em Viagem

Volta ao mundo de bicicleta: dicas para uma viagem incrível e segura

Você é um fã do pedal e de viagens? Dar a volta ao mundo de bicicleta é o seu sonho, mas acha complicado?

Fique tranquilo, daremos algumas dicas para facilitar o caminho para transformar esse desejo em realidade! Não desista dele, essa pode ser uma experiência incrível, basta se planejar direitinho e botar a bike na estrada!

Viajar de bicicleta pode ser uma alternativa para aqueles que são apaixonados pelos detalhes, pois você pode pedalar devagar e fazer pausas nas cidades ou paisagens que encontrar pelo caminho, o que permite estar sempre muito próximo da vida real do local.

Mas para dar a volta ao mundo de bicicleta é necessário se preparar muito bem e com muita antecedência, checar detalhes como equipamentos, seu preparo físico e emocional, bagagem, roteiro, hospedagem e deslocamento.

Nesta postagem, vamos dar várias dicas sobre cada um desses pontos. Preparado para essa aventura?

Já pensou em quantos idiomas diferentes você vai ouvir durante essa viagem? E se você desse uma pausa, de vez em quando, para fazer um intercâmbio e aprender uma língua nova?

Intercâmbio Institucional 728x90

Saiba mais: Quanto custa fazer intercâmbio: da passagem ao curso!

Dicas para dar a volta ao mundo de bicicleta

Equipamento, preparo físico, o que levar, onde ficar e outras dicas para quem quer conhecer o mundo de bicicleta.

Vamos começar pelos equipamentos:

O essencial é prezar pelo seu conforto, independente do modelo de bike que escolher, o mais importante é fazer adaptações ao seu corpo e assim, estar preparado para a viagem da forma mais segura possível.

As mais indicadas nestes casos são as bikes de cicloturismo, usadas para longas distâncias e bicicletas de montanha, que se adaptadas, trocando algumas peças, é possível conseguir uma postura mais propícia para viagens maiores.

Estes não são modelos fáceis de encontrar, por isso, é necessário consultar especialistas em equipamentos e modelos de bicicleta, além de todos os acessórios de segurança necessários.

Existem sites de venda que possuem detalhes e telefones de contato para que você possa tirar dúvidas, como por exemplo o Gigabike.

Veja também: Volta ao mundo: a viagem de bike de casal brasileiro

Preparo físico e emocional

Para uma volta ao mundo de bicicleta, o preparo físico é tão importante quanto a própria bike, pois o motor que irá movê-la é você e, para isso, é importante estar com a saúde em dia.

Frequentar a academia para manter seu corpo preparado e ativo, pedalar por aí para praticar e fazer algumas viagens curtas também é muito indicado.

Em 3 ou 4 meses fazendo isso, você já vai sentir uma evolução na sua resistência.

Já em relação às emoções, não existem regras. Cada pessoa sente algo diferente e em situações das mais variadas. Para dar uma volta ao mundo de bicicleta você precisará reservar alguns anos da sua vida, estar preparado financeiramente e também para estar longe de pessoas que você está acostumado a ver no dia a dia.

Em alguns momentos pode ser que você sinta saudade e fique emotivo, a melhor coisa é saber ter paciência e controlar suas emoções para não tornar a viagem um sofrimento. A dica é, vai passar e você está realizando um sonho!

Confira também: 5 Motivos para explorar o mundo e mudar sua vida

Bagagem, roteiro e hospedagem

Para a bagagem, é importante lembrar que todo o peso que levar, você vai carregar com sua própria força. Portanto quanto mais básico, leve e realmente necessário, melhor.

Lembre-se dos essenciais: água, GPS, lanternas, cadeados e no caso de camping, barracas e demais acessórios.

De tempos em tempos será necessário fazer “limpas” em suas coisas, prepare-se para desapegar!

O roteiro não deve ser preparado de forma extremamente minuciosa. Não é necessário saber cada quilômetro que vai pedalar e ter tudo isso muito detalhado. Faça um roteiro de países apenas e saiba qual é a rota segura, pois os períodos e destinos poderão mudar.

Confira a aventura destes dois brasileiros, ela está cheia de dicas: Amigos largam empregos para dar a volta ao mundo de bike

É sempre bom ter um plano base, mas estar aberto para adaptações, pois tudo dependerá do clima, tempo de deslocamento e das surpresas no caminho. Afinal, muitas vezes você irá se encantar com uma cidadezinha que nem está no seu mapa e querer ficar uns dias para descansar ou, até mesmo será convidado para ficar.

Por fim, para dar a volta ao mundo de bicicleta é preciso principalmente coragem e perseverança, não é um caminho fácil, mas com certeza trará as melhores lembranças de sua vida.

Já pensou nisso? Intercâmbio é solução para encontrar o meu lugar no mundo?

Como dissemos, algumas pausas para aprender uma nova língua pode agregar muito à sua viagem de volta ao mundo de bicicleta. Na dúvida de quais destinos escolher? Use nosso QUIZ online e descubra.

Veja algumas coisas legais para fazer durante sua volta ao mundo de bicicleta: