em Inglês

TOEFL, IELTS ou Cambridge? Qual teste fazer?

Na hora de escolher a prova de proficiência em inglês mais adequada, muita gente ainda tem dúvidas de qual é a melhor opção.

Além do fato de que cada uma delas tem locais específicos de aceite e de preferências, é preciso considerar fatores como indicação, abrangência e valor de cada uma.

Pensando nisso, fizemos um comparativo completo entre as opções mais procuradas: IELTS ou Cambridge? TOEFL ou Cambridge? TOEFL ou IELTS? TOEFL, IELTS ou Cambridge? Saiba tudo isso e escolha a melhor prova para você agora mesmo!

Faça um intercâmbio preparatório de inglês no exterior
Saiba mais: TOEFL, Cambridge, TOEIC e IELTS: conheça os testes de inglês avançado

Comparativo: quais os melhores testes de inglês?

IELTS ou Cambridge?

Se você está se perguntando qual das provas é mais indicada para você considerando IELTS ou Cambridge, provavelmente você está pleiteando um intercâmbio ou uma viagem com destino para a Oceania ou para o Reino Unido.

  • Foco: ambas as provas, IELTS ou Cambridge são elaboradas com foco no inglês britânico. A primeira é elaborada por uma comissão formada por Nova Zelândia, Austrália e Reino Unidos, enquanto a segunda é feita pela Cambridge University, uma das mais conceituadas instituições de ensino da Europa e de todo o mundo.
  • Nível: o nível de dificuldade de ambas as provas é bastante parecido, mas é preciso pensar que cada uma delas possui suas próprias modalidades.

O IELTS possui duas versões, a acadêmica (mais científica) e a geral (para conversação e compreensão geral).

A prova de Cambridge, por sua vez, oferece diversos níveis e pode ser feita por pessoas em diferentes estágios de aprendizado.

Ou seja: se você ainda não tem a proficiência, mas quer aperfeiçoá-la, uma opção diferente da CPE (Certificate of Proficiency in English) pode ser a opção mais indicada.

Veja também: Os melhores testes de proficiência em inglês online

TOEFL ou Cambridge

No caso da comparação entre TOEFL ou Cambridge, a escolha é um pouco mais simples.

Afinal de contas, o TOEFL é a prova de proficiência em inglês preferida das universidades e escolas da América do Norte. Assim, se você quer estudar nos Estados Unidos ou no Canadá, são grandes as chances de que o local que você vai estudar aceite o TOEFL como exame.

  • Foco: é claro que a Prova de Cambridge também é reconhecida em universidades norte-americanas e que o TOEFL pode ser aceito em instituições da Europa e da Oceania. No entanto, o foco de cada uma delas é bastante direcionado para cada país e é preciso realmente verificar qual é o procedimento padrão da escola desejada.
  • Nível: o TOEFL é considerado por muitos como um dos exames mais difíceis de proficiência, mas isso não é verdade. Como esse exame é uma prova de proficiência absoluta – ou seja, não há níveis intermediários – é normal que ele seja mais complexo do que os níveis mais iniciais da prova de Cambridge.
Veja mais: Prova de Cambridge: inglês com sotaque real!

TOEFL ou IELTS?

Assim como a prova de Cambridge, o IELTS é mais aceito em universidades da Europa e da Oceania. Apesar disso, ambos são bastante conhecidos no mundo e possuem algumas particularidades que você precisa saber para poder decidir: TOEFL ou IELTS?

  • Foco: além de países da Europa e da Oceania, ele também é aceito por países que não possuem o inglês como língua nativa, mas que falam o idioma e que oferecem cursos e aulas nessa língua. Países pequenos e de idiomas não tão populares, como por exemplo a Holanda, costumam adotar essa postura e serem mais flexíveis com relação à prova.
Confira: Prova do IELTS no Brasil: veja como fazer

TOEFL ou IELTS: qual é mais fácil?

Essa é uma das questões mais populares entre as pessoas que precisam escolher entre TOEFL ou IELTS.

As duas possuem níveis de dificuldade parecidos, mas o TOEFL pode ser mais exigente em relação ao vocabulário e ao entendimento.

Já o IELTS exige um maior domínio da língua em sua versão britânica, o que pode ser um pouco diferente para quem está acostumado com a versão estadunidense.

Confira também: Dicas do conteúdo da prova de inglês TOEFL

TOEFL, IELTS ou Cambridge?

Quando se compara as três opções de prova de proficiência em inglês, a escolha fica ainda mais complicada.

Todas são de grande qualidade e atestam com propriedade as suas habilidades, mas a escolha realmente deve ser feita com base no país de destino.

Cheque antes quais as provas que são aceitas no local para onde você quer ir e faça sempre a escolha correta!

Leia também: Quais são os níveis de Inglês? Conheça a classificação europeia

Quer comparar diversas escolas de inglês no exterior para descobrir qual a melhor para se preparar para um teste de proficiência?

Use nossa tabela online e saiba tudo:

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

Qual desses países é seu preferido para um intercâmbio?

Comentários