em Viagem

A Europa é uma festa! Conheça as 10 melhores festas típicas europeias

Se a ideia é sair em busca das melhores festas típicas da Europa, você está lendo o post certo. O continente, que abrange 28 países e recebe milhões de turistas todo ano, costuma comemorar datas importantes de jeitos bem diferentes, alguns, seguindo a tradição, são bastante incomuns para nós brasileiros.

Entre as 10 melhores festas típicas europeias, há a popular Octoberfest, da Alemanha, que ganhou versão brasileira em Blumenau, Santa Catarina, devido a colonização alemã na região, e também a tradicional La Tomatina, da Espanha.

Além dessas, na lista estão outras outras 8 festas típicas da Europa para curtir em países diferentes. Guerra de tomates, corrida de cavalo, tourada e muito mais são algumas comemorações oferecidas pela europa, cheia de tradições religiosas e de comemorações regadas a muita bebida, também.

Confira e escolha a melhor!

Aproveite que vai passar um tempo na Europa e faça um intercâmbio de idiomas!
Intercâmbio Institucional 728x90

Saiba mais: Cursos de inglês na Europa: você vai curtir aprender inglês

As 10 melhores festas típicas da Europa

1- Oktoberfest – Munique, Alemanha

Maior festival de cerveja do mundo, a Oktoberfest acontece tradicionalmente no parque Theresienwiesse, em Munique, na Alemanha, e arrasta cerca de 6 milhões de pessoas todo o ano.

A festa surgiu em 1810, no dia 17 de outubro, para comemorar o casamento do príncipe Luis I da Baviera com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen. Regada a muita cerveja, a comemoração caiu no gosto do povo, que repetiu o feito nos anos seguintes até se tornar o que conhecemos hoje.

Além de alemães, turistas de todas as partes do mundo se reúnem no mesmo local do casamento do rei no parque Theresienwiesse, o incrível espaço com 46 hectares, o equivalente a 46 estádios de futebol.

A Octoberfest tem 17 dias de comemoração. Para driblar as chuvas de outubro, o evento acontece em meados de setembro e vai até o comecinho de outubro.

Confira: Intercâmbio na Alemanha, quanto custa? Promoções imperdíveis

2- 14 de julho – França

O dia 14 de julho é feriado na França e há muito o que se fazer em Paris ou em qualquer cidade do país. É  a data nacional francesa, assim como o 7 de setembro é no Brasil.

Pelas ruas, há desfiles militares, bailes, shows, concertos e fogos de artifício. Sim! Parece até um Réveillon a céu aberto, por isso mesmo, escolher fazer uma viagem próxima a data e aproveitar o clima de fim de ano é mais um motivo para quem adora comemorações em grande estilo. Os fogos, inclusive, encerram a festa.

Em Paris, por exemplo, há uma procissão aos flambeaux na noite do dia 13 de julho. No dia seguinte, um desfile militar tradicional na Champs Elysées, preparado detalhadamente e anunciado com o badalar dos sinos de igrejas.

A data é histórica para a França marca a tomada da Bastilha, o início da Revolução Francesa e da República.

3- Festa de San Fermin – Pamplona, Espanha.

Essas famosas corridas de touro na Espanha, chamadas também de encierros, acontecem todo o ano, entre os dias 6 a 14 de julho. A brincadeira começou oficialmente na festa de São Firmino em 1881 (mas há registros bem antes disso), por isso o nome do evento, que homenageia o padroeiro da cidade de Pamplona.

Ao todo, são 8 corridas, uma por dia, que obedecem o seguinte roteiro: os participantes fazem 3 orações a São Firmino, depois, toca-se o rojão para liberar os touros do curral e começa a “loucura”.

Dezenas de pessoas vestidas com calça branca e blusa vermelha (em referência aos açougueiros pioneiros na corrida) precisam percorrer 849 metros por três ruas, a começar pelo centro histórico de Pamplona indo até praça de touros, perseguidos de perto pelos animais enfurecidos. O desafio é chegar vivo e bem.

4- Palio de Siena – Itália

O tradicional Palio de Siena é uma festa religiosa que reúne milhares de pessoas duas vezes por ano em Siena, na Itália. Cavaleiros se vestem com roupas típicas nos dias 2 de julho e 16 de agosto, montam em seus cavalos e erguem bandeiras coloridas, símbolo de sua própria paróquia, em homenagem à Nossa Senhora.

Montados a cavalo, os participantes dão três voltas ao redor da praça. Quem chegar primeiro até a linha de chegada recebe o palio como prêmio, um estandarte exclusivo do evento.

