em Inglês

Como aprender o inglês falado no dia a dia?

Além de fazer cursos e aprender vocabulário e gramática, é muito importante saber como ter uma boa conversação em outro idioma. Como aprender o inglês falado é um pouco mais complexo do que o escrito, já que envolve o domínio de fonemas que não existem na língua portuguesa.

Por isso, é sempre bom encontrar formas alternativas de potencializar essa capacidade e exercitar os conhecimentos.

Diversos cursos já oferecem ferramentas específicas para quem quer saber como aprender o inglês o falado. Ouvir audiobooks em inglês enquanto se acompanha o arquivo de texto é uma das estratégias mais comuns e que pode ter efeitos bastante positivos quando é levada a sério e feita com dedicação.

Como aprender o inglês falado não é um bicho de sete cabeças, separamos cinco dicas perfeitas para ajudar você nessa tarefa e garantir o máximo de aproveitamento.

Um intercâmbio no exterior é outra forma excelente de conseguir isso!

Faça seu intercâmbio com a Descubra o Mundo.
DICA: Saiba quanto custa estudar inglês no exterior

Como aprender o inglês falado?

1- Converse com nativos

Quer maneira melhor de como aprender o inglês falado do que conversando com quem fala a língua desde criança? Essa é a melhor forma de aprender palavras coloquiais, gírias e expressões típicas de cada região.

Além disso, você precisa considerar que, assim como no Brasil, cada região de um país de língua inglesa nativa tem pronúncias diferentes. Ou seja, você conhece formas do idioma que não teria contato em nenhum tipo de livro ou curso.

Por isso, vale a pena considerar fazer um curso de imersão, que significa passar um tempo em outro país. Cursos intensivos de um mês podem funcionar muito bem para executivos.

Como aprender o inglês falado será uma parte do cotidiano, a tarefa fica muito mais fácil e você aprende sem perceber!

2- Converse com quem está aprendendo

Não pense que é preciso falar só com quem domina o idioma que você irá aprender. Durante o curso de imersão, tenha o cuidado de conversar sempre em inglês, mesmo que com brasileiros.

Falando com outras pessoas que estão aprendendo, você identifica melhor alguns erros que você mesmo pode estar cometendo e ainda pode ajudar outra pessoa enquanto aprende mais.

Como aprender o inglês falado é uma necessidade de ambos, todos saem ganhando e você ainda faz novas amizades!

Veja também: Curso de inglês online com certificado: veja 5

3- Filmes e séries

Séries com temáticas do cotidiano, como Friends e How I met your mother são exemplos clássicos de como aprender o inglês falado.

Elas utilizam falas curtas, para gerar mais humor, e palavras do dia a dia para poder estruturar suas cenas. Para ter um efeito mais intenso, tente usar legendas em inglês, para não perder nenhuma palavra, e perceba que as legendas vão sendo cada vez menos necessárias conforme você aprende mais e mais.

Se você quer aprender o vocabulário específico de alguma área, como criminalística ou saúde, busque filmes e séries com essa temática. Você vai ver como é mais fácil entender a pronúncia e o emprego de jargões.

4- Pense em inglês

Como aprender o inglês falado não é algo que acontece do dia para a noite, é preciso treinar bastante. Quando estiver pensando, distraído ou fazendo planos, pense em inglês.

Você pode fazer listas, planos e esquemas usando o idioma ou só repetir as ideias em voz alta. Tente fazer isso em diferentes contextos: trabalho, casa, rua, mercado etc.

Fazendo isso, você percebe algumas palavras que não sabe a tradução ou expressões que você ainda precisa aprender a usar em inglês. Ou seja, você não só exercita aquilo que sabe como ainda percebe pontos falhos.

Perfeito, não é mesmo?

Confira: Teste de maturidade: você está preparado para o intercâmbio?

5- Músicas

Consumimos uma grande quantidade de músicas em inglês todos os dias. Use isso a seu favor! Tente prestar atenção nas letras e veja como cada palavra é falada.

Perceba, é claro, que algumas coisas são licenças poéticas para melhorar o ritmo ou criar um efeito interessante, mas entenda que praticamente todas aquelas palavras são de uso cotidiano no inglês falado.

Mesmo que você tenha gostos bem específicos, tente ouvir diferentes gêneros. O vocabulário costuma ser diferente e você pode até mesmo acabar gostando de novas músicas graças ao exercício!

Também vale a pena buscar músicas de filmes e peças musicais, pois elas contam uma história e estão recheadas de palavras importantes do idioma!

DICA: 7 Músicas em inglês fáceis de cantar para você curtir

Pensando em achar uma boa escola para fazer intercâmbio no exterior? Use nossa tabela online e saiba qual delas é a melhor opção para você:

Ferramenta de busca de curso de inglês no exterior.

Fazer intercâmbio é uma experiência incrível, confira depoimentos de quem fez:

Comentários