em Inglaterra

Intercâmbio em Liverpool: yeah yeah yeah!

Quem deseja fazer intercâmbio em Liverpool, cidade industrial duramente afetada pela crise econômica de 1980, parecia saber que esta cidade não vive apenas das glórias do passado. Ao contrário do que muitos imaginavam, o local soube renascer: aproveitou-se da fama musical e dos filhos ilustres para fomentar o turismo e tornar-se uma verdadeira sede de festivais, com novos talentos que aparecem a cada ano. Também se renovou culturalmente, aumentando a oferta de museus e de espetáculos. Com as medidas positivas, veio a recompensa: em 2008, foi considerada a capital europeia da cultura. E até hoje faz jus ao título. Sabendo disso, intercâmbio em Liverpool não parece uma escolha ideal?

A cidade, localizada do condado de Merseyside, está a 2h15 de trem de Londres e vem se firmado como mais um destino de intercâmbio na Inglaterra. É uma das cidades mais econômicas do país para quem quer estudar inglês e, ao mesmo tempo, se divertir. Em termos de infraestrutura e opções de lazer, não deixa a desejar em nada em comparação a outros destinos tradicionais, como Cambridge, Oxford e Brighton. Além das escolas de inglês, três universidades também atraem estudantes: University of Liverpool, Liverpool John Moores University e a Liverpool Hope University.

Falando um pouco sobre a história local… A renovação da cidade foi iniciada na década de 90, a partir de um grande projeto de reconstrução. Edificações degradadas e abandonadas passaram por reformas e se transformaram em museus, restaurantes e lojas descoladas. A zona portuária, chamada de Albert Dock, foi toda revitalizada e antigos armazéns foram tombados pela Unesco.

Albert Dock | Liverpool, Inglaterra | Foto: Fine Art America
Albert Dock
Intercâmbio em Liverpool, Inglaterra
Foto: Fine Art America

Intercâmbio em Liverpool: cada vez mais procurado

Hoje, depois de Londres, é Liverpool quem se orgulha de ter o maior número de museus e galerias de arte do Reino Unido. É por este e outros motivos que as palavras Intercâmbio e Liverpool combinam tanto. Em Albert Dock concentram-se as melhores exposições. É ali que fica Tate Liverpool – filial da famosa galeria londrina focada em arte moderna, que conta com clássicos como Matisse, Picasso e Salvador Dalí. É nesta área também que está o Maritime Museum, que abriga grande acervo de miniaturas, além de peças de barcos e navios.

A poucos metros dali está o museu mais famoso da cidade, inteiramente dedicado aos filhos ilustres de Liverpool: o The Beatles Story. Por lá, o visitante pode saber mais sobre a história do rock, o contexto da época, ver de perto os famosos óculos redondos de John Lennon e a guitarra de Paul McCartney. Acostume-se: Liverpool é puro rock’n roll. Já falamos sobre isso aqui.

Veja ao vivo: Londres: câmera mostra agora a Abbey Road em tempo real

Além de visitar o museu, os fãs da banda vão adorar percorrer alguns dos lugares por onde o quarteto passou. De Albert Dock, partem os principais tours deste tipo – um dos mais conhecidos é o Magical Mistery Tour, que começa nas casas de infância e termina com uma pint no glorioso Cavern Club, onde os amigos fizeram as primeiras apresentações juntos. Hoje, existem dois Cavern’s (um de frente para o outro, que pertencem ao mesmo dono): um deles é o clube original e outro é um pub tipicamente britânico.

Cavern Club | Liverpool, Inglaterra
Cavern Club
Intercâmbio em Liverpool, Inglaterra

Escolheu Liverpool para intercâmbio? Comece reconhecendo o terreno!

Uma boa forma de fazer um reconhecimento de área logo nos primeiros dias de intercâmbio em Liverpool é por meio de um passeio de barco pelo rio Mersey, de onde se tem uma visão diferente da cidade e de alguns de seus principais símbolos, como o Porto de Liverpool, o Cunard, sede de uma antiga empresa de navios, e o gótico Royal Liver Building (seu relógio no topo é maior que o Big Ben de Londres!). Passeios como esse costumam sair da Pier Head, antigo embarcadouro que foi considerado Patrimônio Histórico pela Unesco em 2004.

Vale reservar um tempo para conhecer a centenária Walker Art Gallery, uma das galerias de arte mais importantes da Europa, que reúne obras com mais de 700 anos de história. Junto a ela encontra-se o World Museum Liverpool, com coleções arqueológicas que proporcionam grandes ensinamentos sobre ciências. O Empire Theatre, na Lime Street, é referência em espetáculos, que vão de peças dramáticas a apresentações de balé. Igualmente respeitada, a Philharmonic Hall, na Hope Street, também apresenta prestigiados concertos.

Ainda nas imediações da Hope Street, estão localizadas as duas catedrais da cidade: a católica e a anglicana. A Metropolitan Cathedral, católica, tem um estilo moderno. Bem mais imponente, a neogótica Liverpool Cathedral é a maior igreja da Inglaterra e a maior catedral anglicana do mundo. Seu interior é cheio de detalhes e sua torre principal, de 101 metros, é aberta ao público, oferecendo a mais completa vista da cidade.

liverpool_catedral_cidade_intercambio
Liverpool Cathedral
Intercâmbio em Liverpool, Inglaterra
Hope Street e Metropolitan Cathedral ao fundo | Liverpool, Inglaterra
Hope Street e Metropolitan Cathedral ao fundo
Intercâmbio em Liverpool, Inglaterra
Foto: Inspidered

Liverpool é intercâmbio e muito mais: livrarias, parques, pubs, futebol…

Os devoradores de livros vão se apaixonar pela região da School Lane, que é repleta de livrarias e sebos. Por ali, fica também o Bluecoat Arts Centre: o prédio mais antigo do centro de Liverpool virou um polo cultural agitado, com exposições de arte em geral.

