em Europa

13 maiores festivais de música da Europa, escolha o seu

Todos os anos, os tradicionais festivais de música da Europa prometem subir ainda mais as temperaturas do verão em diversas cidades do continente. Há repertórios e bandas para todas as idades, gostos e estilos, principalmente na Inglaterra, Espanha e Alemanha. Se você estiver fazendo um intercâmbio no Velho Continente, programe-se para vivenciar esse clima de festa em alguns dos melhores eventos do mundo.

Veja aqui quais são os maiores e melhores festivais de música da Europa e escolha o seu estilo preferido.

SÓNAR

A ideia do festival, que acontece desde 1993 na deslumbrante Barcelona (Espanha), é unir música com artes multimídia. O line-up do evento é focado no pop, rock e, principalmente, na música eletrônica. A balada ao ar livre também tem apelo cultural, com  exposições, projeções, conferências e debates. Sem dúvida, um dos maiores e melhores festivais de música da Europa.

QUANDO: de 18 a 20 de junho
ONDE: Barcelona, Espanha
QUEM: Duran Duran, Skrilex, Flying Lotus, Hot Chip
SITE: sonar.es


ISLE OF WIGHT

O festival ocorre anualmente na maior ilha no Canal da Mancha: a Ilha de Wight, localizada ao sul de Southampton, na costa sul inglesa. A primeira edição do evento foi em 1968; parou de ser realizado dois anos depois e só foi retomado em 2002. Caetano Veloso e Gilberto Gil já se apresentaram por lá, na época da Tropicália. Ao entrar no site, você já consegue perceber que este é um dos melhores festivais de música da Europa.

QUANDO: de 11 a 14 de junho
ONDE: ilha de Wight, Inglaterra
QUEM: Pharel Williams, the Black Keys, The Prodigy
INGRESSOS: £ 75 por dia e £ 190 por três dias
SITE: isleofwightfestival.com


HURRICANE e SOUTHSIDE

Como em todo festival alemão que se preze, o rock ocupa cerca de 60% da trilha sonora. O Hurricane é realizado na cidade de Scheessel, a 360 km de Berlim. Paralelo ao evento, no mesmo final de semana, ocorre em Tuttlingen, ao sul do país, o festival Southside – considerado o irmão mais novo, trazendo o mesmo line-up. Assim, devido às localizações, o primeiro atrai muitos dinamarqueses e poloneses, enquanto o segundo faz sucesso com os franceses e suíços.

QUANDO: de 19 a 21 de junho
ONDE: Scheessel e Tuttlingen, Alemanha
QUEM: Placebo, Florence+the machine, Maliky Chance, Nofx
SITE: hurricane.de | southside.de


GLASTONBURY

Inspirado na cultura hippie dos anos 70, o Glastonbury rola na cidade inglesa de Pilton (200 km de Londres) e chega a receber a cada edição uma multidão de até 150 mil pessoas. São mais de 15 palcos com centenas de apresentações ao vivo. É, sem dúvida, o maior e mais completo evento musical ao ar livre do mundo. Parte da arrecadação com ingressos é destinada a ONGs como Greenpeace e WaterAid. Sustentabilidade com boa música. Uma ótima combinação para um dos maiores e melhores festivais de música da Europa, não acham?

QUANDO: de 24 a 28 de junho
ONDE: Pilton, Inglaterra
QUEM: Foo Fighters, Kanye West, Lionel Richie
SITE: glastonburyfestivals.co.uk


ROSKILDE

Promovido na pequena cidade dinamarquesa de Roskilde, o evento, que dura oito dias, está no topo dos melhores festivais de música pop da Europa. Foi criado em 1971 por dois estudantes e, de lá para cá, fez fama. Os frequentadores acampam no local e se divertem – tanto com bandas locais, quanto com as mundialmente conhecidas.

QUANDO: de 27 de junho a 4 de julho
ONDE: Roskilde, Dinamarca
QUEM: Paul McCartney, Muse, Pharrel Wiliams
SITE: roskilde-festival.dk


ULTRA EUROPE

O Ultra Europe é o festival de música eletrônica do leste europeu. Os melhores DJs internacionais se encontram no Estádio Poljud, na cidade litorânea de Split, na Croácia. São três dias de evento e pelo menos 20 mil fãs em cada um deles. 3 dias em um dos melhores festivais de música da Europa? Se estiver pela cidade, não deixe de conferir.

