquei muito surpresa. Vi que realmente não estava sozinha, que podia contar com eles, caso precisasse. Recomendo.

Intercâmbio na Cidade do Cabo|Foto: arquivo pessoal/Mariana Asson
Intercâmbio na Cidade do Cabo
Foto: arquivo pessoal/Mariana Asson

UAU, MARIANA!

Adoramos o seu relato sobre o intercâmbio na Cidade do Cabo. E se você que acompanha o blog tem outras dúvidas sobre esse destino, escreva aí em baixo nos comentários :) Descubra a África do Sul.

Veja também como foi a experiência de outras duas pessoas, que também escolheram a Cidade do Cabo para fazer intercâmbio:
EU FUI: relatos de um intercâmbio na Cidade do Cabo – Cape Studies (em vídeo!) Richard Cruvinel.
EU FUI: relatos de um intercâmbio na Cidade do Cabo – África do Sul – Cape Studies – Wagner Lima.

Comentários