em Nova Zelândia

Conheça o transporte público de Auckland

Cidade com a maior área metropolitana da Nova Zelândia, Auckland fica localizada em uma zona vulcânico, que assume forma de lagos, ilhas, depressões e lagoas. Isso faz com que seus 1,4 milhão de habitantes sejam extremamente dependentes de automóveis para se locomoverem. Nada bom para os turistas, pois os ônibus são pouco usados e o transporte público de lá não é tão funcional, apesar dos recentes investimentos na área. A previsão é que até 2016 seja implantado um sistema mais eficiente.

Mas para quem está de intercâmbio marcado para conhecer todas as particularidades e enormes diversidades culturais da Nova Zelândia, separamos algumas das informações mais importantes sobre o transporte público de Auckland, que com certeza ajudarão a explorar todas os pontos turísticos da cidade sem gastar demais com táxi. Confira!

Conheça o transporte público de Auckland

Ônibus

Apesar de extremamente limpas e pontuais, as linhas de ônibus em Auckland possuem poucas rotas que, infelizmente, não abrangem a cidade toda.

Em todos os pontos fica fixado uma tabela com os horários em que os ônibus passam e as passagens são cobradas por trechos, ou seja, você vai pagar de acordo com a distância percorrida para chegar até o local desejado. Uma viagem de mais ou menos 40 minutos fica em torno de NZ$ 3,30.

Os ônibus aceitam dinheiro, mas é sempre bom andar com o HOP card, que é um cartão pré-pago que oferece até 20% de desconto nas tarifas de ônibus, trens e balsas. Você pode adquiri-lo facilmente no Britomart. Os cartões tem o custo mínimo de NZ$ 5, mas existe também os passes diários e com apenas NZ$ 10 você pode andar por todos os cantos da cidade durante o dia.

Trens

Auckland possui quatro linhas ferroviárias: Eastern Line (amarela), Southern Line (vermelha), Western Line (verde) e Onehunga Line (azul). A Britomart é a estação final de todas as linhas, que as conecta também às balsas e aos serviços de ônibus.

As ferrovias fornecem transporte para alguns parques, reservas naturais e pontos turísticos em Devonport, Waiheke Island, Ilha Rangitoto e Matangi Tiritiri. E, assim como nos ônibus, o valor da passagem depende da distância percorrida. O custo da passagem é um pouco menor do que os ônibus, em média NZ$ 3 por 40 minutos rodados.

Ferry Boats

Outro transporte público bastante popular em Auckland são as balsas ou ferry boats. As passagens estão a venda em diversos pontos da cidade.

Se você vai se hospedar em um dos bairros costeiros ou na costa norte, o único meio de se chegar até a Auckland CBD, região mais agitada da cidade, é por viagem de ferry. A vista oceânica faz valer cada centavo gasto na passagem, acredite!

Saindo do centro de Auckland por ferry boats, um passeio que você não pode perder é a ida até o Golfo Huraki, que possui 16 ilhas paradisíacas espalhadas pela costa. O preço fica em torno de NZ$ 55.

Bicicletas

Por que não apreciar a linda paisagem de Auckland em um passeio de bicicleta? Caso se canse no caminho, os ônibus, ferry boats e trens permitem que você carregue sua bike, assim você pode passear pela cidade toda sem se preocupar com a canseira da volta. A única recomendação das empresas de transporte é que se evite os horários de pico. Para facilitar ainda mais, a cidade tem inúmeras rotas com faixas exclusivas para ciclistas.

Não importa o meio de transporte. O que a cidade quer mesmo é que você aproveite e explore cada pedacinho de Auckland com conforto e muita tranquilidade, por isso você pode acessar o site e programar todo o seu itinerário escolhendo o melhor transporte público disponível.

E aí, o que achou do transporte público de Auckland? Se você optar por fazer seu intercâmbio em Auckland, já sabe como será sua experiência de locomoção!

Comentários