em Intercâmbio

Antes de viajar: 6 itens do checklist de intercâmbio

O mês que antecede um intercâmbio é muito movimentado. São várias coisas para aprontar, malas para fazer e pessoas para se despedir. Já pensou em fazer um checklist de intercâmbio e malas para ver se está tudo certo?

Nessa correria, com a cabeça cheia de preocupações e a ansiedade aumentando a cada dia, é fácil se descuidar e esquecer de coisas importantes. Em momentos assim, checklists são indispensáveis para que nada fique para trás e também para deixar os últimos dias mais calmos.

Para ajudar você, preparamos uma lista com o que é indispensável antes de embarcar. Confira nosso checklist para intercâmbio!

Intercâmbio Institucional 728x90

Veja também: Documentação pré-embarque: faça seu check list!

Checklist de intercâmbio para estudantes a caminho do exterior

Viaje tranquilo e com certeza de que não esqueceu nada! Faça um checklist das malas e do intercâmbio e sinta-se seguro e confiante na hora do embarque.

1- Compre um guia de viagens

Em breve, você estará em um país novo. Ainda que você já o tenha visitado, viver alguns meses imerso em outra cultura é completamente diferente.

Um bom guia de viagem, além de informar sobre pontos turísticos que você não pode deixar de visitar, dá dicas dos costumes locais que ajudarão você a se adaptar. É um bom investimento para fazer do seu intercâmbio uma experiência completa e uma leitura que te deixará ainda mais empolgado quando tudo começar!

2- Faça um check-up

É importante saber se está tudo certo com seu corpo e sua saúde antes da viagem. Você terá auxílio durante o intercâmbio, é claro, mas em outra língua pode ser difícil expressar e compreender termos médicos. Prepare também uma caixa com os remédios que você está habituado a tomar e não deixe de verificar se alguma vacina é necessária antes de embarcar.

3- Confira seu programa de aulas

Confirme se as matrículas para todos os cursos foram feitas, se existem créditos que precisam ser preenchidos e se os horários das disciplinas não estão coincidindo. Anote endereços, blocos e salas.

Revise se todos os pagamentos necessários foram quitados, para estar tudo certo quando as aulas começarem, este é um dos pontos mais importantes do checklist para intercâmbio.

4- Pense nas suas malas

Não deixe para fazer isso no dia anterior à viagem. Se não puder empacotar tudo com antecedência, uma lista pode ajudar a não esquecer de levar nada. E se você arrumar as malas antes, terá um tempo até o embarque para se lembrar de coisas pequenas e facilmente esquecíveis, mas que podem fazer falta.

Veja também:

5- Separe seus documentos

Importantíssimo! Seus documentos e vistos precisam estar organizados. Guarde-os todos juntos para que nenhum fique para trás: passaporte, cartões do banco, seguro viagem e comprovantes.

Leve uma cópia de boa qualidade de seus passaporte com você, caso algo aconteça com o original. Confirme seu crédito no banco, separe dinheiro em espécie e veja se está tudo certo com seu cartão Travel Money, caso vá usar algum.

Veja também: Saiba quais são os documentos que podem ser solicitados na imigração

6- Faça um checklist de intercâmbio final

Já fez seu checklist de intercâmbio? Então, cheque mais uma vez antes de partir! Não se esqueça de fazer o check-in 24 horas antes e evite filas ou atrasos que podem ocorrer. Se não estiver acostumado com o caminho até o aeroporto, trace a rota e, se necessário, visite-a. Não demore muito a embarcar. As filas da imigração nos embarques internacionais, onde se apresentam os passaportes, costumam ser grandes e podem atrasar você.

E o checklist da mala para intercâmbio, fez também?

E então, já está pronto para o seu intercâmbio? E a ansiedade? Conte tudo para a gente nos comentários!

Se você quiser um manual completo sobre intercâmbio, baixe nosso e-book e leia durante o voo:

Além do Checklist de intercâmbio, temos mais dicas para você:

Comentários