em Morar no Exterior

Como morar fora do Brasil sem dor de cabeça?

Seja para estudar, trabalhar ou começar uma vida nova, mudar é sempre uma boa opção.

Como morar fora do Brasil é uma realidade para um número cada vez maior de brasileiros, é fundamental estar ciente de todos os passos necessários para que seu objetivo se torne realidade sem grandes dores de cabeça.

Para ajudar você a se organizar e fazer tudo conforme o necessário, separamos uma lista com os itens principais que devem ser considerados na hora de se preparar e aprender como morar fora do país.

E, já de cara, uma dica: fazer intercâmbio no exterior pode ser o primeiro passo para realizar este sonho, e custa bem mais barato do que você imagina!

Aproveite os descontos de intercâmbio da Descubra o Mundo.
Saiba mais: Intercâmbio estudar e trabalhar: aprenda inglês e fature!

Como morar fora do Brasil?

Visto

Antes de mais nada, você precisa tirar o visto para o país. Para isso, você já precisa ter em mãos o seu passaporte, as passagens compradas e todos os demais documentos requeridos pelo consulado do país ao qual você se destina.

  • Estados Unidos: com políticas rígidas de imigração, os Estados Unidos exigem diversos requisitos para a emissão do visto, como comprovação de atividade que será realizada – como estudos ou emprego. Por isso, vale a pena procurar previamente o consulado do país e informar-se corretamente de tudo o que é necessário.
Veja também: Como tirar visto Americano passo a passo: entenda tudo!
  • Europa: alguns países da Europa têm uma política mais amigável de recepção de imigrantes. 27 países da União Europeia não exigem, por exemplo, visto de turista para brasileiros. Obviamente, as regras para moradia são diferentes, mas é preciso ficar atento às regras de cada país.
  • Oceania: considerado um dos continentes mais aberto à chegada de imigrantes, a Oceania recebe imigrantes de diversas partes do mundo sem grandes burocracias. Quem deseja estudar lá, por exemplo, pode se candidatar a programas de emprego temporário, para quem pretende voltar ao país de origem, ou permanente, para quem decidir viver por lá. Informe-se e veja se alguma categoria atende aos seus objetivos.

Veja mais:

Saúde

Ao contrário do Brasil, grande parte dos países não possui um sistema público gratuito de saúde. Por isso, é fundamental atentar-se a isso e às normas que cada um exige para a entrada no país.

  • Seguro: se aqui no Brasil temos os planos de saúde, lá fora também precisamos ter um seguro de saúde. Como morar fora do Brasil envolve uma série de outros fatores, como o tratamento de doenças específicas e a possível necessidade de voltar ao país em caso de uma enfermidade grave, é preciso checar se tudo isso é coberto no seu seguro. Também é importante ver se a cobertura é internacional, para que você não seja surpreendido quando precisar ir para outro país ou mesmo quando estiver no Brasil.
  • Vacinas: algumas doenças infecciosas, como malária e febre amarela, praticamente não existem em locais de clima não tropical. Como morar fora do Brasil geralmente quer dizer ir para um desses locais, é preciso atentar-se às vacinas requeridas para o país para que você não carregue consigo a doença. Cheque isso com atenção e tome todos os procedimentos necessários.

Legislação

Cada país tem suas regras próprias, que podem ser muito diferentes das do Brasil. Por isso, informe-se antes e evite transtornos.

  • Trânsito: você sabia que, na Espanha, você pode ser multado por atravessar a rua quando o semáforo está verde para os carros, mesmo que nenhum esteja próximo? O que é comum em nosso território pode render multas por lá. A velocidade máxima também é bem variável, assim como as habilitações necessárias para cada veículo.
  • Medicamentos: diversos medicamentos vendidos livremente no Brasil são proibidos no exterior. Por isso, informe-se se o seu transporte é permitido e providencie as prescrições necessárias para cada item levado.
Confira: Qual o melhor lugar para morar fora do Brasil?

Na dúvida de qual país é o mais interessante para morar um tempo fora ou estudar no exterior? Confira as oportunidades que Austrália, Nova Zelândia e Irlanda oferecem para quem quer estudar e trabalhar por lá e, depois, responda nosso QUIZ, quem seba ele te ajuda a decidir?

quiz

Confira também: