em Intercâmbio

Como se preparar para um intercâmbio e curtir sua viagem ao máximo

Está decidido a fazer um intercâmbio? Sem dúvidas, é uma ótima ideia e uma excelente oportunidade para você aprender ou aprimorar uma outra língua, conhecer uma nova cultura, fazer novos amigos, se deliciar na gastronomia de outros países e crescer como pessoa. Mas você sabe Como se preparar para um intercâmbio?

Afinal, você estará só e terá que fazer tudo sozinho. Já pensou nisso? Você está preparado para curtir a viagem e aproveitar tudo o que for oferecido?

Para que o intercâmbio seja bom para você, é preciso que você esteja disposto a conviver e aprender com as novidades. Para ajudar, separamos uma lista de dicas para que você esteja pronto para a sua viagem e saiba como se preparar para um intercâmbio!

Saiba mais: Evolução Pessoal no intercâmbio: confira depoimentos em vídeo

Como se preparar para um intercâmbio?

Antes de partir, é preciso pesquisar e escolher bem. Não tem como se prepara para o intercâmbio sem saber o que espera por você por lá. Por isso, fique atento a estes detalhes:

1- Cultura

Sim, você está indo para outro país e a cultura é totalmente diferente. Provavelmente, as pessoas não chegam dando beijos e abraços assim que se conhecem, como acontece no Brasil, por exemplo.

Você já leu sobre isso? Lembre-se de que o visitante será você, e é importante que você se informe para não se atrapalhar muito por lá.

Veja os costumes, os tipos de cumprimento, a pontualidade, como é o comportamento em um restaurante e outros itens que possam ajudar você a se preparar.

Confira um exemplo: A cultura da Inglaterra, que país é este?

2- Leis

As leis também são outras. Por isso, se informe sobre o básico antes de ir para lá. Se você for dirigir, por exemplo, precisa saber quais as normas de trânsito do país.

Além disso, lembre-se de que em alguns lugares não é permitido beber nada alcoólico na rua. Será que na cidade na qual você vai ficar pode? E a partir de quantos anos?

3- Clima

Como se preparar para um intercâmbio sem conhecer o clima local?

Quando estiver lendo um pouco mais sobre o local no qual você vai ficar, veja qual o clima para que as roupas sejam levadas na mala sejam as corretas.

Algumas regiões são muito mais frias do que o Brasil mesmo no verão. Então, fique atento. Além disso, nem sempre um dia bonito de sol significa calor. Aprenda a sempre verificar a temperatura externa antes de sair de casa para não passar frio!

Veja um exemplo: Conheça o clima de Malta

4- Comida

Claro que você não vai achar a comidinha da mamãe quentinha e esperando por você durante um intercâmbio.

Por isso, esteja aberto para novos temperos, pratos e sabores. Nada de fazer cara feia para as comidas diferentes. Aproveite a oportunidade e prove de tudo o que o país tem a oferecer em termos gastronômicos. Afinal, é uma grande oportunidade para você conhecer e aprender coisas diferentes.

Só tenha calma e prove as novidades aos poucos para não passar mal!

Mais uma dica: Comidas típicas da Nova Zelândia: os 10 pratos mais gostosos

5- Medicamentos

Por falar em passar mal, lembre-se de que os nomes comerciais das medicações são diferentes.

Por isso, leve os remédios que você costuma tomar com frequência, para qualquer tê-los em mão em caso de emergências. Se tiver algum que você tome diariamente, converse com seu médico antes da viagem para que ele o oriente sobre como proceder no outro país.

Como dividir seu intercâmbio com amigos e familiares?

Nossas dicas não se restringem a como se preparar para um intercâmbio antes de viajar.

Finalmente chega o grande dia: o embarque para o tão sonhado intercâmbio! É tanta coisa nova para vivenciar e tanto lugar bonito para conhecer que você queria poder teletransportar sua família e amigos para que eles dividissem momentos incríveis com você.

Enquanto isso não é possível, você pode tentar dividir experiências e paisagens com eles à distância. Separamos uma lista de maneiras que podem ajudar você a se comunicar com todos e mostrar um pouco do que está vivendo, para que ele possam participar da sua vida. Confira!

6- Tenha um blog

Simples e gratuito, o blog pode ser seu grande aliado durante a viagem. Crie um blog antes de ir e divulgue o endereço para amigos, familiares e outras pessoas com as quais você queira dividir um pouco do que aprender e vivenciar.

Sempre que puder, atualize o blog. Claro que você não pode passar horas por dia escrevendo, pois vais perder o tempo que poderia estar aproveitando a viagem. Porém, em 15 minutos você posta uma foto e faz uma descrição pequena. Já é o suficiente para atualizar a todos e dividir algumas imagens.