A festa acontece desde o século 17 e até hoje arrasta milhares de fiéis e turistas, que acompanham o evento da Plazza del Campo.

5- La Tomatina – Valência, Espanha

La Tomatina é uma guerra de tomates que acontece na última quarta-feira de agosto de todos os anos, na Plazza del Pueblo, em Buñol, Valência. Segundo a tradição, tudo começou quando um grupo de jovens resolveu apartar uma briga usando tomates como munição durante um desfile de bonecos em 1945, na mesma praça.

Atualmente, a brincadeira começa pela manhã, com vários participantes tentando subir um mastro cheio de sabão com a intenção de de alcançar um presunto no topo (isso mesmo). A partir das 11 horas tem início a guerra dos tomates.

Um alarme é disparado e chegam caminhões com tomates, deixando os frutos espalhados no chão. Inicia-se, então, a guerra dos tomates, deixando a praça praticamente toda vermelha.

Ao final, todos recebem um banho de mangueira para se livrarem da cor e dos resquícios dos frutos amassados.

6- Notting Hill Carnival – Londres, Reino Unido

O festival é o carnaval da capital londrina, mistura de desfile com musical. Centenas de moradores e turistas vão às ruas na última segunda-feira de agosto vestindo figurinos exuberantes, cheios de cores e extravagância. O evento é regado à música e muita comida.

Após os desfiles, pratos tradicionais das Caraíbas são as estrelas dos restaurantes em toda a região. No festival, também há competição de percussão para curtir paralelamente aos desfiles, que são o principal chamariz turístico.

7- Dia de São Patrick – Irlanda

O Dia de São Patrício é comemorado em todos os países de língua inglesa, mas a festa acontece apenas na Irlanda, no dia 17 de março, e dura normalmente 3 dias. O evento, tradicional no país desde é tão celebrado que pode se estender um pouco mais, como aconteceu na edição de 2006, quando teve 5 dias de duração.

As ruas da Irlanda ficam tomadas de fiéis e festeiros do mundo inteiro. Eles se vestem de verde e costumam usar trevo de 3 folhas durante a comemoração considerada uma das mais marcantes festas típicas da Europa.

São Patrick foi o homem responsável por levar a religião católica para a Irlanda. Por isso, os devotos irlandeses e seus descendentes fazem questão de comemorar a data. Pessoas da Austrália, Estados Unidos e Canadá também costumam lembrar o dia e festejar em suas regiões.

Veja também: St Patricks Day, na Irlanda: prepare-se para comemorar!

8- São João – Braga, Portugal

Uma das festas típicas da Europa e das mais tradicionais de Portugal. São João de Braga tem duração de 12 dias, inclui desfiles, exposições, espetáculos musicais e é esperado por mais de 1 milhão de visitantes.

O evento acontece tradicionalmente na cidade de Braga, entre os dias 14 e 25 de Junho, passando pela noite de 23 de junho, quando é comemorado o dia de São João. Comidas típicas são um atrativo à parte, além do show de pirotecnia, chamado de Fogo da Ponte, aguardados por todos.

9- Carnaval de Veneza, Itália

O Carnaval de Veneza é um dos mais antigos do mundo, tendo origem no século 11, criado por vontade da elite de Veneza. Príncipes e aristocratas realizavam elegantes bailes de máscaras pelos salões de Veneza e se escondiam por trás de suas nobres fantasias.

Segundo a tradição dessa que é uma das mais conhecidas festas típicas da Europa, a roupa e a máscara serviam para que a nobreza se misturasse com o povo usando a roupa e os acessórios para não serem descobertos.

Atualmente, os bailes mantêm a tradição do uso dos figurinos no mesmo estilo da época e acontecem em fevereiro.

10- Carnaval de Nice – França

Um dos mais populares e esperados da França, o Carnaval de Nice acontece na cidade desde 1873, mas há registros mais sólidos sobre sua estrutura a partir de 1924. A comemoração ocorre em fevereiro e dura 14 dias.

A festa popular é marcada por desfiles nas ruas da cidade e também pela Batalha das Flores, desfile de carros alegórico floridos de onde passistas jogam flores ao público.

Que achou das 10 melhores festas típicas da Europa? Se tivesse que escolher uma delas, qual seria seu destino?

Quer ajuda para escolher um ótimo destino, para festeja e estudar um idioma? Então use nosso QUIZ online e una a diversão com o aprendizado:

Confira mais algun posts sobre festas, me nosso blog:

Comentários