em Viagem

8 filmes que você tem que assistir antes de ir para a Austrália e Nova Zelândia

Hugh Jackman, Geoffrey Rush, Cate Blanchett e Russel Crowe. Além de grandes astros hollywodianos, eles têm outro ponto em comum: todos nasceram na Austrália ou na Nova Zelândia. Mas os dois países não são responsáveis apenas por exportar grandes estrelas. Eles também produzem excelentes filmes e nós listamos algumas das produções mais conhecidas já realizadas neles. Se você irá em breve para um intercâmbio na Oceania, aproveite nossas dicas para ir entrando no clima!

8 filmes que você tem que assistir antes de ir para a Austrália e Nova Zelândia

1 – Crocodilo Dundee (1986)

Um dos mais populares filmes australianos de todos os tempos (no ano de seu lançamento só arrecadou menos que Top Gun!), boa parte da sua história se desenrola no outback australiano, a enorme região desértica no interior do país. Seu sucesso mundial deu origem a duas sequências e ao casamento dos protagonistas, Paul Hogan e Linda Kozlowski.

2 – Piano (1993)

Situado na Nova Zelândia do século 19, a história da pianista muda foi sucesso de público e crítica e concorreu a 8 Oscars, incluindo o de melhor direção para a neozelandeza Jane Campion (natural de Wellington) e atriz coadjuvante para Anna Paquin, então com 11 anos. A praia mostrada no filme, Karekare, fica em Auckland, maior cidade do país.

3 – Priscilla, a Rainha do Deserto (1994)

A jornada de duas drag queens e um transsexual que partem de Sydney e cruzam o outback de ônibus se tornou um clássico. Além de atrair atenção mundial para a qualidade do cinema australiano, se tornou tão popular que até virou um musical em 2006.

4 – Shine – Brilhante (1996)

História real sobre a vida do pianista australiano David Helfgott, prodígio da música que sofreu com problemas mentais ao longo de sua carreira. A interpretação espetacular de seu conterrâneo Geoffrey Rush lhe garantiu o Oscar de melhor ator.

5 – O Senhor dos Anéis (2001, 2002, 2003)

Uma co-produção entre Estados Unidos e Nova Zelândia, a trilogia dispensa apresentações e encontrou nas espetaculares paisagens da Ilha Sul o cenário perfeito para as aventuras da Terra Média. O diretor, nascido em Wellington, voltou recentemente à sua terra natal para filmar a trilogia O Hobitt, que também explora as belezas naturais do país.

6 – Encantadora de Baleias (2002)

Aparentemente o ar neozelandês faz muito bem às jovens atrizes: a protagonista Keisha Castle-Hughes (natural de Donnybrook, Austrália), na época com apenas 10 anos, superou Anna Paquin e é até hoje a atriz mais nova a ser indicada ao Oscar. Ela interpreta uma garota maori (os nativos do país) que sonha em se tornar a chefe de sua tribo. O vilarejo de Whangara, onde a história foi filmada, fica a aproximadamente 160 km ao norte de Auckland.

7 – Desafiando os Limites (2005)

O astro galês Anthony Hopkins interpreta o neozelandês Burt Munro, que na década de 60 bateu o recorde mundial de velocidade com uma motocicleta de baixa potência.Invercargill (sua cidade natal, no extremo sul do país) e Oreti Beach são algumas das locações mostradas na película.

8 – Tracks (2013)

Novamente o deserto australiano é o cenário. Conta a história real de Robyn Davidson, que em 1977 atravessou sozinha quase 3 mil quilômetros do outback. Bom, não exatamente sozinha: ela teve a companhia de um cachorro e 4 camelos durante a trajetória. Robyn publicou um artigo sobre sua viagem na revista National Geographic, que depois se tornou um livro no qual o filme é baseado.

Se você ainda não está suficientemente inspirado para sua viagem, não perca tempo: aproveite nossas sugestões e boa sessão!

Comentários