em Nova Zelândia

Nova Zelândia: clima de aventura o ano todo

Nova Zelândia, clima de aventura! É exatamente isso que se encontra na Nova Zelândia: frio para esportes de inverno e, em outros locais e épocas do ano, sol para curtir praias e esportes radicais ao ar livre. Como você sabe, por se localizar no hemisfério Sul, o clima da Nova Zelândia acompanha as estações do ano extamente como no Brasil, isto é, quando aqui é inverno, lá também é. E da mesma forma para o verão.

Por isso, vamos analisar detalhadamente como são as estações do ano por lá. Mas, antes disso, algumas informações gerais sobre o clima na Nova Zelândia.

Confira: Comidas típicas da Nova Zelândia: os 10 pratos mais gostosos

Nova Zelândia Clima:

  • Classificação: Temperado
  • Características: Muito sol, chuvas um pouco elevadas.
  • Temperatura média: diminui em direção ao sul. No verão fica, em média, entre 20 e 30°C e no inverno varia de 10 a 15°C.
  • Luz do sol: em média 2000 horas por ano, recomenda-se usar filtro solar.
  • Neve: normalmente nas regiões montanhosas
  • Ventos: fortes e perfeitos para velejar em diversas cidades

Para conferir como está o clima na Nova Zelândia, você pode acessar este site: Met Service.

O clima da nova zelândia em cada cidade

A Nova Zelândia é composta por duas ilhas localizadas no Oceano Pacífico, separadas pelo Estreito de Cook. A primavera se estende de setembro a novembro e o verão acontece entre dezembro e fevereiro. Já o outono é de março a maio e o inverno, de julho a agosto. Apesar da proximidade das ilhas, o clima é bem distinto em virtude das diferenças geológicas e da vegetação.

A Ilha Norte está localizada mais a oeste dos vulcões e é caracterizada pelo clima úmido. As temperaturas da região são mais altas em virtude da localização geográfica, já que está mais ao norte. Um alerta para quem vai viajar para esta região é estar atento às mudanças repentinas do clima. Com a passagem de frentes frias, o tempo, que poderia estar quente e ensolarado, pode em algumas horas passar para chuvoso e frio.

Já a Ilha Sul está localizada na região dos Alpes Ocidentais, que servem como um tipo de barreira para evitar que a água do mar da zona da Tasmânia possa transpassar de Leste, fazendo com que a precipitação pluviométrica possa ser muito acima do normal. Para se ter ideia da força que essa barreira tem sobre o clima, nas áreas que não são protegidas pelos alpes, pode chover mais de 7000 mm por ano, enquanto na área leste das montanhas, a média de chuva é de apenas 330 mm.

O clima de Auckland

Na cidade de Auckland, que tem a média de temperaturas mais altas, os termômetros variam de 18ºC a 11ºC na primavera, 24ºC a 12ºC no Verão, 20ºC a 13ºC no Outono e 15ºC a 9ºC no Inverno.

O clima de Queenstown

Já na cidade de Queenstown, que possui média de temperaturas mais baixas da Nova Zelândia, os termômetros variam de 16ºC a 5ºC na Primavera, 22ºC a 10ºC no Verão, 16ºC a 6ºC no Outono e 10ºC a 1ºC no inverno.

Portanto, conhecendo um pouco mais do clima do país fica, mais fácil de fazer as malas. Durante o verão, use jaquetas mais leves, mas não se esqueça de incluir agasalhos na mochila para o caso de fazer passeios em locais mais altos. À noite, a temperatura costuma cair também. No inverno, procure levar agasalhos mais pesados, além de gorros e luvas para se proteger das baixas temperaturas.

O clima em Christchurch

A cidade fica localizada em uma região amena do país. Com clima influenciado pelas correntes marítimas e também pelas montanhas próximas, Christchurch é o local perfeito para aproveitar todas as estações do ano e suas características. É possível jogar golfe no verão ou esquiar durante o inverno. Na hora de fazer as malas, não há mistério, já que as temperaturas na maior parte das vezes é confortável e sem muitos extremos. Separe algumas blusas, mas também não esqueça de levar camisetas e shorts para dias mais quentes.

Clima da Nova Zelândia conforme cada estação do ano 

Conheca O Clima Nova Zelandia

Nova Zelândia: Clima no Verão

  • Moderado a quente
  • Temperatura média: entre 20 e 30°C
  • Vestuário: roupas bem leves durante o dia e uma malha ao anoitecer
  • Período: de dezembro a fevereiro

O clima na Nova Zelândia durante esta estação é especialmente recomendado para quem quer aproveitar as praias e os esportes radicais de verão.

Veja mais: 10 motivos para fazer intercâmbio na Nova Zelândia durante o verão

Nova Zelândia: Clima no Outono

  • Ainda bom, só um pouco mais fresco que o verão
  • Temperatura média: entre 7 e 20°C, um pouco mais frio na Ilha do Sul
  • Vestuário: roupas leves durante o dia e um casaco para o período noturno
  • Período: de março a maio

As cores das folhas das árvores são uma atração a parte nesta época do ano na Nova Zelândia.

Não Perca: Nova Zelândia: curiosidades realmente incríveis!

Nova Zelândia: Clima no Inverno

  • Frio, com neve no sul e chuva no norte
  • Temperatura média: entre 0 e 14 °C, normalmente é mais frio no sul
  • Vestuário: roupas mais quentes, tanto de dia como de noite. Se for para locais de montanha, use casacos mais pesados, gorros e luvas.
  • Período: de junho a agosto

É interessante notar que os dias são bem mais curtos durante o inverno na Nova Zelândia.

Veja tambémPrincipais cidades da Nova Zelândia: guia completo! 

Nova Zelândia: Clima na Primavera

  • Variado e com mudanças inesperadas de temperatura
  • Temperatura média: entre 5 e 18 °C, normalmente é mais frio no sul
  • Vestuário: esteja preparado para trocar de roupa a qualquer momento
  • Período: de setembro a novembro

A Nova Zelândia fica toda florida na primavera, vale a pena visitar também neste período.

Confira também: Infográfico: 40 coisas que você deve saber antes do intercâmbio na Nova Zelândia

Quem nunca se imaginou fazendo intercâmbio em um lugar espetacular, com cenários paradisíacos, pessoas diferentes, culturas pouco conhecidas e natureza exuberante? A Nova Zelândia tem isso e muito mais.

Faça seu intercâmbio na Nova Zelândia com a Descubra o Mundo.

Saiba mais: 10 motivos para se jogar em um intercâmbio na Nova Zelândia

O clima na Nova Zelândia é conhecido por mudar repentinamente, como se você passasse por todas as estações do ano no mesmo dia. Mas o melhor clima na Nova Zelândia é o de simpatia e hospitalidade. Visite esse país, ele é lindo

Comentários