Quem gosta de ar livre e natureza não passa vontade. Na cidade, ha vários parques e jardins. Um dos mais belos é o Sefton Park, situado no distrito de mesmo nome. Dizem que o coreto do parque serviu de inspiração para a música Sgt. Peppers Lonely Heart Club Band…

Como quase toda cidade inglesa, Liverpool está cheia de pubs. Vários deles estão concentrados na Mathew Street, uma das ruas mais agitadas. É lá que fica o Cavern e o Grapes Pub, onde o pint é servido por simpáticas barwomen que chamam o cliente de “darling” (querido). Na mesma rua está o Hard Day’s Night Hotel, o único hotel do mundo inspirado pelos Beatles. Todos os quartos são decorados com referências à banda. Valores? Digamos que o preço é condizente com a singularidade da experiência…

Leia também: Top 10: pubs históricos (e deliciosos!) no Reino Unido para conhecer durante o intercâmbio

Voltando ao circuito dos pubs, durante o intercâmbio, certamente você terá a oportunidade de ir ao Philarmonic Dinning Room, antigo clube de cavalheiros inaugurado em 1898. Sua maior atração é o banheiro masculino que tem mictórios em mármore rosado! Já falamos sobre o ‘The Phil’, como é conhecido, neste post.

Outros nomes para anotar: The Ship & Mitre (pub com infinitas marcas de cervejas) e Alma de Cuba (bar/restaurante mais refinado e turístico instalado dentro de uma antiga igreja).

10 comidas típicas da Inglaterra que você precisa conhecer

Em qualquer um dos pubs, não estranhe se a cerveja vier em temperatura ambiente, quase morna. É assim que ela é servida na Inglaterra… Apesar de soar estranho, é incrivelmente boa! Sem dúvida, o ambiente influencia no paladar.

Como se não bastassem os inúmeros programas “fixos”, existem também aqueles temporários. Liverpool virou um reduto de eventos e festivais. Em agosto, ocorre a Beatle Week: semana dedicada ao quarteto, que mistura dezenas de bandas e artistas num clima super democrático. Em outros períodos, acontecem grandes shows dedicados a outros gêneros, como música clássica e jazz.

E nem só de Beatles, música e cultura vive a cidade. Quem nunca ouviu falar do Liverpool F.C.? É o time inglês com mais títulos na história e seu estádio, o Anfield Stadium, é aberto à visitação. Programe-se para assistir a uma partida do campeonato inglês no estádio que tem capacidade para mais de 45 mil torcedores. Sugestão? Um derby entre os rivais Liverpool (os reds) e Everton (os blues). Demais!

Anfield Stadium | Liverpool, Inglaterra | Foto: Today Online
Anfield Stadium
Liverpool, Inglaterra
Foto: Today Online

Para quem gosta de compras, vale conferir as promoções do Liverpool One: um shopping a céu aberto no centro da cidade, com mais de 160 lojas. Ali estão as maiores e melhores grifes europeias e também aquelas de fast fashion como H&M, TopShop e Primark. Quem quer comprar algo mais alternativo deve ir a Nelson Street, a porta de entrada da mais antiga Chinatown da Europa. Os amantes de música ficarão ainda mais alucinados ao conhecer a Hairy Records, na Bold Street, uma das melhores lojas de vinil da Inglaterra.

Quem escolhe Liverpool para Intercâmbio tem uma grande vantagem: se locomover na cidade é muito fácil, já que não é tão grande (pouco mais de 447 mil habitantes) e, ainda assim, é abastecida por linhas de ônibus e de metrô, além de alguns trechos de ferry boat que permitem a travessia no rio. Ah, vale lembrar também que, apesar da proximidade de Londres, a cidade conta com um aeroporto próprio que – adivinhe! – também remete aos Beatles: o John Lennon Airport.

Conheça 5 destinos de intercâmbio para amantes do rock

É, não dá para negar o inegável: Intercâmbio em Liverpool tem trilha sonora própria. Depois desta experiência, os Beatles (e você!) nunca mais serão os mesmos. repita este refrão: – Intercâmbio Liverpool, Intercâmbio Liverpool, Intercâmbio Liverpool!!! Descubra Liverpool.

liverpool_the_beatles_story_intercambio_cidade


Faça seu intercâmbio em Liverpool com a Descubra o Mundo.

O que você precisa saber sobre Liverpool

  • É famosa por ser a cidade natal dos Beatles
  • A cidade está localizada no condado de Merseyside, a 2h15 de trem de Londres
  • É relativamente econômica em comparação a outros destinos tradicionais de intercâmbio na Inglaterra
  • Liverpool passou por uma grande revitalização na década de 90

O que tem para fazer em Liverpool durante Intercâmbio

  • Visitar museus e galerias, como Tate Liverpool, Maritime Museum, Walker Art, World Museum Liverpool
  • Conhecer mais sobre a história dos Beatles na The Beatles Story e no Cavern Club
  • Admirar a arquitetura, que mistura história e modernidade
  • Assistir a um jogo de futebol do Liverpool F.C.

Motivos para fazer intercâmbio em Liverpool

  • Fácil locomoção e acesso (ônibus, trem, ferry boat e aeroporto próprio)
  • Proximidade de Londres: 2h15 de trem
  • Programação cultural intensa: foi considerada, em 2008, capital europeia da cultura
  • É uma cidade musical: pubs e bares oferecem música ao vivo e artistas se apresentam pelas ruas
Aproveite os descontos de intercâmbio da Descubra o Mundo.

Comentários