QUANDO: de 10 a 12 de julho
ONDE: Split, Croácia
QUEM: Tiesto, Steve Angello, Nicy Romero
SITE: ultraeurope.com


T IN THE PARK

Quem quiser entender a cena hipster com perfeição deve comparecer no T In The Park, em Balado, na Escócia (45 km de Edimburgo). Realizado anualmente desde 1994, o evento traz sempre os principais nomes da cena do poprock alternativo e moderninho mundial, atraindo aproximadamente 85 mil visitantes por dia.

QUANDO: de 10 a 12 de julho
ONDE: condado de Kinross, Escócia
QUEM: Kasabian, Sam Smith, Avicii,  The Prodigy
SITE: tinthepark.com


BENICÀSSIM

O festival internacional ocorre na cidade de Benicàssim (260 km de Barcelona) desde 1995, sendo dedicado ao pop, rock e música eletrônica. O FIB, como é conhecido, chama a atenção também pelos horários estendidos dos shows – que começam geralmente no entardecer e invadem a madrugada – e  por ser realizado em uma área agradabilíssima, próximo a belas praias. De lá, o visitante pode (e deve!) fazer um tour pelos arredores. Que tal unir música com um agradável passeio? Só mesmo em um dos maiores e melhores festivais de música da Europa.
QUANDO: de 16 a 19 de julho
ONDE: Benicàssim, Espanha
QUEM: Portishead, Blur, The Prodigy, Los Planetas
SITE: fiberfib.com


TOMORROWLAND

Sem dúvida, o mais famoso e mais concorrido festival de música eletrônica do mundo, é o Tomorrowland. Realizado uma vez por ano em Boom, na Bélgica, é famoso pela decoração, inspirada em contos de fada, com fontes de água e fogos de artifício. Além disso, tem em seu line-up os DJ’s mais consagrados do mundo! Eletrônico na veia, em um dos maiores e melhores festivais de música da Europa.

QUANDO: de 24 a 26 de julho
ONDE: Boom, Bélgica
QUEM: Steve Aoki, Smos, Alesso, Dubfire
SITE: tomorrowland.com

Confira também alguns festivais nos Estados Unidos.


MELT

A música eletrônica encontra o rock no Melt, realizado anualmente em Ferropolis (145 km de Berlim), na Alemanha. O lugar onde rola o festival é uma atração à parte: um espaço a céu aberto, onde estava instalada uma antiga indústria de mineração. O line-up traz artistas de música eletrônica em peso, mas também bandas indie e hip-hop.

QUANDO: de 17 a 19 de julho
ONDE: Ferropolis, Alemanha
QUEM: Django Django, Ride, Jamie XX, Jon Hopkins
SITE: meltfestival.de


WAY OUT WEST

Apesar de novo no pedaço, o WOW já está acostumado a receber elogios: o festival é organizado, confortável e environmentally-friendly, já que sempre levanta a bandeira da proteção ambiental e oferece boas opções de comida saudável e vegetariana. São 3 dias de evento num parque próximo ao centro de Gotemburgo, com shows espalhados em ao menos cinco palcos.

QUANDO: de 13 a 15 de agosto
ONDE: Gotemburgo, Suécia
QUEM: Pet Shop Boys, Beck, PAtti Smith
SITE: wayoutwest.se


SZIGET

Desde 1993, uma ilha do rio Danúbio, em Budapeste, vira palco desse grande festival. O rock é o carro-chefe, mas há espaço de sobra para bandas de pop, metal, folk, jazz e blues. Além dos shows, o Sziget oferece ainda jogos, exposições de arte e workshops variados. Só em um dos maiores e melhores festivais de música da Europa você encontra tudo isso.

QUANDO: de 10 a 17 de agosto
ONDE: Ilha de Óbudai, Budapeste, Hungria
QUEM: Foals, Interpol, Alt-J, Gogol Bordello
SITE: szigetfestival.com


LEEDS e READING

Os dois festivais são muito parecidos: mesmas bandas, mesmos organizadores, mesmo país, cidades diferentes. As bandas que tocam no dia 22 em Leeds, tocam dois dias depois em Reading, por exemplo, e vice-versa. O sistema tem dado certo. São diversos palcos, com diversos estilos, incluindo também apresentações de teatro e comédia.

QUANDO: de 28 a 30 de agosto
ONDE: Leeds e Reading, Inglaterra
QUEM: Metallica, The Libertines, Rebel Sound
SITES: readingfestival.com | leedsfestival.com

Aproveite os descontos de intercâmbio da Descubra o Mundo.

Comentários