em Dicas

3 dicas para ouvir músicas em inglês e praticar o idioma

Ouvir músicas em inglês  (e prestar atenção na letra) é uma das formas mais didáticas e envolventes de ampliar o vocabulário e treinar os ouvidos em outra língua. Melhor ainda se a intenção é aprender e praticar: afinal, o que não faltam são músicas no idioma. Se você já fez um intercâmbio ou está voltando agora, é essencial ver filmes e ouvir músicas em inglês para mantê-lo fresco na cabeça; se ainda não foi, é preciso praticar o básico antes de chegar ao destino.

Bom, dá para ouvir música hoje em dia em quase todos os lugares: no carro, na academia, no ônibus, no trabalho. Mas se você quiser realmente praticar o inglês (e entender o que está cantando!), é preciso um pouco mais de concentração.

Quais são as melhores músicas em inglês para ouvir e aprender o idioma? A resposta é muito simples: todas aquelas que seu gosto musical permitir! Quanto mais melhor!

3 formas interessantes de ouvir músicas em inglês para aprender

1. Aprenda jogando ♪♫

No site Lyrics Training o usuário escolhe a música em inglês que quer ouvir e completa os espaços em branco com as palavras que faltam. É exatamente como o exercício clássico de listening de um curso de inglês, mas neste caso, você pode fazer em casa e escolher uma música que interessa. É possível selecionar também seu nível: Beginner (iniciantes), Intermediate (intermediário) e Expert (especialista). Se quiser acumular pontos ou competir com outros participantes é necessário se cadastrar.

Site 'Lyrics Training'
Site ‘Lyrics Training’

2. Cantando e tocando ♫♭

Outra estratégia para treinar o idioma é ouvir músicas em inglês e adivinha?! Cantar para praticar! Mico demais? Bom, se o problema for a timidez ou a (falta de) afinação, relaxe: você pode fazer isso sozinho, na privacidade do seu quarto. É simples: entre no Youtube, digite o nome de uma banda, artista ou música juntamente com a palavra karaoke. Vão aparecer vááárias opções de vídeos e canais específicos (Karaoke Channel) que reproduzem exatamente a tela de um karaokê: som instrumental + letras. É só acompanhar e soltar o gogó! E se o seu talento for além e você ainda souber tocar um instrumento, melhor ainda: dessa mesma forma você pode tocar e acompanhar a letra em sites como Cifraclub, Cifras, Showbiz etc.

Canal do Youtube 'Karaoke Channel'
Canal do Youtube ‘Karaoke Channel’

3. Lendo ♫♩

Ok, se a sua especialidade não é jogar, nem cantar ou tocar, você pode simplesmente ler as ‘histórias’ contadas nas músicas em inglês. Existem vários sites por aí especializados em disponibilizar letras na internet. Alguns, inclusive, com as respectivas traduções em português para você saber exatamente do que se trata a canção (Vagalume, Lyrics, Letras etc.). No Youtube, você encontra também essa mesma possibilidade em vídeos com legendas. É só digitar o nome da música juntamente com a palavra lyrics. Sempre vão ter boas opções de gêneros variados!

Site de letras 'Vagalume'
Site de letras ‘Vagalume’

____

Sempre é hora de ouvir músicas em inglês para treinar os ouvidos e a língua – e, claro, planejar o próximo intercâmbio. What are you waiting for? Show time! Procure as músicas em inglês que você mais gosta para ouvir e praticar.

Procurando opções de cursos ou escolas nos EUA? Confira nossas opções de pacotes para realizar essa aventura!

Comentários