em Uruguai

Como é o custo de vida no Uruguai? Mais alto que o nosso!

Localizado na fronteira sul do Brasil, na divisa com o Rio Grande do Sul, o Uruguai é o segundo menor país da América do Sul (perdendo apenas para o Suriname) e tem uma população de cerca de 3,5 milhões de pessoas.

Pela proximidade com o Brasil, muitas pessoas buscam o país para viajar e para estudar, mas o custo de vida no Uruguai ainda preocupa os turistas.

Isso porque o país desfruta de uma economia bastante próspera e estável quando se compara com os países vizinhos.

Durante os primeiros anos da crise econômica atual, o Uruguai foi o único país do continente que não passou um período de recessão técnica. Isso não significa que o custo de vida no Uruguai seja alto, mas ele também não é baixo como o de outros países vizinhos.

O custo de vida em Montevideo, capital do país, é bastante parecido com o de São Paulo, por exemplo, mas alguns detalhes requerem mais atenção.

Já pensou em conhecer o Uruguai e ainda fazer um intercâmbio de idiomas por lá? Dê uma olhada:

Faça Intercâmbio no Uruguai com a Descubra o Mundo.
Confira também: Quanto custa um intercâmbio de 6 meses? Menos do que imagina

Custo de vida no Uruguai: o que é mais barato e mais caro do que no Brasil

Montevideo X São Paulo

  • Alimentação: o custo de vida em Montevideo é mais caro quando se pensa em alimentação, cujos valores são, em média 17% mais altos do que no Brasil. Uma refeição em um restaurante pode ser até 13% mais cara, mas alguns gêneros alimentícios podem ser mais em conta. Por isso, a dica é sempre procurar supermercados com promoções e dar preferência a refeições feitas em casa.
  • Moradia: apesar de os custos serem parecidos (São Paulo é apenas 5% mais alto), o custo de vida em Montevideo pode encarecer bastante quando se pensa em alguns itens básicos de moradia. O aluguel em uma área comum da cidade pode ser 17% mais baixo do que em São Paulo, mas os gastos com contas de eletricidade, água e gás podem ser até 37% mais caros na capital uruguaia. Por isso, repense seus hábitos de consumo para não exceder o seu limite de gastos.
  • Transporte: acha a gasolina cara no Brasil? Pois, em Montevideo, o litro custa em torno de 5 reais, o que é cerca de 26% acima do nosso custo médio. Isso pode encarecer bastante o custo de vida no Uruguai para quem precisa usar carro próprio. Se usar transporte público, no entanto, a economia é grande: um bilhete de transporte mensal em Montevideo custa 14% menos que em São Paulo.
Veja também: Intercâmbio na América do Sul: Conheça o SEU continente!

Montevideo X Rio de Janeiro

Alimentação: o custo de vida em Montevideo é 23% mais caro no que na cidade maravilhosa quando o limite é alimentação. Um refrigerante de 2 litros, por exemplo, pode ser até 54% mais caro na capital do Uruguai do que no Rio. A menor diferença é observada em redes de fast food, que é 12% mais cara do que no Rio de Janeiro.

  • Moradia: como o Uruguai é um país menos turístico do que o Brasil – em especial o Rio de Janeiro – os custos com moradia são menores. Em uma área nobre, você pagaria 25% menos em Montevideo do que no Rio de Janeiro, ao passo que a diferença em uma área comum seria de 15%. No entanto, o mesmo conselho dado aos paulistanos também é válido aqui: fique atento aos custos com contas mensais, que somam 34% mais no custo de vida no Uruguai.
  • Transporte: se você mora no Rio de Janeiro e vai viajar ou se mudar para Montevideo, não precisa se preocupar muito com os valores gastos com transporte, pois eles são somente 4% mais caros do que no Rio de Janeiro. A gasolina também é 18% mais barata e, por incrível que pareça, andar de táxi pode ser um bom negócio, já que pode custar 40% menos do que Rio de Janeiro.

Intercâmbio Institucional 728x90

Saiba mais sobre o Uruguai:

Comentários