em África do Sul

Clima em Joanesburgo: verões quentes e invernos agradáveis.

O clima em Joanesburgo se classifica como subtropical de altitude. Isso se deve ao fato desta cidade se encontrar em um planalto mais elevado. O tempo em Joanesburgo, por conta disso, se apresenta com verão de temperaturas elevadas e os invernos são mais amenos e agradáveis.

As chuvas se distribuem de forma irregular ao longo do ano, sendo julho o mês em que menos chove e janeiro aquele com mais chuvas. A temperatura média fica em torno de 16°C, mas a cidade não pode ser considerada fria, de forma alguma. A temperatura em Joanesburgo pode chegar a máximas acima de 25°C em janeiro e dezembro e, mesmo em junho e julho, meses mais frios, ela pode se elevar acima de 17°C.

Vamos fazer uma análise do clima em Joanesburgo em cada estação do ano e apresentar gráficos de temperaturas e índices pluviométricos, assim, se você está pensando em fazer um intercâmbio na África do Sul, vai saber exatamente o que te espera e se preparar adequadamente para uma ótima temporada estudando inglês.

Faça seu intercâmbio na África do Sul com a Descubra o Mundo.

Saiba tudo sobre o clima em Joanesburgo

Tempo em Joanesburgo no inverno

  • Período: junho a agosto
  • Temperaturas em Joanesburgo:
  • Diurnas: de 16°C a 19°C
  • Noturnas: de 4°C a 5°C

Você vai encontrar quase sempre o céu azul no inverno de Joanesburgo. Eventualmente algumas ventanias, mas raramente vai chover. O mais provável é que você presencie, no máximo, umas duas pancadas de chuva. Este é, sem dúvida, o período mais seco do ano.

Dicas de roupas:
É bom estar preparado para um tempo variado. Agasalhos leves para o dia e algo mais quente para as noites. Em raros momentos a temperatura em Joanesburgo cai abaixo de zero na madruga, você deve levar algo bem pesado.

Veja: Temperatura África do Sul: ideal para quem quer diversão

Tempo em Joanesburgo na primavera 

  • Período: setembro a novembro
  • Temperaturas em Joanesburgo:
  • Diurnas: de 22°C a 24°C
  • Noturnas: de 11°C a 12°C

As chuvas aparecem aos poucos e vão aumentando, até novembro. Mas esta é uma excelente época para visitar a cidade.

Dicas de roupas:
Roupas bem leves para passar o dia e um casaco não muito pesado para as noites. Ah, é bom ter um guarda-chuva por perto.

Tempo em Joanesburgo no verão 

  • Período: dezembro a fevereiro
  • Temperaturas em Joanesburgo:
  • Diurnas: de 25°C a 26°C
  • Noturnas: por volta de 16°C

Este é o período de mais alta temperatura em Joanesburgo. Esta temporada é também a mais úmida, com chuvas em mais de 50% dos dias de janeiro. Elas vem em pancadas fortes, no final da tarde, mas sempre aparece um pouco de sol entre elas.

Dicas de roupas:
Um guarda-chuva é uma boa pedida, mas não exagere com casacos impermeáveis, porque a temperatura em Joanesburgo vai estar alta. Roupas de algodão, camisetas e bermudas farão parte do seu dia a dia.

Confira: Praias da África do Sul: conheça as 12 melhores

Tempo em Joanesburgo no outono 

  • Período: março a maio
  • Temperaturas em Joanesburgo:
  • Diurnas: de 18°C a 23°C
  • Noturnas: por volta de 7°C

A cidade fica mais vazia e as chuvas diminuem. Por isso, muitos gostam de viajar para lá neste período. Em maio as temperaturas já estarão um pouco mais baixas do que você gostaria, mas as chuvas praticamente desaparecem.

Dicas de roupas:
Nada muito diferente do inverno. Você só não vai precisar de um casaco pesado e é bom se lembrar do guarda-chuva.

Como você pode ver, o clima em Joanesburgo não é muito diferente de algumas regiões do sul do Brasil. Mas se você quer mais alguns dados, nós preparamos alguns gráficos que podem ilustrar melhor como é o tempo de Joanesburgo, dê uma olhada!

Veja mais: Não passe sufoco. Conheça os diferentes climas da África do Sul

Gráfico de temperatura em Joanesburgo

temperatura-em-joanesburgo

Gráficos sobre a chuva em Joanesburgo

clima-em-joanesburgo

tempo-em-joanesburgo

Deu para ver que o clima em Joanesburgo varia um pouco ao longo do ano. E os meses de chuva são mesmo de novembro a janeiro. A temperatura em Joanesburgo é bastante agradável o ano todo, só em alguns momentos do inverno ela pode baixar um pouco. Se animou para fazer seu intercâmbio? Precisa de mais informações? Mergulhe em nosso site e Descubra o Mundo.

Comentários