em Dicas

O que é intercâmbio, como e por quê fazer?

Tem dúvidas sobre o que é intercâmbio? Vamos te ajudar. Na definição clássica dos dicionários, intercâmbio significa “troca”. É que quando os programas de intercâmbio surgiram, a ideia era promover, literalmente, trocas entre estudantes: um brasileiro passava uma temporada na casa de um norte-americano; e um norte-americano fazia o mesmo no Brasil. A prática era mais amigável, mas ainda pouco profissionalizada, burocrática e restrita àqueles com alto poder aquisitivo.

Conheça 5 situações para as quais você deve estar preparado ao fazer intercâmbio

Entenda o que é intercâmbio, como fazer e por quê

Com o tempo, vieram as adaptações e mudanças. A globalização, a disseminação de informações e o desenvolvimento tecnológico tornaram o intercâmbio mais conhecido e, consequentemente, acessível a um maior número de pessoas. Foi assim que, especialmente a partir da década de 90, o termo se popularizou e mais pessoas passaram a ter interesse em saber como é fazer intercâmbio. Hoje, quando falamos em intercâmbio pensamos imediatamente no ato de passar uma temporada no exterior, estudando e/ou trabalhando. Apesar de ser uma ótima experiência, receber um estrangeiro em casa não é mais algo obrigatório.

Assim, fazer um intercâmbio hoje é mais simples e acessível. Em 2012, 175 mil brasileiros – dos quais a maioria pertence à faixa etária dos 18 e os 30 anos – passaram pela experiência de estudar no exterior. Leia mais sobre isso aqui.

O que é intercâmbio, como e por que fazer?
O que é intercâmbio, como e por que fazer?

Entenda o custo de vida na cidade do intercâmbio: sites fazem comparações de preços

O que é intercâmbio? – Entenda os vários tipos

high school, au pair, trabalho + estudo, estudo + viagens, trabalho voluntário, estágio/trainee e, claro, curso de idioma. Sem dúvida, o curso de idioma é o mais procurado pelo fato de proporcionar um ensino formal comprovado por uma certificação. E você sabe: certificados valorizam qualquer currículo.

 Qual é o tempo ideal para o meu intercâmbio?

Há vários tipos de cursos de intercâmbio

Cada qual com seus objetivos específicos. Por isso, é preciso identificar suas necessidades e onde deseja chegar. Os cursos mais comuns são:

  • Estudo

É o curso tradicional de idioma, onde as turmas são divididas de acordo com o nível de conhecimento (do básico ao avançado). O curso pode ser intensivo (combinação de aulas obrigatórias e eletivas, nos dois períodos do dia) ou semi-intensivo (part time –aulas apenas em um período, com tempo livre para lazer e atividades extracurriculares).

  • Business

Voltado para quem quer experienciar o que é um intercâmbio inserido no mercado de trabalho, o curso é indicado àqueles que dominam parcialmente o idioma, mas precisam desenvolvê-lo do ponto de vista dos negócios. Assim, são abordados vocabulários e jargões técnicos, a partir de cases, discussões em grupo e apresentações.

  • Preparatório

Para quem já domina um idioma estrangeiro (mínimo: nível intermediário), mas precisa se preparar para os exames de proficiência, que garantem certificações internacionais de peso. Os cursos contam com orientações voltadas para a resolução das provas. > Exemplos de exames de língua inglesa: Cambridge FCE, Cambridge CAE, Cambridge CPE, IELTS, TOEFL iBT& TOEIC.

Querendo fazer intercâmbio? Temos opções para o mundo inteiro, confira!
Decidindo para onde ir? Veja qual o nível de inglês que você precisa para fazer intercâmbio

E por quê fazer um intercâmbio?

Não faltam motivos para fazer um intercâmbio. Mas hoje em dia, uma vivência no exterior é pré-requisito para muitas vagas de emprego. Para citar mais algumas razões:

  • Aprender e praticar um idioma estrangeiro;
  • Ganhar experiência;
  • Turbinar o currículo;
  • Ser mais competitivo e valorizado no mercado de trabalho;
  • Aprender a ‘se virar’;
  • Ampliar horizontes e conhecer novas culturas;
  • Tornar-se mais flexível e tolerante;
  • Ter contato com pessoas diferentes e fazer novas amizades;
  • Passar a dar valor à casa, família, comida da mamãe…
  • Saber lidar com a distância e com a saudade;

Talvez, você precise de um intercâmbio, mas ainda não se deu conta. Veja quais são os principais “sintomas” aqui.


Agora que você já sabe o que é intercâmbio, o que está esperando?

Agarre as oportunidades e encare fazer um intercâmbio como um investimento necessário. Planeje-se e Descubra o Mundo.

“Quem diz que a infância é a melhor fase da vida, nunca foi intercambista!”

O que é intercâmbio, como e por que fazer?
O que é intercâmbio, como e por que fazer?

Comentários