em Irlanda

Conheça a Universidade de Limerick, uma das melhores da Irlanda

De acordo com o 2017 Irish University Ranking, a Universidade de Limerick está entre as cinco melhores do país em termos de qualidade de ensino.

Com quase dois séculos de história, a instituição é conhecida por ser extremamente moderna e focada no investimento em pesquisas e em programas internacionais de recepção de alunos e troca de conhecimento.

A universidade está localizada na cidade de Limerick, que fica na região centro-oeste da Irlanda e possui cerca de 100 mil habitantes. A instituição é conhecida por ser bastante receptiva com alunos estrangeiros e por receber estudantes de todo o mundo em seus programas de intercâmbio, de cursos de verão e de pós-graduação.

Na área exclusiva para estudantes internacionais da universidade, é possível conferir um pouco mais dos programas oferecidos e das condições para ingresso.

E já sabe: a melhor maneira de turbinar seu inglês para estar fluente na hora de ingressar em seu curso superior é fazendo um intercâmbio na própria cidade em que vai estudar!

Faça seu intercâmbio em Limerick com a Descubra o Mundo.
Saiba mais: 15 melhores escolas de inglês na Irlanda

Universidade de Limerick: aqui todos são bem-vindos!

O clima agradável da universidade é complementado pela grande quantidade de eventos e de programas culturais que são promovidos. Tudo na universidade parece um verdadeiro filme, já que o campus fica em uma das mais bonitas regiões do país e não deixa a desejar em suas construções.

Bares, cafés, acomodações, bibliotecas de tirar o fôlego de qualquer amante de livros. Vale a pena conferir um pouco mais sobre a universidade e considerar estudar por lá!

O Campus da Universidade de Limerick

  • Estrutura: com mais de 11 mil alunos, a Universidade de Limerick oferece uma excelente estrutura aos alunos. O campus conta com mais de 133 acres de extensão e fica ao lado do Rio Shannon, o que faz com que a vista local e a paisagem seja digna de cinema!
  • Localização: a universidade está localizada a 5 km do centro da cidade e a 20 km do aeroporto internacional local (Shannon International Airport), com fácil acesso de qualquer região da cidade.
  • Acomodações: a Universidade de Limerick possui acomodações para estudantes dentro do campus, o que é uma grande facilidade para quem quer aproveitar ao máximo a vida local. São cerca de 2.500 dormitórios divididos em seis vilas universitárias: Plassey Village, Kilmurry Village, Thomond Village, Dromroe Village, Cappavilla Village, The Quigley Residence (exclusiva para alunos de pós-graduação) e Troy Student Village, que fica fora do campus.

Os alunos estrangeiros que queiram morar no campus podem conferir mais informações aqui.

Cursos e faculdades de Limerick

Assim como nas maiores universidades do Brasil, o campus conta com faculdades internas nas quais estão sediados os cursos de graduação e de pós-graduação.

  • No caso da Universidade de Limerick, existem seis prédios:
  • A Faculdade de Artes, Humanidades e Ciências Sociais;
  • A Faculdade de Educação e Ciências da Saúde;
  • A Kemmy Business School
  • E a Faculdade de Ciência e Engenharia.

É importante destacar ainda que cada uma dessas faculdades possuem vários departamentos e estruturas próprias – bibliotecas, laboratórios, centros de pesquisa etc. – e que podem ser utilizadas por alunos de outras áreas, mas que giram em torno da formação dos alunos que cursam algo específico dali.

Veja também: Universidades na Irlanda: conheça as 3 grandes!

Áreas de estudo e pesquisa

  • Áreas Acadêmicas: a Universidade de Limerick oferece cursos de graduação em seis áreas de conhecimento: Business; Arts, Humanities and Social Science; Education; Health Sciences; Engineering and Science. Como na maior parte das universidades internacionais, é possível fazer disciplinas de uma certa área e ampliar os seus conhecimentos para além do curso escolhido.
  • Cursos: a universidade oferece uma grande quantidade de cursos de graduação, que podem ser conferidos nesse link. Alguns deles podem ter nomes diferentes aos quais estamos acostumados no Brasil, sendo preciso consultar as disciplinas oferecidas e as normas do país para poder ter a certeza de que realmente se trata de uma modalidade compatível.

Ex-alunos famosos

A instituição é uma das mais importantes do país e, como não poderia deixar de ser, grandes nomes da Irlanda e do mundo passaram pelos seus corredores durante os anos de formação.

Confira alguns deles:

  • Pat Cox: político e ex-presidente do Parlamento Europeu
  • Thomas Barr: medalhista olímpico
  • Nika Gilauri: ex-primeira ministra da Georgia
  • Michael Hinchey: jornalista e programador de softwares
Confira também: Curso de inglês na Irlanda conquista brasileiros

Preparado para fazer seu curso na Universidade de Limerick?

Então confira algumas promoções de intercâmbio de idioma na Irlanda, e comece as aulas totalmente ambientado com o país:

Intercâmbio Irlanda 728x90

Veja depoimentos de quem já foi estudar inglês na Irlanda: