em Intercâmbio

Host family, intercâmbio em casa de família e cheio de vantagens

O que é host family intercâmbio? É uma hospedagem em casa de família voltada para turistas, estudantes ou não. Qualquer um pode fazer. Geralmente, o interessado nesse tipo de intercâmbio compra um pacote de viagem em uma agência.

A empresa é responsável por escolher a família que receberá o turista por duas semanas ou mais e o tempo da estadia pode ser definido com a agência. No caso dos estudantes que fazem intercâmbio, a própria escola elege uma família para ele. A hospedagem é paga.

As vantagens nesse tipo de viagens são muitas. O turista tem a chance única de fazer uma verdadeira imersão no idioma falado pela família acolhedora, observar seus costumes, aprender novas culturas e conviver com moradores, um dos atrativos principais de quem quer realmente se aproximar da rotina de um lugar diferente.

Intercâmbio Institucional 728x90

Saiba mais: Quais as vantagens de fazer um intercâmbio para casa de família?

Confira abaixo 5 vantagens e as razões para optar pelo host family intercâmbio

1- Imersão no idioma

Tanto faz se o país escolhido é França, Estados Unidos ou Japão. Se a ideia é entender como os moradores falam, pensam e agem, expressando todas as situações através do idioma, o melhor a se fazer é prestar atenção e aprender o máximo possível.

Uma imersão de 3 meses em um idioma pode melhorar o desempenho com a língua de forma única e a ideia é tirar o máximo de proveito disso.

Quer um exemplo de como fazer isso? Pegar ônibus, perguntar coisas fúteis na fila do supermercado, conversar com atendentes de lojas sobre roupas e sapatos, ir a um restaurante e bater um papo com o garçom, entre muitos outros hábitos dos locais, é a melhor dica de como imergir na cultura do país escolhido para fazer host family intercâmbio

2- Conheça excelentes lugares não-turísticos

Outra vantagem que pouca gente observa é descobrir os melhores bares e restaurantes, melhores pontos da cidade e coisas do tipo, que são preferidos dos moradores.

De praxe, esses lugares são maravilhosos, mas não estão na lista dos sites de turismo. São frequentados pelos locais e por isso são mais baratos. Aliás, está aí uma ótima forma de economizar dinheiro viajando para o exterior através do host family intercâmbio.

3-  Conheça a culinária local de verdade

O contato direto com os moradores e seus costumes explica verdadeiramente o que é o host family intercâmbio e dá a real noção da imersão cultural.

Como o intercambista participa de toda a rotina da família, é possível saber os hábitos alimentares de uma cidade ou bairro, os temperos usados por uma família, bebidas consumidas com maior ou menor frequência entre muitos outros detalhes.

Em nosso blog, você pode encontra várias dicas deste tipo:

4- Companhia para sair e se divertir

Dependendo da idade dos membros da família acolhedora, é possível estabelecer uma boa relação com eles e aproveitar a companhia dos pais e irmãos adotivos para sair e conhecer lugares novos. Afinal, é isso o que é host family intercâmbio: aproveitar a companhia da família estrangeira para mergulhar fundo numa nova cultura.

Claro que nem sempre a família poderá ceder o seu tempo ou nem terá o perfil de ir a uma balada, mas, com sorte, é possível juntar o útil ao agradável. Depois de um aula em um curso de inglês por exemplo, que tal chamar a irmã adotiva para um chop em um bar escolhido por ela?

5- Escolha uma família local e não de imigrantes

Nada contra os imigrantes. O fato é que quem vai para outro país estudar sua cultura prefere mergulhar na raiz de seus costumes e principalmente ouvir o idioma falado por nativos. O que é o host family intercâmbio senão exatamente isto?

Portanto, a vantagem nessa modalidade é escolher famílias locais, nativas, com boa bagagem cultural do país, capazes de ensinar sobre seus costumes e dispostas a receber bem seus hóspedes estrangeiros.

Caso a agência não tenha escolhido a família certa e não tenha rolado uma química durante a estadia, o ideal é pedir a troca imediatamente.

Veja também: 5 dicas de convivência em casa de família

Na dúvida de qual escola escolher para fazer seu intercâmbio? Use nossa tabela online e compare as melhores escolas de inglês do mundo:

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

E aproveite para conferir depoimentos de quem passou pela experiência do intercâmbio e só tem coisas boas para contar:

Curso de inglês no exterior: Ace English Malta

Comentários