Saiba mais: Blogs de intercâmbio: confira postagens de todo o mundo!

7- Crie uma página no Facebook

Você também pode criar uma página no Facebook sobre e postar suas fotos e comentários lá. Basta avisar a todos e convidar as pessoas para curtirem.

É possível até escrever antes de partir sobre como arrumar as malas, tirar passaporte ou conseguir o visto. O interessante de uma página assim é que além de atualizar as pessoas queridas, ela pode servir de inspiração para as pessoas que, assim como você, estão se programando para realizar um intercâmbio.

Além disso, postar fotos na página é algo muito fácil, que poderá ser feito até do seu celular. Ou seja, você não gastará muito tempo. Caso ache a página muito complicada, vale publicar fotos e curiosidades do local no seu perfil pessoal.

Viu como se preparar para um intercâmbio pode ser bastante divertido?

8- Envie postais

Pode ser até que você nunca tenha feito isso na sua vida, mas para tudo há uma primeira vez, certo? Então, envie um cartão postal!

É muito prático e geralmente eles contam com belas fotos do lugar. Na parte de trás, você pode escrever uma pequena mensagem para matar as saudades de quem ficou. Com certeza, quem receber ficará muito feliz!

9- Whatsapp, Viber, Skype e muito mais!

Usar a tecnologia a seu favor é sempre bom. Por isso, se tiver um smartphone instale aplicativos que auxiliam a dividir suas experiências. Mandar fotos com pequenas legendas é uma maneira prática e legal de compartilhar os melhores momentos do intercâmbio.

Veja, a seguir, dicas sobre cada um deles!

10- Skype

app_intercambio_skype

O bom e velho. Seja no computador, tablet ou smartphone, ainda não inventaram forma mais eficaz e barata de interagir em vídeo à distância. Para quem está longe, faz toda a diferença ver (e não só ouvir) familiares e amigos. Ele também permite que você troque mensagens e compartilhe arquivos.  Gratuito. iOS e Android.

11- Viber

app_intercambio_viber

o maior concorrente do Skype também tenta se posicionar como um produto multiplataforma. Hoje, é possível usá-lo (com vídeo, inclusive) em smartphones e em computadores (Windows e Mac). Ele serve para fazer ligações e enviar mensagens gratuitas com outros usuários. Gratuito. iOS e Android.

12- Whatsapp

app_intercambio_whatsapp

Vem substituindo cada vez mais as mensagens pagas de texto. Com ele, é possível trocar de forma ilimitada mensagens (além de fotos, vídeos e áudios) instantâneas com seus contatos, de qualquer lugar de mundo. Também dá para gravar mensagens curtas de voz. Disponível para: iOS e Android. Pago para novos usuários (US$ 1/ano).

13- iPostal

app_intercambio_ipostal

O app, criado por brasileiros, acaba com os cartões postais “frios”, cujas paisagens, muitas vezes,  não condizem com a realidade.

No iPostal, você seleciona uma imagem da sua própria galeria de fotos, escreve a mensagem e envia um cartão postal físico e personalizado para qualquer cidade do mundo – via celular mesmo, não precisa ir aos Correios. Tudo para deixar a lembrança mais carinhosa. Mas atenção: para ficar realmente bonito, a imagem tem que estar em boa resolução. 

14- Pair

app_intercambio_pair

Ideal para namoros à distância, o app funciona como uma rede social privada, exclusiva para casais.

O aplicativo tem uma linha do tempo, na qual os usuários podem publicar mensagens, áudios, vídeos, fotos e recados que serão vistos apenas pelos dois. Também é possível compartilhar a localização, além de enviar listas e lembretes sobre datas. Gratuito. iOS e Android.

15- Compre lembrancinhas

Como se prepara para um intercâmbio e não contar com um alista de lembrancinhas para a volta?

Presentinhos são sempre bem-vindoss! Com certeza, todo mundo vai gostar de ganhar algo que você trouxe da sua viagem. Vale de tudo, até os famosos ímãs de geladeira com uma foto ou referência local. Em outras palavras, é um pedacinho da cultura do país que você leva para as pessoas mais queridas. Não precisa ser nada caro, só representativo.

Veja também: 10 sugestões de presentes do Brasil

Gostou das dicas de como se preparar para um intercâmbio? Já montou seu blog ou sua página no Facebook? Deixe o endereço nos comentários para a gente também poder acompanhar a sua viagem!

E se você que saber ainda mai sobre como deixar tudo pronto para seu intercâmbio, baixe nosso e-book gratuito: Tudo o que você precisa saber antes do seu intercâmbio

Malta: Tudo o que você precisa saber antes do seu intercâmbio

Veja mais dicas de como se preparar para um intercâmbio:

Comentários