em Inglês

Como conseguir certificado em inglês: guia prático

Saber inglês é importante, mas ter formas de comprovar essas habilidades quando necessário é imprescindível.

Saber como conseguir certificado em inglês requer mais do que simplesmente finalizar um curso, é preciso conhecer as provas de proficiência e as modalidades disponíveis para cada objetivo e para cada pessoa.

Os certificados de inglês reconhecidos por instituições de ensino ou por órgãos que regulamentam o aprendizado da língua a nível global são os mais requisitados nesse sentido.

Afinal de contas, é preciso ter certificações internacionais de inglês para garantir que a comprovação não será válida somente no Brasil ou em apenas um país específico.

Para poder definir qual o melhor certificado de proficiência em inglês, é preciso considerar sempre quais os objetivos de quem está à procura da comprovação e para qual país a pessoa pretende ir.

Isso porque cada uma das provas de proficiência tem características específicas e são organizadas por países diferentes, sendo preferidas em locais e em instituições de ensino diferentes.

Para ajudar você a saber como conseguir certificado de inglês, preparamos uma lista com coisas importantes que você precisa saber na hora de fazer a prova.

Confira!

Intercâmbio Institucional 728x90

Confira esta experiência: Curso preparatório de inglês na ILAC Toronto

Como conseguir certificado em inglês

Fazer um intercâmbio de idioma no exterior pode te ajudar muito, mas conheça mais a fundo as diferentes provas e certificados, e não deixe de clicar nos links com informações bastante detalhadas de cada certificação.

Tipos de certificações internacionais de inglês

Por mais que um diploma ou certificação de escola brasileira tenha relevância no contexto nacional, isso não acontece em outros países.

É preciso saber qual o melhor certificado de proficiência em inglês e fazer a prova que permite a sua emissão.

  • Relevância: veja sempre se a prova que você vai fazer é aceita no país para o qual você quer ir. De nada adianta fazer uma boa prova com certificado de inglês reconhecido se ela não for aceita onde você quer ir, não é mesmo?
  • Versões: algumas provas possuem versões para cada país ou região – inglês britânico e americano, por exemplo. Quando escolher a prova, veja se isso é o caso dela.
Saiba mais:

Certificados de inglês reconhecidos

Como conseguir um certificado em inglês requer a realização de uma prova, é preciso saber exatamente quais emitem certificados reconhecidos.

Confira abaixo as principais delas:

  • TOEFL: conhecida em todo o mundo, a prova é mais aceita nos Estados Unidos e no Canadá. No entanto, ela pode ser aceita por empresas e, além disso, universidades de outros continentes também podem aceitá-la em alguns editais de intercâmbio.
  • IELTS: desenvolvida em parceria por países como Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália, o IETLS é mais focado no inglês britânico e nas versões faladas na Oceania. Países europeus que possuem programas em inglês, mas não o tem como primeira língua, também costumam aceitar o IELTS como uma das formas de certificações internacionais de inglês.
  • Prova de Cambridge: desenvolvida pela Cambridge University, uma das mais reconhecidas da Inglaterra, a prova é a mais solicitada lá. A prova de Cambridge também é famosa por possuir vários tipos e permitir a comprovação de níveis iniciais, intermediários e avançados do idioma.
Veja também:

Notas nas provas

Apesar de haver valores de referência para cada prova e uma nota que é considerada a mínima para atestar a proficiência, saiba que é possível utilizar a prova mesmo que a sua nota não seja a esperada.

Considere, antes de mais nada, que editais de intercâmbio e outros processos seletivos possuem características variadas e que nem sempre o que e válido para um se aplica em outro, assim como nem sempre a regra geral vale para casos específicos.

  • Cursos: diversas universidades e escolas de países de língua inglesa têm cursos para pessoas estrangeiras. Se a sua nota for um pouco abaixo da esperada, você pode checar se é possível ir mesmo assim e estudar enquanto estiver lá.
  • Outros usos: se você precisa de certificados de inglês reconhecidos, pode fazer uma prova das citadas acima e usar a sua nota como comprovação de suas habilidades. Mesmo que a nota não ateste a proficiência, ela ainda pode ser usada como comprovação de habilidades avançadas ou intermediárias – o que pode ser suficiente em processos seletivos ou entrevistas de emprego.
Confira mais detalhes:

Nada melhor para se preparar para uma certificação de inglês do que fazer um intercâmbio no exterior.

Escolha a melhor escola de inglês no exterior usando a nosso tabela internacional de cursos:

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

Confira também depoimentos de pessoas que fizeram intercâmbio no exterior e adoraram: