em Geral

5 ideias ótimas para planejar festas de despedida

Uma  festa de despedida são ótimas para reunir todas as pessoas queridas que você gostaria de dar adeus antes de viajar – Seja para um intercâmbio prolongado ou para quem vai morar fora.

Mas a organização do evento pode ser complicada pois normalmente nestes casos, quem vai viajar já está comprometido com as tarefas da viagem e acaba sem muito tempo para organizar o evento.

Para facilitar e dar ideias, selecionamos cinco dicas para tornar sua festa de despedida menos trabalhosa mas sem deixar de lado a diversão!

Intercâmbio Malta 728x90

Saiba mais: Estude Inglês em Malta e aprenda se divertindo

Festa de despedida: organize seu bota-fora de intercâmbio

Marque esta data  na memória com uma festa bem legal, confira nossas dicas:

1- Escolha um tema

A primeira coisa a se fazer é escolher um tema que combine com você, pode ser relacionado com seu trabalho, com aquilo que você vai fazer fora, ou até na temática do país ou estado que for morar.

Algo relacionado à sua personalidade, ou coisas que gosta, como filmes ou séries também são boas pedidas.

2- Convites

Enviar convites com antecedência é uma ótima forma de garantir que as pessoas compareçam à sua festa de despedida.

Para facilitar, economizar tempo, papel e dinheiro, faça o layout com o tema em programas no computador (existem vários com ferramentas fáceis de usar e sites que ensinam como fazer).

Ou peça ajuda daquele amigo que trabalha com design, faça um belo convite e pode enviar por email, whatsapp ou facebook. Você pode até criar um grupo no WhatsApp sobre a festa!

Se tiver com tempo e dinheiro, mandar pelo correio também pode ser educado e ser um presente de despedida ou recordação.

3- Comidas e bebidas

Aqui, tudo vai depender do seu budjet e tempo disponível. Se a primeira opção é pouco tempo e dinheiro, vale fazer petiscos práticos como: pães, sanduíches, patês queijos, batatinhas, oleaginosas e docinhos fáceis de petiscar.

Procure receitas práticas na internet, existem várias dicas disponíveis na web. Pedir para cada um levar sua bebida e comida é sempre uma opção, se combinar antes com os convidados.

Todos entenderão a sua correria e vão amar fazer parte da organização, além de esta ser uma opção bacana também para atender ao gosto de todos.

Mas se estiver com bastante tempo e dinheiro, vale contratar um bufê que possa fazer as guloseimas no tema da festa e preparar um bar com as bebidas! Neste caso, peça referências antes para não ter surpresas e pesquise bastante.

Dê uma olhada em sites como Groupon, olha só estas dicas: Bufês no Groupon

Na dúvida sobre as comidas típicas ao redor do Mundo? Confira estas dicas de nosso blog:

4- Planeje um discurso

Em algum momento da festa de despedida, seus amigos e familiares vão querer que você diga algumas palavras, por isso, é bom se preparar para fazer um discurso legal para aqueles que você ama.

Vale ter em mente alguns homenageados e chamá-los para discursar também. Este pode ser um momento mais sério e emotivo, ou você pode torná-lo descontraído, colocar uma música e fazer alguma piada.

5- Para animar e entreter

Falando em descontração, já que a festa de despedida não precisa ser só de choro e adeus, prepare jogos e músicas, voltados ao tema escolhido ou que tenham a ver com você e seus amigos.

Para os jogos, por exemplo, poderia organizar uma versão adaptada do famoso beer pong, um jogo em que o objetivo é conseguir acertar a bolinha de ping pong no copo do adversário, no caso de acertar, o grupo “atingido” deve tomar o conteúdo do copo.  Na competição, o país atual de um lado e o de destino do outro, isso claro, se você tiver idade suficiente para beber.

Outro jogo bacana para animar a festa é fazer uma roda e pedir para que cada convidado sugira alguma atividade ou lugar para conhecer no seu destino.

E, claro, mantenha uma playlist animada e com músicas que tragam lembranças. Essa é uma ótima ideia para integrar os convidados.

Receber todos bem e conversar um pouquinho com cada um é uma ótima maneira de dizer adeus. E, claro, seja qual for o motivo da despedida, lembre-se de tirar muitas fotos para registrar este  momento para que logo ele vire uma deliciosa recordação.

Intercâmbio Institucional 728x90

Ainda não escolheu o destino do seu intercâmbio? confira alguns depoimentos e inspire-se:

EU FUI: relatos de um intercâmbio em Cambridge – LSI Cambridge