em Documentação

Documentação pré-embarque: faça seu check list!

Você já pesquisou, escolheu o destino, fechou o pacote de intercâmbio, fez as malas. Antes de partir para o aeroporto, verifique a documentação e cheque se não está deixando nada de importante para trás. Para ajudar os intercambistas, nós, da agência Descubra o Mundo, criamos uma lista da documentação pré-embarque. Se liga:

 

Passaporte

O passaporte só não é necessário para viagens e intercâmbios na América do Sul. Em países como Argentina, Uruguai, Chile e Peru é possível embarcar apenas apresentando o RG. Em todo o resto do mundo, o documento é exigido. Lembrete: o passaporte deve continuar válido 6 meses após a volta ao Brasil. Ou seja, se o documento for expirar até essa data, solicite a renovação antes de embarcar.

Como tirar o passaporte – veja o passo a passo
Passaporte válido por 10 anos, o que mudou?

Visto

Nem todos os países exigem visto de entrada. Por isso, verifique com antecedência qual é o procedimento no destino. Se houver essa exigência (como nos Estados Unidos e Canadá, por exemplo), o visto deve estar com você. O documento é anexado à uma página do passaporte. 

22 perguntas sobre tirar o visto americano
Visto canadense: dicas para não errar

Carta de aceitação da escola

Trata-se de um papel timbrado da escola, enviado logo após a sua inscrição na Descubra o Mundo. Neste documento, constam dados de matrícula na instituição e informações referentes à acomodação, caso tenha optado por residência estudantil. 

Carta de acomodação

Para quem vai se hospedar em casa de família. Na carta, estão as informações a respeito dos moradores, bem como o endereço da residência.

Seguro Saúde

É essencial ter um seguro saúde para uma viagem internacional. Certifique-se com antecedência de que o seguro contratado cobre o território no qual você irá (ou pretende ir) durante o intercâmbio. Leve em mãos a carteirinha e a apólice do seguro. 

Seguro saúde para viagem internacional: saiba tudo
Como funcionam os seguros saúde para quem viaja ao exterior

Carteira Internacional de Vacinação da Febre Amarela

Se você vai viajar para a Malta, África do Sul ou Austrália, leve a carteirinha de vacinação contra a febre amarela. A vacina pode ser tomada em qualquer posto de saúde e a carteirinha internacional é retirada em um posto da ANVISA. O procedimento é gratuito. 

Como obter seu Certificado Internacional da Febre Amarela

Extrato VTM (Visa Travel Money)

Nada mais é do que um cartão de débito carregado em moeda estrangeira. Tire o extrato online do seu saldo e o anexe à sua pasta de documentos. O papel serve para comprovar que você tem condições financeiras suficientes para realizar o intercâmbio. 

Aumento do IOF: saiba como diminuir o impacto no intercâmbio

Canhoto de troca de moeda

Essa é uma opção arriscada e pouco recomendada, mas se você vai levar o dinheiro em espécie, carregue com você o canhoto referente à troca de moeda. Prefira sempre diversificar a forma de levar o dinheiro: um pouco em espécie, um pouco em cartões internacionais. 

Cópia da passagem de ida e volta

O posto da imigração pede a cópia da passagem aérea como uma prova de que você estará no país em questão apenas de forma temporária e que, assim, não pretende permanecer no local.

documentacao_pre_embarque1

Todos esses documentos devem ir com você na bagagem de mãos. Para facilitar na hora de imigração, mantenha os papéis juntos e organizados em uma única pasta. Se tiver dúvidas, consulte a equipe da agência Descubra o Mundo, que dá todo o suporte aos seus intercambistas.


Outros cuidados:
O que é golpe da cesárea e como evitá-lo
Itens essenciais na bagagem de mão de viagens internacionais
Entenda o que é jet lag e como amenizar os efeitos