em Uruguai

Turismo em Montevideo, uma viagem inesquecível

Quer caminhar sem pressa, buzinas, estresse ou passos apertados? Então o turismo em Montevideo, no Uruguai é a viagem perfeita para você. A capital com ares de cidade pequena é plana e pode ser percorrida a pé. Bastam alguns passos para que seus cantinhos sejam descobertos.

Praia e metrópole? Tem! Interior com modernidades e um estilo retrô? Tá cheio destas características nas ruas. Assim como Buenos Aires, a capital uruguaia também traz consigo um pedacinho da Europa, refletido, principalmente, na arquitetura antiga e geralmente bem conservada. Avenidas largas e prédios baixos conferem a Montevidéu um clima de anos 50. Já começou a querer viajar e praticar o melhor turismo em Montevidéu? Calma, tem mais!

Turismo em Montevideo, o velho e o novo em perfeita harmonia

Localizado perto do porto, o bairro mais antigo da capital mantém as construções originais, proporcionando uma sensação de viagem ao tempo. Livrarias e museus da época colonial ficam espalhados por ali. A Puerta de la Ciudadela, na Plaza Independencia, demarca o início do centro histórico e é um dos resquícios do período em que a cidade era cercada por uma muralha.

plaza independencia montevideu
Plaza Independencia
Turismo em Montevidéu, Uruguai

Ao chegar à praça você encontrará um monumento em homenagem ao general Artigas, responsável pelo movimento de independência do país. Na praça também é possível avistar as altas torres de aspecto gótico do Palácio Salvo, um dos prédios mais emblemáticos de Montevidéu.

Enquanto isso, você pode ter uma visão 360° da cidade do Mirador Panorámico, de cima do terraço da prefeitura localizada na Avenida 18 de Julio – a mais importante da cidade. A entrada é gratuita.

Já se apaixonou e vai experimentar o turismo de Montevideo (Uruguai)? Então, não deixe de conhecer  o Teatro Solís, inaugurado em 1856, que oferece concertos, óperas e shows ao longo do ano. Quem quiser praticar o espanhol pode fazer uma visita guiada gratuita, oferecida uma vez por semana. O tour em outros dias e idiomas (inclusive em português) é cobrado. Vale a pena pela riqueza dos detalhes: os guias contam histórias e curiosidades interessantíssimas.

Turismo de Montevidéu, uma bela experiência cultural 

Os uruguaios são grandes consumidores de experiências culturais. Galerias de arte, livrarias e feiras de antiguidade se inserem naturalmente ao cenário da cidade. A feira mais tradicional acontece aos sábados na Plaza Constitución, popularmente conhecida como Plaza Matriz.

Ainda no centro antigo, não deixe de tomar um cafezinho no  Café Brasileiro, considerado a segunda casa do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano.

Quer saber mais? Que tal ler este relato sobre um intercâmbio em Montevideo? Turismo e emoção da melhor qualidade.

Compras e comida, uma combinação perfeita

Um bom lugar para “se perder” é rua Sarandí. O calçadão, de uso exclusivo dos pedestres, concentra lojas, cafés, casas de câmbio e várias vitrines interessantes. Quando bater a fome, siga até o final da rua, sentido porto. Além disso, não termine sua estadia e turismo em Montevidéu em almoçar no Mercado del Puerto: suculentos pratos típicos – como as parrilladas no balcão e grande variedade de frutos do mar frescos – enchem os olhos. Sextas, sábados e domingos são os dias mais cheios.

Parrillada no balcão no Mercado del Puerto | Montevidéu, Uruguai
Parrillada no balcão no Mercado del Puerto
Turismo em Montevidéu

 22Km de praia e gente bonita

E se o Rio da Prata é o mar dos uruguaios, a Rambla é a avenida da praia, onde o pôr-do-sol é mais bonito. Ao longo de sua extensão (22 km), você vai ver ciclistas, corredores, cachorros, viajantes e pessoas relaxando, sempre com garrafas térmicas de mates na mão. A praia de Pocitos é uma das mais bonitas e tranquilas: cenário ideal para curtir um dia ensolarado.

Pôr-do-sol na Rambla, Montevidéu | Foto: Silnei Andrade
Pôr-do-sol na Rambla
Turismo em Montevidéu – Foto: Silnei Andrade

Turismo em Montevideo: tem tudo… Até futebol

Quando estiver no eu turismo, em Montevideo, no Uruguais, vai perceber que a população ama futebol. O Estádio Centenário, construído em 1930, com capacidade para aproximadamente de 65 mil pessoas, foi palco da primeira Copa do Mundo. Lá, fica o Museu do Futebol: um espaço cheio de recordações e histórias para os amantes do esporte mais popular do mundo.

Faça seu Intercâmbio em Montevideo e descubra todos os pontos turísticos.

Montevidéu é uma cidade calma e segura, inúmeras opções de bons restaurantes e uma vida noturna agitada. Essa é a capital oficial do ‘respeito aos pedestres’, onde motoristas param na faixa. Moradores gentis não se incomodam também em dar informações e ajudar turistas e intercambistas.

Eduardo Galeano, famoso escritor uruguaio, escreveu um dia que em Montevidéu “as pessoas se amam sem dizer e se abraçam sem se tocar”. Quem está acostumado com o caos de grandes metrópoles terá a sensação de que a capital uruguaia vive um eterno feriado.

Então, pra quê pressa? Aproveite ao máximo o turismo em Montevideo.

Comentários