em Uruguai

Colônia del Sacramento no Uruguai: turismo surpreendente

Colônia del Sacramento no Uruguai é perfeita para turismo. É a cidade mais antiga do país e parece ter parado no tempo. E esse é o melhor motivo para conhecê-la – programa imperdível para um intercambista que tem “todo o tempo do mundo” para explorar os melhores cantinhos do Uruguai.

Veja também: Descubra o Uruguai: o queridinho da vez

Conheça os segredos de turismo da Colônia del Sacramento no Uruguai:

Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a cidade localizada a mais ou menos 2 horas de Montevidéu, é composta por casas coloniais bem preservadas, ruas e ladeiras de paralelepípedos, lamparinas e becos escondidos. O visual é de uma cidade cinematográfica rica em detalhes. Para quem gosta de comparações, é a Paraty (RJ) brasileira, com restaurantes, pousadas, galerias de arte e belezas naturais e turísticas.

Colonia del Sacramento, Uruguai
Colonia del Sacramento, Uruguai

Colonia ocupa uma peninsulazinha que avança no Rio da Prata. Assim, exibe veleiros e iates ao norte e barcos e ferry boats ao sul. O Paseo San Gabriel é uma calçada murada, voltada para o rio e perfeita para uma caminhada ao entardecer.

Paseo San Gabriel | Colonia del Sacramento, Uruguai
Paseo San Gabriel
Colonia del Sacramento, Uruguai

Turismo e história se misturam na Colônia del Sacramento no Uruguai

Você precisa saber que a cidade foi palco de grandes disputas territoriais. Fundada por portugueses em 1680, foi dominada pelos espanhóis quase um século depois. Essa informação é importante porque a história se reflete (e se repete!) nas construções, museus e até no sotaque dos nativos.

Pouco resta da arquitetura original portuguesa. A maioria das edificações vistas hoje é colonial espanhola ou neoclássica, com uma ou outra construção mais moderna.

Turismo a pé: na Colônia del Sacramento é possível e agradável

Dá para conhecer a cidade a pé em poucas horas, mas ainda no porto, é possível alugar carrinhos de golfe ou scooters (motinhos) que facilitam a locomoção. Para isso, é preciso ter carteira de motorista em mãos – pode ser a brasileira mesmo. Existe também um ônibus turístico, mas pelo preço (mais ou menos R$ 55) compensa embarcar em um táxi e pedir por um tour.

Puerta de la Ciutadela representa a proteção contra invasões do passado. No Bairro Histórico ficam os principais museus – Casa de Nacarello, Museu Português, Museu Municipal, Arquivo Histórico Regional, Museu do Azulejo e Museu Espanhol. São bem pequenos e um único ingresso (por R$ 6) dá acesso a todos. É nessa região que está também a Basílica do Santíssimo, considerada a igreja mais antiga do Uruguai. Por causa das várias disputas na cidade, ela já foi destruída e reerguida várias vezes.

Fique atento: As diferenças entre o espanhol dos países da América Latina

A melhor vista da cidade está no topo do Farol, construído em cima das ruínas do Convento de São Francisco, depois de subir 118 degraus (ufa!). De lá, dá para ter uma ideia mais clara da geografia e da simpatia das construções.

A Calle de los Suspiros é uma ruela famosa que abriga casas ainda mais antigas. Reza a lenda que quem subir a descer três vezes a pequena ladeira nunca mais terá problemas amorosos.

Colônia del Sacramento tem até antiga praça de touros

A 3 km do centro da cidade, está a Plaza de Toros, a única arena com estilo mourisco-espanhol do Uruguai. Mas o local só funcionou realmente por dois anos, entre 1910 e 1912, porque, depois disso, o governo proibiu as touradas no país. A construção está comprometida, por isso, não são permitidas visitas internas. Resta ao visitante apenas uma foto do lado de fora.

Como chegar à Colonia del Sacramento no Uruguai: de ônibus ou carro, pelos 177 km da Ruta 1. Quem está em Buenos Aires pode ir diretamente à cidade atravessando o Rio da Prata via barco (catamarã, ferry boat, balsa, como preferir – mais informações aqui).

Dica de lugarzinhos turísticos? Casa de chá Lentas Maravillas, onde são servidos brunchs deliciosos. Do lado de dentro, você pode apreciar uma coleção de livros de arte e fotografias; do lado de fora, num dia de sol, espiche-se em uma das cadeiras no gramado à beira-rio.

Quer aprender espanhol? Intercâmbio na América Latina x Intercâmbio na Espanha: qual escolher?
Casa de chá Lentes Maravillas | Colonia del Sacramento, Uruguai
Casa de chá Lentes Maravillas
Colonia del Sacramento, Uruguai
Faça seu intercâmbio no Uruguai com a Descubra o Mundo.

A visita a esse vilarejo pitoresco não requer nenhum esforço além do de chegar lá. Depois é só caminhar, fotografar, experimentar, tomar um café ou uma taça de vinho ao sol… Relamente, fazer turismo na Colônia del Sacramento no Uruguai é um passeio que vale a viagem! Descubra o Uruguai.

Descubra mais: 5 motivos para fazer um intercâmbio na América Latina