em Inglaterra

Intercâmbio em Manchester: o berço da Revolução Industrial

Porque fazer um intercâmbio em Manchester? O berço da Revolução Industrial não parou no tempo e, por isso, merece a sua atenção no momento em que você estiver escolhendo o destino de língua inglesa. Desde que a máquina a vapor foi aplicada à indústria têxtil pela primeira vez em 1789, Manchester continua se modernizando, a partir de restaurações de prédios vitorianos e do surgimento de uma nova arquitetura arrojada.

Foi em seu território que foi construída a primeira linha férrea de passageiros, fazendo uma importante ligação até Liverpool. Outra marca da cidade é a vasta rede de canais, construída a partir de 1759 para facilitar a entrada e saída de produtos, especialmente o carvão. O primeiro canal inaugurado foi o Bridgewater, que liga o centro do país ao Mar da Irlanda e ao Mar do Norte. Até hoje a cidade se mantém como pólo industrial e econômico, onde muitas companhias têm sedes administrativas. Os prédios empresariais ficam no centro ou no parque industrial (Trafford Park).

Faça seu intercâmbio em Manchester na Inglaterra com a Descubra o Mundo.

Intercâmbio em Manchester, um lugar incrível para o aprendizado

Além de industrial, Manchester é também universitária. Na cidade, a University of Manchester e a Manchester Metropolitan University atraem centenas de novos estudantes todos os anos. Juntas, ambas formam um dos maiores campi da Europa. Há ainda outras universidades localizadas na área metropolitana da cidade, como Salford, Bolton e Huddersfield. No total, são mais de 100 mil universitários vivendo e circulando na região. Assim, a vida urbana e estudantil fervilha pelas ruas durante o dia, no compasso da pressa de estudantes, acadêmicos e trabalhadores.

Manchester, com pouco mais de 441 mil habitantes, é (muito bem) localizada no coração da Grã-Bretanha: a noroeste da Inglaterra, colada em Liverpool e a duas horas e meia de trem de Londres. Sendo assim, é acessível por natureza e está quase sempre “no caminho” de quem viaja pelas estradas britânicas. É neste cenário vivo que se misturam ainda jovens estrangeiros, que escolheram como destino de intercâmbio Manchester. E tem mais…

A cidade de Manchester inspira arte e musicalidade

Tem música! Certamente, o pop rock não seria o mesmo sem Manchester. É preciso ressaltar o DNA artístico do local. Em suas terras, nasceram bandas como Bee Gees, Joy Division, New Order, The Smiths, Happy Mondays, Stone Roses, Oasis. Isso significa que o rockstar de amanhã pode estar bem perto de você, em pubs e casas noturnas da cidade, como Big Hands, White Lion, Night and Day, Band On The Wall, Mint Louge… O boêmio Northern Quarter é o principal point de artistas e músicos. No centro há a famosa e colorida vila gay (Gay Village), onde estão algumas das melhores baladas da cidade. Durante um intercâmbio em Manchester aproveite para se aprofundar na história do rock britânico fazendo o passeio Manchester Music Tour.

Top 10: pubs históricos (e deliciosos!) no Reino Unido para conhecer durante o intercâmbio

No quesito artes, também dá show. O The Lowry, por exemplo, é um enorme complexo com galerias, museus, pubs e restaurantes. Não perca sua programação de grandes exposições de arte, fotografia e design.

The Lowry |  Intercâmbio em Manchester | Inglaterra | Foto: Darby Sawchuk
The Lowry
Intercâmbio em Manchester
Inglaterra
Foto: Darby Sawchuk

No magnífico Royal Exchange Theatre você encontrará eventos de música ao vivo, exposições gratuitas, leituras de poesia e peças de alto nível. O Manchester Bridgewater Hall abriga o principal salão de concertos, com um auditório para quase 2.500 pessoas. A cidade conta ainda com outros museus variados e temáticos. Apenas para citar alguns: Museum of Science & Industry, Imperial War Museum, Jewish Museum, Greater Museum of Transport, People’s History Museus, National Football Museum… Quase tudo de graça ou beeem acessível!

Mas se o intuito for gastar, o templo do consumo é o Trafford Centre, o segundo maior shopping do Reino Unido. São mais de 200 lojas em um bulevar de mármore e granito. Sim, meninas, preparem-se para pirar! Quem busca algo mais alternativo vai adorar explorar as lojinhas na área central durante um intercâmbio em Manchester. O reduto da pechincha está na Tib Street Fashion Market, aberta aos sábados.

