em África do Sul

9 filmes sobre a África do Sul e o apartheid

De acordo com o The New York Times, a Cidade do Cabo é o melhor destino de viagem de 2014. Lar de Nelson Mandela depois de quase três décadas de prisão, a cidade atrai muitos turistas e atualmente passa por uma espécie de renascimento cultural. Artistas, designers e arquitetos estão abrindo as portas dos seus estúdios e deixando a cultura da África do Sul ainda mais rica.

Tem vontade de fazer um intercâmbio neste fascinante país? Então, comece a sonhar com a sua viagem desde já! Separamos alguns filmes sobre a África do Sul que vão ajudar você a compreender melhor sua história, além de dar aquela vontade de embarcar o mais rápido possível. Separe um fim de semana, prepare muita pipoca e faça uma maratona!

Faça seu intercâmbio na África do Sul com a Descubra o Mundo.

9 filmes sobre a África do Sul e o apartheid que você “tem” que assistir antes de fazer intercâmbio

1 – Zulu (1964)


Zulu foi o primeiro filme gravado na África do Sul que ganhou reconhecimento internacional. Retrata uma das batalhas mais famosas da Guerra Anglo-Zulu: a de Drift Rorke. Nela, 150 soldados britânicos conseguiram enfrentar nada menos que 4.000 guerreiros zulus. O longa já entrou para várias listas dos melhores filmes de todos os tempos!

2 – Um grito de liberdade (1987)


Situado durante o apartheid, esse filme sobre a África do Sul é baseado em fatos reais. Acompanhamos alguns momentos da vida do ativista Steve Biko e do jornalista Donald Woods. Biko convida Woods para visitar um bairro negro e testemunhar o efeito das restrições impostas pelo governo. Quando Woods entende o ponto de vista de Biko, uma amizade começa a se desenvolver entre eles.

3 – Sarafina! (1992)


O enredo gira em torno de estudantes que se opuseram à aplicação do africâner como língua oficial nas escolas sul-africanas e deram origem ao Levante de Soweto. Sarafina sente vergonha do fato de sua mãe aceitar trabalhar como empregada doméstica na casa de uma família branca e passa a incentivar seus colegas a protestarem depois que uma de suas professoras é presa.

4 – Cry, The Beloved Country (1995)


Esse filme sobre a África do Sul é uma adaptação do romance premiado de Alan Paton. Stephen Kumalo, um pastor negro que vive no interior do país, é convocado para ir à a sua maior cidade, Joanesburgo, onde descobre que seu filho está preso pelo assassinato de um jovem branco. A trama é focada na relação entre Kumalo e James Jarvis, pai do garoto que foi morto.

5 – Infância Roubada (2005)


O lado sombrio de Joanesburgo é revelado neste longa, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no ano de 2006. Acompanhamos a história de Tsotsi, um jovem bandido de rua que rouba um carro e descobre um bebê no banco de trás. Tsotsi leva a criança para o gueto onde vive e começa a desenvolver sentimentos de bondade. Mas será que já não é tarde demais?

6 – Desonra (2008)


David Lurie é professor de uma universidade na Cidade do Cabo. Após um caso com uma de suas alunas, ele perde o emprego e sua reputação. Então, ele se refugia com sua filha, Lucy. No começo, o clima é de harmonia e Lurie encontra a paz. Porém, ele e Lucy são atacados por três homens. Isso faz com que Lurie acabe passando por uma crise por não saber lidar com suas tragédias pessoais e familiares.

7 – Invictus (2009)


Provavelmente, este é o filme sobre a África do Sul mais famoso da nossa lista! Dirigido por Clint Eastwood, Invictus foi estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon. O enredo é baseado em um livro de John Carl e trata da Copa do Mundo de Rugby de 1995, realizada na África do Sul logo depois do fim do apartheid. Freeman interpretou Nelson Mandela e Damon deu vida a François Pienaar, capitão da equipe sul-africana de rugby. Os dois foram indicados ao Oscar de 2010 por suas atuações.

8 – Distrito 9 (2009)


Filmes de ficção científica e África do Sul? Sim! Wikus van de Merwe é um burocrata africâner cuja missão é deslocar uma raça de alienígenas presos no Distrito 9, uma favela de Joanesburgo, para um campo de refugiados. O filme foi indicado a quatro categorias do Oscar de 2010, entre elas a de melhor Melhor Filme e a de Melhor Roteiro Adaptado. Imperdível!

9 – How To Steal 2 Million (2011)


Depois de cinco anos preso, Jack sai da cadeia e descobre que seu parceiro de crimes, Twala, se casou com sua namorada. Então, Jack decide reconstruir sua vida, mas tem um empréstimo negado. Desesperado por dinheiro, ele concorda em ajudar Twala a roubar o próprio pai. No entanto, o plano dá errado. O longa venceu na categoria de Melhor Filme no Africa Movie Academy Awards de 2012.

Veja também:
Trabalho voluntário África do Sul: saiba como fazer
Visto para África do Sul: confira nosso passo a passo
Tudo sobre a África do Sul. Descubra suas dores e delícias

Como você deve ter percebido, a maioria dos filmes sobre a África do Sul  não fogem de temas fortes, como a segregação racial. Agora conta para a gente: quantos você já assistiu, e o que achou deles? Comente!

Faça seu intercâmbio na África do Sul com a Descubra o Mundo.

Comentários