em EUA

Como fazer intercâmbio nos EUA em 7 passos: você consegue!

Como fazer intercâmbio nos EUA é uma dúvida que aflige muitos intercâmbistas. Mas fique tranquilo: Você chegou no lugar certo para esclarecer tudo que precisa fazer e se preparar para a viagem da sua vida! E ai, está preparado para fazer intercâmbio nos EUA? Vamos começar? Então, leia atentamente esses dicas e corra atrás dos seus objetivos ainda hoje.

Veja também: Tudo sobre intercâmbio: guia completo que você precisa ler

Como fazer intercâmbio nos EUA: 7 passos fundamentais

Passo 1: Escolha a cidade para fazer intercâmbio

Os EUA são um país gigante e cheio de diversidade. Do clima polar do Alasca às praias ensolaradas da Califórnia, Flórida ou Havaí. De florestas de pinheiros a desertos áridos, passando por pântanos e pradarias. De cidades efervescentes como, Nova Iorque, a quietude de pequenas cidades do interior, cheias de qualidade de vida. Tem cidades industriais, como Chigado, e também regiões focadas na tecnologia, como o Vale do Silício. Prefere uma cidade universitária? Existem dezenas! Ah, gosta de esportes de inverno? Não faltam cidades assim. Quer parques temáticos? Que tal Orlando?

A lista de opções nem começou. Afinal, estamos falando da maior economia do mundo… Então, primeiro escolha a cidade onde quer fazer intercâmbio. Nossa sugestão é simples: analise 2 fatores principais:

Custo de vida e “personalidade” da cidade.

  • Custo de vida:

Essa cidade é cara? Tem transporte público adequado? E a alimentção, como você vai se virar? Pesquise tudo isso. Nosso blog está cheio de dicas de pessoas que já fizeram isso e sabem exatamente como fazer intecâmbio nos EUA. Pesquise e confira!

  • Personalidade da Cidade:

Agito, baladas, correria, trânsito louco. É isso que você quer durante seu intercâmbio? Prefere um lugar calmo e aconchegante? Então procure essas características, aquelas que mais combinam com você. Verifique também clima, hábitos alimentares e vocação de entretenimento da cidade. Exemplo: se você gosta de surf, procure uma cidade de praia, se gosta de teatros, vá atrás de cidades que ofereçam ampla programação cultural. Prefere gastronomia? Encontre uma cidade cheia de restaurantes e assim por diante.

Antes de viajar Descubra os Estados Unidos: qual é o seu?

Passo 2- Como fazer intercâmbio nos EUA no tempo certo

Quanto tempo você pode ficar nessa cidade? Para saber avaliar isso, leve em consideração os seguinte:

– Verifique qual é o seu tempo livre para essa viagem. Se você está estudando na escola de segundo grau (colegial), talvez só possa fazer um intercâmbio de 1 mês, durante as férias. Ou pode tentar fazer o High School no exterior, por 6 meses ou 1 ano, e pedir para ser reconhecido por sua escola como parte de seu curso regular.

– Se você está na faculdade, pense da mesma forma: fazer nas férias de 1 mês ou sair por mais tempo e atrasar um pouco sua formatura? Pode acontecer de fazer um intercâmbio numa universidade que permita que você aproveite os créditos das matérias de lá na faculdade daqui. Informe-se em ambas instituições.

– Quanto dinheiro você tem para se manter fora do pais? Esse é um fator determinante, na maioria dos casos.

– Qual seu objetivo nesta viagem? Se for apenas aprender um pouco mais sobre o idioma, 1 mês pode ser suficiente. Se quer se aprofundar mais, 6 meses são ideais. Mas se quer, além de conhecer muito bem o idioma, mergulhar na cultura dos EUA, é melhor fazer 1 ano de intercambio.

Confira: Quais são a vantagens de fazer um intercâmbio durante a faculdade?

Passo 3- Que tipo de intercâmbio nos EUA escolher

 Veja os principais tipos existentes e disponíveis nos EUA: 

  • Curso de Idiomas

Duração: de 2 semanas até 6 meses (pode renovar mais um período)
Ministrado em escolas de idiomas
Carga horária: semi-intensivos (4 horas de aula por dia) ou intensivos (5 a 8 horas de aula por dia).
Faixa etária: 16 anos ou mais
Hospedagem: casas de família, albergues estudantis, república de estudantes ou hotéis 

  • Casa de Família

Indicado: para pessoas que não pretendem estudar em escolas de idiomas
Hospedagem: em casas de famílias
Despesas: divisão dos gastos domésticos

  • AuPair

Duração:  geralmente 12 meses
Proposta: cuidar de crianças na casa onde estará hospedado
Remuneração: para gastos pessoais, hospedagem e alimentação

Confira 50 dicas de intercâmbio: o guia definitivo!

Passo 4- Onde ficar hospedado durante intercâmbio no EUA

Como você viu, dependendo do tipo de intercâmbio, você terá diversas opções de acomodação, como aqueles em que você fica em casa de família, ou outros em que a própria escola oferece alojamentos. Analise todas as possibilidades, desde albergues até hotéis, e veja qual melhor se encaixa em seu perfil.

Mais dicas: Como funciona o intercâmbio – Entenda suas opções de moradia

Passo 5- Como fazer para tirar visto para os EUA

Muita gente se preocupa bastante com esta etapa do processo, mas, na verdade, se você fizer tudo direitinho, na maioria das vezes o resultado é positivo. Veja aqui um lista dos principais passos, depois, clique no link para mais detalhes.

  • 1:  Preencher o formulário DS-160
  • 2: Pagar a taxa “MRV”
  • 3: Agendar a entrevista e a coleta de dados
  • 4:  Comparecer ao CASV para coleta de dados biométricos
  • 5: Comparecer a entrevista de solicitação de visto EUA
Confira guia completo: Como tirar visto para Estados Unidos passo a passo

E ai? Faltam apenas 2 passos para você saber exatamente como fazer intercâmbio nos EUA! Prossiga sua leitura e pode contar com a Descubra o Mundo! 

Passo 6- Fale conosco e tire todas as sua dúvidas!

É para isso que existe o site Descubra o Mundo, ajudar pessoas como você a fazer um intercâmbio nos EUA ou em diversos outros países para aprender um idioma.

Faça seu intercâmbio nos Estados Unidos com a Descubra o Mundo.

 

Passo 7- Passagens aéreas

Este passo não podia ficar de fora, mas não tem nenhum segredo especial. Ainda mais se você contar com a ajuda de nossos especialista da Descubra o Mundo, com dicas que vão fazer de sua viagem um verdadeiro sonho!

Confira: Voos mais baratos: quem é esperto encontra! Saiba como
Veja também: Documentos necessários para viajar de avião

Agora que você sabe como fazer intercâmbio nos EUA, o que está esperando? Descubra o Mundo!

Comentários