Descubra a Inglaterra: just like home

Quem prefere esportes a compras, não ficará a ver navios. Tem futebol também. A cidade é casa de dois grandes times europeus: o Manchester United e o Manchester City. Historicamente, o United sempre foi maior. Mas, recentemente, um investimento bilionário no principal rival fez com que o City crescesse e passasse a vivenciar uma nova era. Para saber mais sobre bastidores, histórias e tradições dos clubes, programe um passeio nos estádios: Old Trafford e Etihad Stadium. E, se tiver sorte, aproveite a atmosfera incrível e contagiante num dia de derby da Premier League.

City x United |  Intercâmbio em Manchester | Inglaterra | Foto: Laurence Griffiths/The FA via Getty Images
City x United
Intercâmbio em Manchester
Inglaterra
Foto: Laurence Griffiths/The FA via Getty Images

Outro ponto de referência é o Picadilly Gardens, o parque mais famoso da cidade. Perto dali estão importantes e imponentes prédios como Town Hall, Victoria University, Memorial Hall e Reform Club. Todos eles devem ser vistos em conjunto com o parque.

Town Hall |  Intercâmbio em Manchester | Inglaterra
Town Hall
Intercâmbio em Manchester
, Inglaterra

Outra área verde que merece ser explorada em seu intercâmbio em Manchester é o Heaton Park. Apesar de ficar a mais de 5 km do centro de Manchester, é facilmente acessível e cheio de atrações internas.

Heaton Park |  Intercâmbio em Manchester | Inglaterra
Heaton Park
Intercâmbio em Manchester
Inglaterra

E como conhecer tudo isso? A geografia da cidade dá uma mãozinha. Manchester é compacta e plana. Por isso, os deslocamentos são sempre muito rápidos e podem ser feitos a pé e de bicicleta. Mesmo assim, o sistema público de transportes é bem eficiente, composto por ônibus, trens, bondinhos e uma espécie de metrô que circula apenas na superfície e por uma área restrita. O aeroporto da cidade é o terceiro mais movimentado do Reino Unido e oferece voos internacionais – ótimo para quem quer aproveitar o intercâmbio em Manchester para conhecer outras cidades europeias a preços acessíveis. As companhias aéreas low coast oferecem passagens a preços tentadores!

Apesar de chover com certa frequência por lá, o volume de chuva é considerado baixo em comparação à média do país. De qualquer modo, a cidade possui o típico clima inglês: nublado e instável. A boa notícia é que raramente as temperaturas ficam negativas.

10 comidas típicas da Inglaterra que você precisa conhecer

Resumindo: não dá para se decepcionar. Acessível, prática, bem localizada, industrial, universitária, musical, cultural, histórica, esportiva, comercial… É tudo isso MESMO (e mais um pouco que você irá descobrir apenas no intercâmbio). Ficou com vontade? Descubra Manchester.

Downtown |  Intercâmbio em Manchester | Inglaterra
Downtown
Intercâmbio em Manchester
Inglaterra

O que você precisa saber sobre a cidade de Manchester?

  • A cidade tem DNA musical: foi onde nasceram bandas como Bee Gees, Joy Division, New Order, The Smiths, Oasis
  • Tem grande importância histórica por ter sido berço da Revolução Industrial
  • Continua sendo pólo industrial, administrativo, comercial, estudantil
  • O clima é tipicamente inglês: geralmente nublado, mas com temperaturas amenas

O que fazer em Manchester?

  • Vivenciar uma programação cultural extensa em lugares como The Lowry, Royal Exchange Theatre,  Manchester Bridgewater Hall
  • Visitar museus diversos:  Museum of Science & Industry, Imperial War Museum, National Football Museum etc.
  • Assistir a um derby inglês: Manchester United x Manchester City
  • Explorar o centro da cidade e admirar a arquitetura de prédios como Town Hall, Memorial Hall, Reform Club

Motivos para fazer intercâmbio em Manchester

  • É universitária e animada, devido à presença de instituições como University of Manchester e Manchester Metropolitan University
  • É uma cidade plana e compacta, de fácil locomoção
  • São inúmeras as opções de pubs e casas noturnas no boêmio Northern Quarter e no Gay Village
  • Está localizada no coração da Grã-Bretanha: colada em Liverpool, a 2h30 de trem de Londres
7 motivos para fazer um intercâmbio na Inglaterra

Comentários