em Irlanda

Como é o transporte público de Cork, na Irlanda?

O transporte público de Cork, na Irlanda, dá conta do recado. A cidade, localizada a 260 km de Dublin, tem aproximadamente 119 mil habitantes. Por ser pequena e compacta, quase tudo pode ser feito a pé… Mas, no frio, caminhar pelas ruas não é tão simples. Por isso, conheça as opções de locomoção em Cork.

Leia também:


Transporte público de Cork: Ônibus

O transporte público de Cork é composto por uma rede de ônibus eficiente e moderna, equipada com aquecedores e wi-fi gratuito – chiquérrimo! As linhas só ficam desfalcadas aos domingos, quando menos veículos saem das garagens.

Assim como em Dublin, os tickets são cobrados por zonas e os valores variam de acordo com o trajeto percorrido. Existem vários tipos de bilhetes disponíveis – inclusive, alguns com descontos para turistas e estudantes.

Os veículos já estão nas ruas cedinho pela manhã e funcionam até meia noite, no centro e nos arredores de Cork. A responsável pelo serviço é a Bus Éireann e os itinerários podem ser consultados no site da empresa.

Ônibus pelas ruas de Cork, na Irlanda
Ônibus pelas ruas de Cork, na Irlanda

A estação central de ônibus em Cork fica na Parnell Place. É de lá que partem os ônibus diariamente em direção a todas as partes da cidade.

Transporte público de Cork: Trem

Cork é a cidade irlandesa com mais vias ferroviárias. De trem, é possível se deslocar facilmente até lugares mais afastados e também até cidades vizinhas. A principal estação de trem de Cork é a estação Cork Kent, que possui interligação com linhas de ônibus.

Estação Kent | Cork, Irlanda | Foto: Brian Solomon
Estação Kent
Cork, Irlanda
Foto: Brian Solomon

Os bilhetes podem ser comprados nas máquinas dentro da estação, minutos antes da partida. Mas, em alguns casos, a compra com antecedência pode garantir um preço melhor! Verifique pelo site os valores, horários dos trens e os intervalos entre um trem e outro.

É notável a quantidade de pessoas idosas dentro dos trens. Há uma explicação: na Irlanda, o idoso não paga pela passagem. Se você estiver viajando sozinho, essa é uma ótima oportunidade para praticar o inglês, puxando assunto com os velhinhos! Ah, a maioria dos trens também tem wi-fi disponível.

Transporte público de Cork: Bicicleta

Assim como acontece em quase toda a Irlanda, andar de bicicleta em Cork é uma ótima maneira para conhecer a cidade. Se você não tiver uma “magrela”, não se preocupe: é possível alugar bicicletas – os valores de locação ficam entre €10 e €50/dia. Neste site você encontra algumas opções de empresas que fazem aluguel de bicicletas. Uma boa notícia: as bicicletas são bem-vindas dentro dos ônibus, se não estiverem muito cheios.

Ciclovias em Cork, na Irlanda | Foto: Olivia Dolan
Ciclovias em Cork, na Irlanda
Foto: Olivia Dolan
Bicicletas na  Washington Street | Cork, Irlanda | Foto: Evening Echo
Bicicletas na Washington Street
Cork, Irlanda
Foto: Evening Echo

Vale lembrar que anualmente acontece o Cork Cycling Festival – evento que tem como objetivo disseminar a ideia de que a bike é um dos transportes mais acessíveis, rápidos, seguros e divertidos da cidade. A bike é realmente querida por lá!


Cork é uma cidade encantadora, não só pela eficiência no transporte público. Pesquise mais sobre esse destino e converse com a equipe da Descubra o Mundo se resolver fazer um intercâmbio por lá. Descubra Cork.

Leia também:

Comentários