em Intercâmbio

Quais os documentos necessários para fazer intercâmbio? Confira lista completa

Vai estudar fora? Já escolheu o destino, o curso e instituição?

Então agora só falta checar se todos os documentos necessários para fazer intercâmbio e ingressar no país desejado!

Uma dica importantíssima é checar tudo com muita antecedência: reunir a papelada, agendar entrevistas e autenticar cópias bem antes, tudo isso evita possíveis dores de cabeça mais para frente.

Ainda não escolheu o país para fazer intercâmbio? Então confira nossas promoções:

Intercâmbio Institucional 728x90

Saiba mais: Quais as vantagens de fazer um intercâmbio para casa de família?

Tudo o que você precisa: documentos necessários para fazer intercâmbio

1- Passaporte

A primeira coisa a se fazer na checagem dos documentos necessários para fazer intercâmbio, é verificar se está com o passaporte em dia. Só não é necessário levá-lo se for para países do Mercosul. Para todos os demais destinos ele é obrigatório.

O documento deve continuar válido 6 meses após a volta ao Brasil. Ou seja, se o documento for expirar até essa data, solicite a renovação antes de embarcar.

Como tirar?

Preencha o formulário disponível no site da Polícia Federal, onde você também poderá agendar o horário e local para apresentar os seguintes documentos (originais) no posto de atendimento escolhido:

  • Identidade (RG);
  • CPF;
  • Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição;
  • Comprovante de quitação do serviço militar obrigatório;
  • Pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União);
  • Passaporte anterior (se houver).

Veja mais dicas em nosso blog: Novo passaporte brasileiro passa a valer por 10 anos

2- Visto

É extremamente necessário checar quais as exigências para tirar o visto e atentar para o período, pois eles variam de acordo com o tempo que você passará no destino. Entre no site da embaixada do país que irá, lá encontrará todos os detalhes.

Em países como Estados Unidos e Canadá, por exemplo, é necessário um visto mesmo se for como turista, por isso, é muito importante verificar com antecedência qual é o procedimento para o seu destino.

Depois de aprovado, o documento do seu visto é anexado à uma página do passaporte.

No caso de intercâmbio, é muitos casos é necessário o visto de estudante, confira mais detalhes nestes posts:

3- Imigração

Quando chegar no país de destino, você passará pela imigração, onde eles poderão solicitar alguns dos documentos necessários para fazer intercâmbio, tais  como:

Carta de aceitação da escola

É o documento timbrado pela instituição que deverá conter detalhes sobre o curso que você irá fazer.

Normalmente ele é enviado via email após a inscrição. Nele, devem constar dados de matrícula e informações referentes à acomodação, caso tenha optado por residência estudantil.

Seguro Saúde

Não se esqueça de providenciar um seguro saúde para uma viagem internacional. Certifique-se com antecedência de que o seguro contratado cobre todo o território de onde você estará durante o intercâmbio.

Leve a carteirinha e a apólice do seguro que comprovem que você tem um seguro.

Vacinas

Para alguns destinos, é necessário apresentar a carteira de vacinação. A principal é a vacina contra a febre amarela.

Você deve tomá-la até dez dias antes do embarque e, no local de aplicação, você pode adquirir o certificado internacional, também válido por dez anos.

Extrato bancário

Dentre os documentos necessários para fazer intercâmbio é importante apresentar o extrato de crédito no seu travel Money que nada mais é do que um cartão de débito carregado em moeda estrangeira, ou do cartão de crédito.

Tire o extrato online do seu saldo e o anexe à sua pasta de documentos. Isso serve para comprovar que você tem condições financeiras suficientes para realizar o intercâmbio.

Cópia da passagem de Ida e volta

Provavelmente pedirão que você mostre a cópia da passagem aérea como uma prova de que você estará no país em questão apenas de forma temporária e que, por isso, é importante levar as cópias impressas de ida e volta.

Uma dica bacana é fazer a lista com todos os Documentos necessários para fazer intercâmbio e checar várias vezes enquanto estiver providenciando tudo, assim, você vai ter certeza de que não se esqueceu de nada e poderá viajar tranquilamente.

Veja também: Como fazer intercâmbio? passo a passo para estudar no exterior

Confira dicas do que é preciso para fazer intercâmbio em vários países:

Comentários