em Intercâmbio

Tudo que você queria saber sobre intercâmbio escolar

O Intercâmbio escolar, em sua origem, consiste em uma troca de estudantes de duas escolas, em dois países diferentes, para que cada um deles viva um período de 6 meses a um ano no outro país, aprendendo seu idioma e conhecendo sua cultura.

Atualmente, este conceito se ampliou muito e as formas de intercâmbio escolar variam bastante, sendo muito populares entre jovens estudantes que buscam viajar e aprender outro idioma.

Nesta postagem, você vai conhecer diversas modalidades de intercâmbio estudantil e como fazer para participar de um.

Faça seu intercâmbio com a Descubra o Mundo.

Saiba mais: O que é intercâmbio estudantil: a melhor escola de idiomas!

Importância, vantagens e tipos de intercâmbio escolar

Esta fase de amadurecimento, em que a maioria dos jovens faz o intercâmbio internacional,  é muito importante na vida dos adolescentes, visto que eles estão prestes a entrar na Faculdade e buscam diferenciais para se destacar na vida profissional e novas e desafiadoras experiências.

Existem diversos programas de intercâmbio que podem atender as expectativas de alunos que querem se aventurar no exterior. Por isso separamos as mais interessantes opções e tudo o que você precisa saber antes de preparar as malas!

Intercâmbio escolar High School

Uma opção de intercâmbio que ajuda a pessoa a se conhecer melhor é o chamado High School – é possível cursar parte do ensino médio no exterior, mesmo que o aluno tenha já terminado seus estudos no colégio.

Por já ter encerrado a educação básica no Brasil, o aluno não vai precisar incluir algumas matérias que são obrigatórias para validar o estudo no exterior, assim ele fica livre para testar aulas diferentes, como de business, música, mecânica, teatro entre outras disciplinas distintas.

Como o High School nos Estados Unidos é um dos mais procurados, começaremos falando um pouco sobre como o intercâmbio escolar funciona por lá:

High School nos EUA

Estudar nos EUA é muito interessante, pois a possibilidade de um aluno aplicado retornar falando inglês fluentemente é praticamente total. O que traz benefícios tanto no seu futuro acadêmico, quanto profissional.

Mas vale lembrar que para entrar no High School, o aluno precisará possuir um grau elevado de proficiência na língua. Recomenda-se fazer um curso de curta duração antes, aproveitando o período de férias, por exemplo.

Veja algumas opções:

Quanto custa o Intercâmbio escolar nos EUA?

Os cursos variam entre 30 e 40 mil reais, o que depende da escolha do aluno entre uma escola pública ou particular.

Mas os preços podem variar muito, veja mais informações aqui: Intercâmbio High School nos EUA, quanto custa?

As escolas públicas, por exemplo, se encontram em zonas menores, em pequenas ou médias cidades e isso proporciona uma maior interação com a comunidade local. Já os particulares permitem que o jovem que for fazer o intercâmbio estudantil escolha a instituição que se encaixa melhor aos seus interesses de ensino.

Além dos Estados Unidos você também pode encontrar intercâmbios escolares em outros países, confira algumas sugestões:

Intercâmbio escolar em escolas de idioma

Outra modalidade muito popular é a de intercâmbio estudantil onde o foco é o estudo do idioma local.

Esta é uma das mais populares modalidades dos intercâmbios escolar, e funciona da seguinte maneira: o aluno viaja para outro país onde uma escola especializada em cursos de idiomas para estrangeiros lhe dará aulas intensivas no idioma local.

Usualmente o estudante se hospeda em casas de família ou residências estudantis. A estadia pode variar entre 2 semanas até um ano, ou mais, dependendo da escola e do interesse do estudante.

São muitas opções de intercâmbio escolar para aqueles que desejam viajar e morar fora por um tempo, e esta é uma oportunidade perfeita para jovens e adolescentes, tanto por conta da idade, pois normalmente não possuem ainda tantas responsabilidades no seu país de origem, como pelo preparo proporcionado.

Os estudantes que passam por essa experiência tendem a amadurecer mais rápido e se tornam mais independentes por conta da distância.

Veja mais: Intercâmbio teen: 5 motivos para adolescentes viajarem para o exterior

Mesmo depois de tantas informações, ainda está na dúvida de qual escola optar para fazer seu intercâmbio escolar?

Use nossa tabela online de cursos no exterior e escolha o seu agora mesmo:

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

Veja estes depoimentos e conheça as histórias de quem fez um intercâmbio de idiomas no exterior:

https://blog.descubraomundo.com/depoimentos-intercambio/intercambio-canada-ilsc-toronto/

Comentários